sábado, julho 01, 2006

Portugal - Inglaterra, Ser Português

Se pensam que vou falar do orgulho nos 14 jogadores que miraculosamente venceram a Inglaterra este Sábado, enganam-se. Como é possível sentir orgulho por uns gajos, cuja grande maioria, a única coisa que fez para lá estar, foi imigrar!? Sim, porque para fazer o que o sr. Hugo Viana, o sr. Tiago e o sr. Pauleta fizeram, de certeza que havia muitos cá no país...
E isso meus amigos, pode-se aplicar ao nosso Portugal extra-futebol, exactamente esse que está a viver uma situação de recessão económica e de grande desemprego, um país onde nem sempre a qualidade é importante, mas sim se vem ou não de fora... Quantas vezes se ouve o povo dizer "Ai, o estrangeiro é que é bom" "No estrangeiro é tudo como deve ser". Que mania das pequenezas! E que orgulho tão sádico no que não é nosso!
E isto é já um ponto do que é ser português, numa analogia que estou a fazer com o nosso futebol com a Inglaterra.
Outra coisa bem portuguesa que se pode ver foi o nosso lema de vida "Deixa andar!". Passa para aqui, dá ali, passa para acolá, toma agora tu, vem atrás (bocejo de sono...) que a bola lá há-de entrar... Entrou, mas só 120 minutos depois!!!
E este é outro ponto do que é ser português: deixar sempre tudo para a última. "Ah, deixa estar que o prazo só acaba amanhã!" Pois... E está um tipo a ver o jogo e não vê sequer um lance de perigo. Depois... lá calhou, um tipo que até nem imigrou defendeu 3 penáltis (e bem defendidos) e lá salvou a honra do convento.
A esta hora, o povo festeja: "Portugal olé!", mas Segunda, quando acordarem vão se aperceber que há vida para além da bola, e que, com o dinheiro gasto em cachecóis, camisolas e outros adereços para "dar força", já mal têm dinheiro para abastecer numa bomba de gasolina. Quando acordarem vão-se aperceber que ganhamos um simples jogo de futebol contra os ingleses, mas que em tudo o resto quem manda são eles! Eles decidem os preços, impõe as marcas e até inventam desportos para nos divertirem, e o povo... o povo dorme festejando uma vitória, enquanto eles, os gurus da economia mundial enchem os bolsos e refastelam-se com as nossas humildes e generosas ofertas.
Mas deixai-os saltar e sonhar, para quando baterem, doer mais!

7 comentários:

Tiago disse...

Fogo, este blog anda-te a deixar possuido. Só choque tecnológico e futebol. Nem um poste sobre Ogame.
Fogo, melhor que choque tecnológico só encostar a lingua na tomada... ou então ler

www.cenas-maradas.blogspot.com

Anónimo disse...

cru e seco! Mas repleto de verdades!

Um abraço para ti!

Paulo Santos
www.interiornorte.blogspot.com

Anónimo disse...

Pois...parece que a febre do futebol nos deixa mesmo doentes...é que o apoio prestado à selecção de 5000 portugueses contra 60000 portugueses...não nos salva da inferioridade sentida pela grande parte da nossa sociedade relativamente aos britânicos!!!
Realmente somos mesmo campeões no que toca a futebol...mas no que respeita à economia e à administração somos uma verdadeira....voçês sabem!!!
Pois...é que, para alguns, ser português é ganhar os jogos para a taça, e comer do bom e do melhor...estrangeiro!!! Vejam lá que nem salsa se produz neste país! Já vem de Espanha, toda plastificadinha e...se voçês se lembrarem do cheiro característico da salsa fresquinha... ficarão verdadeiramente desiludidos por saber que vão ter que a torturar (à salsa...lol)para se notar o aroma!!! bem...foi apenas um aparte!!!

Anónimo disse...

Eu acho k deviamos ter mt orgulho na seleção porque ao contrário do que dizes ja no euro como agora nós ganharmos e demonstrar mos este apoio a nossa seleção não só deixa inveja aos demais cm tras beneficios para a economia!!Knt aos jgadores k criticast eles serviram para refrescar a ekipa e o ataque encostar os ingleses la atras e se foram eles e não otros eu confio no scolari!!

V.P. disse...

Eu acho que nos devemos orgulhar muito plea nossa selecção, concordo contigo que o que o Pauleta faz kalker um faz, até mesmo eu k sou female!!! Não acho que ele jogue bem, ele devia dedicar-se aos qeijos...
Agora quem deverá ser capitão? O Ricardo é o mais indicado...

Anónimo disse...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»

Anónimo disse...

Great site loved it alot, will come back and visit again.
»