quinta-feira, junho 29, 2006

O portal Net-Emprego - O choque tecnológico veio para ficar!

Pois é, esta semana o choque tecnológico atacou em força, depois de as pessoas ficarem a saber que podiam receber as facturas e pagar as contas pela internet, agora podem também procurar e oferecer emprego via internet. Só no primeiro dia foram mais de 50 mil pessoas e 10 mil entidades empregadoras registadas. Pois é, é a empregomania!
Os números são abismais. Mas há uma coisa que não percebo, se há tanta empresa a precisar de empregados porque é que há tanto desempregado? Duvido que todas as empresas precisem de mão de obra ultraespecializada para trabalhar... Não! A questão é que muita gente que não tem emprego em Portugal, só não tem porque não quer! O que não falta aí são cafés a precisar de mão de obra... E duvido que precisem de doutorados em barman! Claro que, infelizmente, há muitas fábricas a fechar com muitos desempregados com muita dificuldade para arranjar emprego. Muitos casos de senhoras só com a quarta classe que dedicaram toda a sua vida à indústria e que agora com 45 a 55 anos já ninguém as quer.
Acham que vai ser o portal Netemprego a resolver isto tudo? Era bom que sim, mas enquanto a mentalidade dos empregadores e a disponibilidade dos trabalhadores não mudar, nada feito. Por exemplo há muitos licenciados que não arranjam emprego... porque são qualificados a mais! Deve ser frustrante um tipo andar 4 a 5 anos a tirar um curso e chegar ao fim e não ter emprego... porque tirou esse mesmo curso! Bem são só alguns casos, de muita gente é certo... E já agora dêem uma espreitadela pelo site: www.netemprego.gov.pt.

P.S.: O sr. Sócrates prometeu durante a campanha reduzir o número de desempregados em 150 000, até agora... não conseguiu, se calhar a uma média de 50 mil inscritos no portal netemprego, talvez consiga solucionar em 3 dias um problema que não resolveu num ano de legislatura.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sim, temos mesmo verificado ao longo dos anos que cada vez mais existe necessidade no nosso país de profissões mais básicas que, contudo não deixam de ser importantes, muito pelo contrário!!!
Esta é mais uma daquelas medidas desesperadas e desprovidas de qualquer sentido que o governo e os seus compinchas querem dar a "engolir" à sociedade e ao povo português!

E ainda digo mais: eles que se engasguem mais é com esta treta toda e espero sinceramente que não hajam SAP`s para os atender!!!

...