segunda-feira, janeiro 01, 2007

O Primeiro de Janeiro

Hoje é 1 de Janeiro, o primeiro dia de 2007. Para muitos não passa do dia da ressaca, contudo hoje celebra-se algo muito mais importante, o Dia Internacional da Paz, um feriado assinalado no calendário.Um dia que seria melhor que nem existisse, pois o facto de se lembrar e se zelar pela paz só significa que por esse mundo fora prolifera a guerra.
Olhamos para África e vemos guerras civis que não cessam e que causam milhões de vítimas sem que os senhores dos países ricos tenham intervenções reais. Porque isso de aparecer sorridente para as câmaras e dizer que se tem de parar a guerra é muito bonito, mas o dinheiro que se ganha, por trás, com a venda de armamento é mais. Por outro lado, vemos o Médio Oriente que fervilha de lutas, umas vezes com interesses religiosos, outras, nem por isso, sempre com os hipócritas ocidentais a lavarem as mãos e a tentarem ganhar o seu quinhão.
Por mais que o povo queira, e por vezes, mesmo os governantes, há sempre interesses mais altos que se levantam, como se algum fim justificasse a guerra. E é por isso que hoje se lembra a paz, porque é, cada vez mais, uma miragem...

8 comentários:

Anónimo disse...

Se isto continuar assim estaremos a dizer no futuro:
Paz, conheço mora no 2º esquerdo. (Ora aqui está uma boa pergunta para a revolta dos pastés de nata)

Anónimo disse...

pois concordo...ja ninguem sabe nem da valor aos feriados...é bom ser feriado porque é menos um diade trabalho...lol!

Anónimo disse...

epá...agora senti-me ignorante..pensava que hoje era só o dia de ano novo..

Nietzsche disse...

podia ser pior, agora ja mataram o diabo que fazia todas as guerras do mundo (saddam) ai ai americanos smpr tão inteligentes.
hi5vacas.blogspot.com

calbertoramos disse...

Muito bem.Gostei...

Anónimo disse...

Aproveito e comento dois posts...!:) este e o do dia 30 de Novembro!
E já agora...Bom Ano Novo!
É verdade, o ano 2006 para o país e para o mundo não foi bom...para o país não foi por culpa de todos nós...não, não é só o Eng. José Sócrates que tem culpa...porque e sou te sincera, eles(Governo) fez tudo aquilo que podia fazer.
A ministra da educação tirou direitos aos professores que nenhum trabalhador tem, logo os professores também não tem que ter. Mais, as aulas de substituiçao que foram a grande polémica podem ser úteis se os professores as utilizarem para debates, realização de trabalhos, tudo mais, não para se queixarem da Ministra da Educação!
Quanto ao Ministro das Finanças não te posso dizer que concordo com tudo o que ele fez, mas digo-te que na minha opinião este país só vai ao sítio em termos monetários se aparecer outro Salazar.
Em relaçao ao Ministro da Saúde, fechou hospitais? fechou maternidades? Garanto-te que só fez bem para o país, porque não há necessidade nenhuma de ter hospitais/maternidades que só trabalham 2h a 5h por dia.
Há que saber reduzir custos e há também que aprender a não nos queixarmos tanto...
Estamos mal? Espanha está ali ao lado...
Quanto ao dia da paz falo-te também do Saddam...foi morto dois dias antes de 2007, estúpido,não? É que ele é morto por ter provocado a morte de 158 pessoas, então e os outros crimes que cometeu e nem sequer foram a julgamento?
Estamos num mundo onde a paz já não está em primeiro lugar. Estamos num mundo onde o dinheiro, a ambição, a ganância vencem tudo e mais alguma coisa..
Não gosto disto, mas não é por isso que critico!

Beijos*

mac disse...

Para variar todas as efemérides que existem no calendário, servem lembrar coisas que deveriam ser lembradas todos os dias, e não o são. Por isso, apenas existem no calendário.

César disse...

tu dizes que esse dia n devia existir, e eu digo que esse dia devia ser todos os dias!

ptt bem e nd d dizers mal do portugal grávido... já lá tens um link pa ti!