domingo, janeiro 14, 2007

Grandes Portugueses... Ou então não...

Em Outubro os Portugueses foram chamados a escolher, via Internet e SMS, aqueles que achavam que eram os "Grandes Portugueses".
Mas afinal, o que é um grande português? Essa deveria ser a primeira pergunta que as pessoas deviam fazer antes de votarem e que se calhar muita gente não fez. Para mim um grande português é aquele que mudou a história do nosso país, mudando também uma importante parte da história mundial e sendo uma pessoa de um carisma acima da média. Por outro lado, teria que esr d'"aqueles que se vão da lei da morte libertando", ou seja, que por mais que o tempo avance, jamais serão esquecidos. Claro que é de certo modo irrreal encontrar alguém que encaixe perfeitamente nestes padrões, mas foi para procurar aquela personalidade mais próxima destes parâmetros que os portugueses votaram.
Devo dizer que ontem, ao assistir ao programa, fiquei um pouco desiludido em relação às escolhas dos portugueses. Bem sei que ainda só foram mostrados os 50 segundos melhores portugueses, mas, por amor de Deus o que é que aquele ex-actor de Morangos com Açúcar, cujo nome nem merece ser enunciado, fez para ser o 80º melhor português. Só arranjo uma explicação, foi o maior actor de Morangos de sempre (em tamanho, claro!). Mas se esta classificação acaba por ter alguma explicação devido ao número de fãs juvenis da série (leia-se pitas histéricas), houve algo que me surpreendeu mais ainda:Maria do Carmo Seabra no 58º lugar. Quem é essa, perguntam? Uma ex-ministra da Educação do governo de... Santana Lopes. Pergunta: Como se foi tanta gente lembrar de tal figura? Palavra de honra que só pode ter a ver com cunhas e complôs políticos, porque de resto não faço ideia onde foram desencantar tal personagem...
Mas se houve classificações que pecaram por excesso, também houve aquelas que pecaram por defeito...D. João IV no 93º lugar é algo imerecido, para alguém que nos tirou do domínio Espanhol. E que dizer de Fontes Pereira de Melo? O homem que industrializou Portugal, encaminhando-nos no ritmo da Europa? Não mereceria um lugar bem acima dos 50?
Enfim, a democracia tem destas coisas... Nem sempre as maiorias têm razão, mas mais comentários só mesmo depois do programa de hoje à noite... Vou aguardar e esperar que ganhe o Angélico dos DZR't! Ok... Foi só uma piada de muito, muito, muito mau gosto!

10 comentários:

Mentiroso disse...

Em primeiro lugar começo pelo teu fim. Não pode haver democracia sem que a população tenha para isso capacidade. Daí, a razão principal, se não a única, para os políticos querem manter a população em profunda ignorância. Com a indispensável ajuda e bênção dos jornaleiros. vedando o acesso ao conhecimento, impossibilita-se a população de ter capacidade e conhecimentos para tomar decisões ou criticar os políticos com razão e de forma objectiva. Simultaneamente, impinge-se a ideia de que o estamos num país avançado, de que este lixo é uma democracia e termina-se o bolo com o creme do orgulho desapropriado, por razões inexistentes e crassas, portanto estúpido. Isto também serve, claro, para impedir que se reclame melhor, para não se poder ver os defeitos pessoais e portanto cirrigi-los, viver numa ilusão, mantendo-se atrasado, não exigindo nada dos políticos que tramam a todos, criando assim a situação ideal e duradoura para os mesmos sacanas.

Sendo assim, como se admirar de como vota uma população assim transformada em povo rasca? Que outra coisa poderias ter esperado? Pois se nem união existe entre a população para lutar contra os malvados que a lixam, exactamente por falta de fapacidade mental, que melhor se esperaria?

Só há um caminho: despertar os pobres papalvos intoxicados para que se unam e lutem contra a praga que lhes faz as vidas negras.

---- ---- ----

Como este blog não tem e-mail à vista, deixo aqui aquilo que, de outro modo enviaria por e-mail.

Para conhecimento. Recebido do blog Do Mirante na circulação. Parece-me digno de crédito e de não desprezar.

Blog do Leão Pelado


-----Original Message-----
From: A. João Soares [mailto:ajoaosoares@gmail.com]
Sent: Sunday, January 14, 2007 9:26 AM
To: ajoaosoares@gmail.com
Subject: FW: Para o Mirante uma carta sobre tema espantoso!


Caros Amigos
Há casos espantosos. Os jornalistas fazem afirmações oníricas que não podem ser ignoradas. Esta ofende o Exército.
O Sr. Coronel e escritor Manuel Amaro Bernardo reagiu com uma carta ao DN que este não publicou de imediato.
Ela está em Do Mirante com o título «Afronta Grosseira e Caluniosa». Está à vossa disposição para meditação e comentário.
Se acharem de interesse difundam aos amigos e conhecidos.
Um abraço
A. João Soares

Do MIrante

http://joaobarbeita.blogspot.com/



-----Mensagem original-----
De: Manuel Bernardo
Enviada: sábado, 13 de Janeiro de 2007 18:38
Para:
Assunto: Para o Mirante uma carta sobre tema espantoso!


Para publicar no seu blog se assim achar interessante. Texto em anexo de carta
não publicada no DN.
Um abraço
Manuel Bernardo

Dom Jan 14, 02:49:00 PM 2007

Tiago disse...

Por causa de não ter de cometer injustiças e votar em alguém que não merecia ganhar este concurso, votei na pessoa que acho que é o melhor português de sempre e alguma vez será. O homem que vai fazer no futuro este país andar para a frente. Claro, esse português sou eu. Assim não há injustiças. E hão-de ver, vou estar no top 50, aquele que ainda não foi divulgado...lol

Fábio Ferreira disse...

O problema é que o povo ignorante tem acesso à Internet e pode interferir nestas coisas.

peace_love disse...

então,a ministra foi votada por aquele pessoal que nesse ano só começou as aulas em Outubro!

Tiago disse...

Este concurso está mesmo mau. Quando o Pinto da costa aparece em 17 ja se pode esperar tudo... É uma tristeza, mas quando a apresentadora do programa é amiga especial, tudo é possível...


Esperava mais da RTP sinceramente...

Anónimo disse...

Realmente os resultados obtidos deste "concurso"são os realmente esperados. Nem mais nem menos.É o retrato de um país "desdemocratizado", espelhado na população votada e ignóbil que convive nos altos tronos da sociedade.
Mais uma vez temos A PROVA fulcral de que os grandes portugueses, que outrora tiveram um nome, foram ostracizados pela grande parte do povo português, povo esse regido pela pura e culpada ignorância...

Kisses...Tiago...Keep on the excelent work!!!

;)

Boa noite...

Anónimo disse...

Esse concurso é uma falta de respeito para com uma nação com uma longa história e um grande envolvimento no desenvolvimento do decurso da história mundial.

O cavaquinho silva vai á india, dão-lhe um doutoramento-não-sei-das-quantas e aparecem logo gajos (com razão) a potestarem por não ser um goes a receber tal estatuto.

aqui não, ainda aderem em massa para ver essa porcaria de concurso que tal como disse o mentiroso é uma fachada!

Vivemos num pais cheio de pessoas passivas, habituadas à mediocridade, daí alguns dos nomes que constam da lista do "maior portugues de sempre".

Anónimo disse...

Rainha Santa Isabel 45º, José Saramago 44º, D. João I 39º.
Pinto da Costa 17º Eusébio 15, António Oliveira Salazar 10 primeiros.
E não me venham com históias que o Salazar teve muitos anos dem historia, o Hitler também os teve e lá por iso não é considerado um grande alemão.

Anónimo disse...

Ferreira said...
O problema é que o povo ignorante tem acesso à Internet e pode interferir nestas coisas.

oh ferreira estas-t a referir a ti, certo???
so pode....povo ignorante!!!???
deixa-me adivinhas fazes parte da nobreza super culta...ui imagino...tendo em conta os comentaris que fazes!

Anónimo disse...

siceramente vejo-me num dilema qual o grande portugues?? alvaro cunhal...ou fernando pessoa...esta complicado...nao que os outro nao mereçam o titulo...enfim