terça-feira, janeiro 23, 2007

Os atentados da Caparica

Fiquem já descansados, o Bin Laden ainda não se lembrou da mítica praia da Costa da Caparica. Falo de outro tipo de atentados, talvez não tão mortíferos, mas que, ainda assim, podem contar como tal.
Acontece que a Costa da Caparica tem andado num autêntico reboliço. As ondas vêm e destroem tudo... Há quem diga que a culpa é do aquecimento global (parece que agora o aquecimento global é desculpa para tudo), há quem diga que é do governo (quando é que a culpa não é do governo!?), mas de quem é afinal a culpa?
Nós portugueses temos muito a mania do desenrasca. Como a praia da Costa não era grande para todos os digníssimos lisboetas que a conquistam todos os verões, não se fez mais nada, aumentou-se a praia (é digno de um Arquimedes, não?). E como? Simples! Uns paredões aqui, uns esporões acolá, ganha-se um metrito quadrado aqui, outro ali, no fim já dá para enfiar mais uns milharezitos de pessoas.
Pois... Só que os engenheiros portugueses (que para um projecto conseguem fazer 5 estudos de impacte ambiental, e mesmo assim nenhum dos 5 está bem feito) não pensam em tudo, e vá-se lá saber porquê, aqueles que fizeram o estudo de impacte ambiental para a Costa da Caparica (isto se houve algum estudo!), não pensaram que não se pode ganhar sempre terreno ao mar...Ora toma que já almoçaste! Vem uma marézita mais fortezita e um bar da praia vai abaixo e as casas ficam em risco. Qual a solução?
Sabendo que estamos a falar de um rectângulo à beira-mar plantado designado de Portugal, a resposta é óbvia... Remediar! Em vez de se emendar o mal feito e voltar a pôr tudo como dantes, evacuando as casas em risco, a solução é construir paredões mais altos e... meter mais areia para a praia. Enfim, não sei de que é que se fala nos cursos de engenharia, mas deve ser de tudo menos engenharia....

O Engenheiro Primitivo desenvolveu a roda quadrada. Como viu que o problema eram os vértices, o passo a seguir foi reduzir o número de vértices e passámos a ter uma roda triangular.

P.S.: Se substituirem a palavra primitivo por um nome de um filósofo grego, a frase continua a ter sentido...

6 comentários:

mac disse...

Quem mandou construir, e destruir, nas dunas? Essa coisa delas serem protegidas deve ser alguma anedota...

peace_love disse...

Costa da Caparica e Algarve é a merda de praias que é,sempre a fazerem pontões e paredões e não sei que mais.

Daqui a uns anos começa a ser com as praias do Alentejo, se o Belmiro sempre conseguir fazer os empreendimentos turísticos que quer fazer lá para a minha zona, apoiado em estudos ambientais que dizem que não haverá impacto ambiental...right..
Daqui a uns anos falamos.

Pipinha disse...

esta questão faz lembrar a ponte de entre-os-rios... só se lembraram que a extracção de areias na zona poderia danificar a ponte depois desta ter caído... Welcome to Portugal!

Rafeiro Perfumado disse...

Engenheiro Platão? Engenheiro Aristóteles? Não percebi... ;)

Tiago disse...

Coiso?

A liga tem de inbestigar... A e tal porque e...

e o mar ganou terreno

e coiso...


a liga tem de inbestigar...

e vá é isso...

Lady Di Arreia disse...

É verdade... só massa a ser gasta em vão... Adorei a forma como remataste a questão... Muito fixe!! (esse sócrates... lol)