quarta-feira, janeiro 03, 2007

(Des)Civilização!

Tudo começa, algures nos vales entre Tigre e do Eufrates, na Mesopotâmia. Foi exactamente lá que o Homem lançou a semente, desta árvore, à qual, orgulhosamente chamamos civilização. Ali se criou a escrita, fundamental para a evolução desde esse tempo até aos dias de hoje, e a roda. Onde ainda estávamos nós sem a roda?... Fizémos os primeiros carros movidos por força animal, construímos casas, fortalezas, cidades. Criámos as noções de arte, cultura e beleza. Começámos a formar comunidades, sociedades, desenvolvemos sistemas de organização social, as leis. Estamos agora a falar noutro contexto historico-geográfico - a Antiga Grécia, berço da Democracia, da Educação, da História, da Medicina, da Ciência, da Filosofia, pedras angulares da Civilização. A partir daí foi só aperfeiçoar o que já estava criado.

E aqui estamos nós, naquilo a que orgulhosamente adoramos chamar de Civilização. Temos computadores, onde podemos estar em contacto com todo o mundo, telemóveis que servem para estarmos em comunicação permanente com todos, temos escolas bem estruturadas e democratizadas, temos sistemas de saúde, sistemas de governo, temos transportes eficientes que nos permitem, mais do que nunca, chegarmos a qualquer lado o mais rápido possível, temos casas confortáveis onde praticamente não estamos sujeitos às intemperies, temos supermercados onde podemos obter tudo o essencial à sobrevivência, à vivência, ao bem-estar e até ao lazer! Enfim, mais do que nunca, temos tudo!

Mas, (e ainda está para nascer um post sem mas...) como conseguimos, chegar a este estado de perfeita hegemonia entre as espécies? Como conseguimos chegar a este ponto em que somos praticamente donos desta natureza que nos pôs no mundo? Primeiro, porque o Homem tem um grande defeito ou feitio que é a ganância, ou seja, nunca está satisfeito. Isto faz com que a civilização esteja em constante mudança. Segundo, porque desde os tempos mais remotos o Homem com a sua capacidade superior tem criado mecanismos que lhe têm permitido defender-se - ARMAS!

Nos primórdios da humanidade, as armas tinham o intuito de defender o Homem dos animais selvagens que habitavam as florestas. Depois, e já mesmo nessa altura, o Homem começou a precisar das armas para se defender dos outros homens. Porque lutavam os homens? Porque há guerras desde sempre? Exactamente, porque o Homem é ganancioso. Ninguém se contenta com apenas metade, quando se pode ter o todo. E é por isso que o Homem luta, pelo melhor pedaço. No início, o melhor pedaço eram as zonas de melhor caçada, depois, as zonas férteis para a agricultura, depois, as zonas com ouro e outros metais, hoje, por mais civilizados que estejamos, as guerras continuam a ser pelo melhor pedaço. Hoje em dia um bom pedaço é um que tenha muito petróleo. O grande problema, é que para além de se conseguir o "melhor pedaço", e acima de tudo, as guerras causam destruição, morte de seres humanos e o problema maior é mesmo o facto de as guerras terem evoluído ao longo dos tempos... Assim, antes, uma cidade como Atenas que demorou séculos a construir em poucos meses foi destruída. Hoje, temos mecanismos que nos permitem construir um edifício de 100 andares numa questão de meses, infelizmente inventámos bombas que num instante dizimam metrópoles! Será o preço a pagar pela Civilização? Vivermos num mundo perfeito que a qualquer momento pode desabar e desaparecer em segundos.

Por outro lado, esta coisa a que chamamos Civilização, tornou-nos dependentes de tudo... Dependentes da educação, para termos um emprego melhor. Dependentes do emprego para termos um salário. Dependentes da rotina, se queremos ter um bom salário. Dependentes de um bom salário, se queremos ter uma boa qualidade de vida... Ops! Que qualidade de vida? Sim, que qualidade de vida é esta que nos obriga a levantar todo o santo dia às 7h30 da manhã, tomar todo o santo dia os mesmos cereais que compramos sempre no mesmo supermercado, ir no mesmo carro, para o mesmo emprego, aturar o mesmo patrão, fazer as mesmas coisas, almoçar no mesmo sítio, estar com as mesmas pessoas, regressar tarde a casa para ver na televisão as desgraças do costume e ver mais um episódio da novela do costume, estar 5 minutos com a família e deitar-se porque se está exausto? Chamam a isto qualidade de vida? Eu não! Para quê? Sim, para quê estudar e ser o melhor do curso, ter sucesso no emprego, se não podemos gozar a nossa curta estadia na Terra como homens? Para quê deixar de ter de lutar pela sobrevivência se mesmo não lutando, continuamos sem tempo livre? Que Civilização é esta que cria a palavra liberdade, para nos manter presos à rotina, ao dinheiro, aos costumes sociais? Para quê? Para quê tanto esforço a criar um mundo tão perfeito, para ficarmos feitos bois a olhar para o palácio, para todas estas invenções... Sim, temos telemóveis! Sim, temos computadores! Sim, temos televisão! Sim, temos carros! Sim, temos ar condicionado! Somos mais felizes!? Somos mais felizes que os nossos antepassados que corriam descalços pelas ruas? Ah, pois! Mas esses morriam com 40 anos! Pois, agora vive-se até aos 80... 20 escravos dos pais, 40 escravos do patrão, 20 ligados à máquina... Enfim, qualidade de vida! Antes, bastava duas pessoas juntarem-se para se dar uma boa gargalhada, hoje, precisamos de ver televisão para esboçar um sorriso. Qual é o objectivo do progresso senão termos melhor qualidade de vida que os nossos antecessores? É bom podermos falar com pessoas que estão do outro lado do mundo, é bom podermos ir do Porto a Lisboa em pouco mais de duas horas, mas, será para isso necessário infestarmos o ar de Dióxido de Carbono, destruirmos a natureza? É isto o progresso? É isto qualidade de vida? É isto a civilização?

Enfim, transformámos o mundo à nossa volta de modo a torná-lo melhor. Para isso muitos sacrifícios foram feitos, ao Homem e à natureza. Hoje em dia, está praticamente tudo às nossas mãos, tudo a distância de um "clique", mas não... Não sabemos aproveitar a dádiva que a civilização nos deu e continuamos na nossa mesquinhice humana, sempre presos a algo, nunca satisfeitos. A escolha agora é de cada um. Quero viver a minha vida preso a rotinas, segundo as normas que me são impostas pelo governo, pela sociedade, pelas pessoas? Ou quero ser livre? I WANNA BE FREE!

13 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Grande texto, jove. Mas a liberdade ainda é possível. Eu ainda hoje corro (calçado) à chuva pelo simples prazer de levar com ela na cara... a liberdade não morreu, alterou-se, temos é de conseguir ver como "agarrá-la" de formas diferentes.

Um grande RAUF para ti!

Anónimo disse...

Tudo o que escreveste é verdade. Mas não é por teres sempre a mesma rotina que não podes ser livre, que não podes ter uma boa qualidade de vida.
Eu acordo todos os dias à mesma hora, como sempre a mesma coisa, vou para as aulas no mesmo carro com as mesmas pessoas, assisto ás mesmas disciplinas de sempre, mas não é por isso que não tenho qualidade de vida ou que não sou livre!
Procuro é de dia para dia ter sempre algo diferente para fazer, procuro dia para dia em viver cada minuto sempre com um sorriso, tu só crias uma rotina se quiseres e só não tens qualidade de vida pelas mesmas razões...

Nem tudo na vida é mau, muito pelo contrário com os avanços das civilizações tudo se tornou (QUASE) perfeito!

SirenaG. disse...

Compreendo e partilho os teus desejos. Milhares de anos de evolução social estão a desaparecer e o mesmo acontece com milhões de anos de evolução da Terra. Oxalá que a Humanidade perceba que o planeta (e provavelmente também o Universo) não lhe pertence só a ela mas também às outras criaturas que cá habitam!

peace_love disse...

Grande reflexão,sim senhor!Eu não percebo é o porquê do Homem ter de ser tão ganancioso, se calhar sou eu que me contento com pouco..

mac disse...

Faço minhas as palavras da nês*. Há aquela parte da tua vida em que tens de ceder à rotina, mas depois, podes dar o grito de liberdade e reservares tempo para fazeres algo diferente.

Pong disse...

Bonito texto, "mesquinhice humana", gostei. Experimenta um peido na rua. Eu sinto-me livre. Mesmo muito.

Anónimo disse...

Subescrevo tudo o que dizes.
Estamos cada vez mais a tornarmonos escravos das nossas coisas.
Felizmente como vivo numa ilha não muito grande (Terceira - Açores) á sempre tempo para fazer algodiferente depois das horas de expedinete pois as deslocações demoram n mássimo 30 ou 60 minutos, e por muito que quiram (des)envoluir a ilha, não conseguirão aumentalála de tamanho de forma a que as viagens fiquem mais longas para que vivemos sempre na mesma rotina.
Mas o que dizes está certo, e cada vez mais precissamos de fugir da rotina para viver um bocado

Patrícia disse...

epa grande testamento.

Anónimo disse...

ADOREI!!!e...eu tambem quero ser livre!
e ser livre tambem é votar sim em fevereiro porque o sim da-nos a liberdade para escolher o sim ou o nao enquanto que o nao nos impoe a decisao!!!
saudações libertistas

Anónimo disse...

Um texto interessante :) gostei.

Só um reparo se me permites: o afcto de nos mantermos sempre insatisfeitos depende do conceito de insatisfação e depende do que fazemos com ela. A insatisfação constitui um pilar da evolução.

Por outro lado viver em sociedade obriga sem dúvida a regras porque é claro que sempre que não vivo isolada a minha liberdade termina onde começa a dos outros, mas... "liberdade" é uma palavra tão grande, cabe lá tanta coisa, que mesmo com algumas regras é bem possivel ser-se livre.

Quanto à perfeição... ainda bem que só existe enquanto objectivo, assim terei sempre, pelo menos um, na vida :)

sapiens disse...

Realmente... se há coisa que não tem perdão é o facto de os humanos guerrearem por um pedaç~de terra árida, que não dá frutos nem flores nem nada que seja verde. Pelo menos, os animais lutam pela melhor fêmea, pelo melhor naco de comida, pelo melhor sítio para dormir [ou para não dormir]. Nós... contemtamo-nos com fast-food e etc e tal... e apenas queremos fingir ser mais do que o que somos. Por exemplo, aqueles mânfios com grandes carrões... e uma casa a meter dó, a viverem numa aut~entica pocilga!! Enfim...

E para "exaltar" ainda mais a estupidez de certos e determinados humanos... vou pôr aqui um mail que me mandaram! Divirtam-se e... cuidado com os séculos de azaaaaar!!! xD

A CARTA DO BEIJO!
Significados dos beijos:
1. Beijo na mão - Adoro-te!
2.Beijo na bochecha - Eu só quero ser um amigo!
3.Beijo no pescoço - Quero-te!
4. Beijo nos Lábios - Amo-te!
5. Beijo nas orelhas - Eu só estou a fazer jogo!
6. Beijo em qualquer outro lugar -Não nos vamos deixar levar!
7. Olhar nos olhos - Beija-me!!!
8. Brincar com o teu cabelo - Não posso viver sem ti!
9. Mãos na cintura - Amo-te demais para te deixar ir embora!
OS TRÊS PASSOS:
1.Raparigas:
Se algum rapaz abusar de vocês, dêem-lhes um estalo!
2.Rapazes:
Se alguma rapariga vos der um estalo, dêem-lhes um beijo!
3. Rapazes e Raparigas:
Fechem os olhos quando beijarem, pois é feio ficar com o olhar fixo!

OS MANDAMENTOS:
1. Você não deve apertar com muita força!
2. Você não deve pedir um beijo! Simplesmente dê um!
3. Você deve beijar a toda a oportunidade!
LEMBRE-SE:
Um pêssego, é um pêssego!
Uma ameixa, é uma ameixa!
Um beijo, não é beijo, se for sem linguado
Então abra a sua boca e feche os seus olhos, e dê à sua língua um pouco de
exercício!

AGORA...as CONSEQUÊNCIAS!!!...

Se você
quebrar esta
corrente
terá má sorte nas suas
relações do futuro!
Se você não a quebrar, será um acampador feliz!


PARABÉNS!!!

Você foi
escolhido para participar na mais longa e mais sortuda carta corrente pela
Internte!
Uma vez lida, esta carta deve
ser
enviada
IMEDIATAMENTE (dentro de
uma hora) para dez pessoas!!
Depois de a mandar,peça um desejo, e ele se realizará dentro de dias,
dependente da hora a que você o enviou!
Exemplo: 8:00 horas...
realizar-se-á dentro de oito dias!
VOCÊ NAO DEVE ESPERAR POR UMA CERTA HORA PARA O MANDAR!!!
LEMBRE-SE QUE SE NÃO FOR MANDADA DENTRO DE UMA HORA, DEPOIS DE LIDA, O SEU
DESEJO NÃO SE REALIZARÁ!

Se esta carta for mantida até ao ano 2006 será colocada no livro do Guiness
de RECORDS MUNDIAIS!!!

AHH!! Por favor, mande-a agora!



AVISO: A quantas mais pessoas você mandar, mais Sorte terá na sua vida
Amorosa!
Se você QUEBRAR esta carta corrente, que tem sido mantida desde 1987, você
terá má sorte na sua vida amorosa... durante 7anos!

sapiens disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mentiroso disse...

Parece haver aqui alguma confusão. Este post não parece referir-se a Portugal.

• Não temos escolas bem estruturadas e democratizadas. Grande parte dos cursos superiores nem tem aceitação em países avançados.
• O sistema de saúde que temos sempre foi de entre os piores. Há já muito que mata muita gente e ultimamente é o mais rasca e degradado da Europa.
• Com a justiça é idêntico: ninguém confia nela, não serve para nada.
• Não temos transportes eficientes. Na maioria das cidades europeias os transportes não têm um intervalo superior a quatro minutos e muita gente prefere utilizá-los em vez dos particulares. Deslocam-se rapidamente e com raros transbordos. Aqui só servem para espantar com a população e são uma das maiores desgraças nacionais. Não os conheces?
• Enquanto que nalguns países se recomenda para não aquecer as casas a mais de 20°C para poupar energia, um enorme número de casas portuguesas têm à volta de 14 ou 15°C no interior, no Inverno. Frio, humidade e desconforto.
• O que somos é os destruidores da natureza, de que são exemplo os EUA, China, Rússia e Portugal.
• As armas foram inventadas para a guerrilha e para a caça. Nalgumas partes da Terra, a chegada do Homem correspondeu com o desaparecimento de várias espécies.
• Essas construções rápidas que citas não são em Portugal. Veja-se os túneis do Rossio e do Terreiro do Paço.
• Por teres um computador esqueces-te de que este país é daqueles onde menos existem. Esquece a propaganda política e obtém dados credíveis e não impingidos. Neste caso, espreita no site do Eurostat e ficarás a conhecer todas as mentiras que os políticos impingem nos assuntos que lá constam e que os jornaleirecos escondem, em conluio..

• Realmente, em Portugal não se tem muito tempo livre, sobretudo quando, inexplicavelmente, toda a gente quer ter pelo menos um mês de férias seguidas e todos nos mesmos dois meses!
• Há uma mândria e uma irresponsabilidade enormes e contagiantes no trabalho e por todo o lado. Não se sabe gozar férias nem aproveitar o tempo.
• Vive-se contrariado por uma grande diversidade de motivos, cuja maioria depende dos corruptos e parasitas que infestam os partidos políticos e assim, também os governos. Mas a culpa é de quem consente.
• Tal como dizes, “Não sabemos aproveitar a dádiva que a civilização nos deu e continuamos na nossa mesquinhice humana”.

Não nos podemos livrar de todas as rotinas, mas se não quiseres habituar-te à rasquice que cá tudo domina e quiseres viver como uma pessoa, terás que mudar de país. Saber viver é uma prática que caiu em desuso em Portugal, foi substituída como a maioria das coisas, boas ou más, por qualquer coisa estúpida, como conheces. Aqui, a população permitiu que se chegasse a este ponto e como diz o velho ditado, “cada povo tem o governo que merece”.

Embora com algumas diferenças, sempre gostei de como as contas.

Democracia?
http://leaopelado.bravehost.com/estado.htm#basesd
http://leaopelado.bravehost.com/estado.htm#conheci