sexta-feira, setembro 29, 2006

Uma simples foto...

Esta foi a imagem vencedora do World Press Photo de 2005, os prémios anuais que poderão ver em Portugal, no Centro Cultural de Belém, a partir de hoje até 22 de Outubro. Uma fotografia simples de um rosto de uma mãe com a pequenina e enfezada mão da filha fechando-lhe a boca, mas é também, e mais do que isso um rosto do sofrimento, da fome, da miséria, da extrema pobreza...
Pois enquanto por cá nos preocupamos com a OPA da Sonae à PT, com as escutas telefónicas, com a nova contratação do Benfica, com o défice, com o desemprego, este é o rosto de quem luta pelo direito mais primo que o ser humano pode ter, o direito à vida, o rosto de quem luta pela sobrevivência e apenas isso a preocupa.
O que é realmente preocupante é que mesmo tendo descoberto a electricidade, inventado o rádio, a televisão, o computador, o telemóvel. Tendo nós criado os supermercados e depois os hipermercados para que suprissemos mais eficientemente as nossas necessidades, muita gente ainda vive, ou sobrevive, igual ou pior do que à 10 mil anos atrás, continuam a depender do bom tempo para as boas colheitas. Neste caso veio uma seca e a catástrofe foi inevitável. Mas alguém quer saber disto? Que interessa que morram mais uns milhões no Niger, no Chade, no Burkina Faso, no Mali? Já morreram tantos... Muitos países hipocritamente enviam dinheiro para ajudas humanitárias, quais esmolas! Não querem tirá-los do fosso subdesenvolvido em que estão metidos, querem apenas mantê-los sossegados, felizinhos com a esmolinha lá no seu cantinho do 3º mundo, impotentes perante as crises do seu país, quanto mais as mundiais... E os seus líderes têm também quota parte nisso, corruptos e gananciosos, subiram rápido demais e divertem-se às guerrilhas nos tempos livres, causando mais miséria, mais fome, ainda mais pobreza. Aonde vai isto parar!?

Uma imagem vale mais que mil palavras...

6 comentários:

Anónimo disse...

oi...parece q sou eu a primeira..lool...pelo primeira vex na vida sinto.me cm uma pioneira, bem mas vamos ao q interessa...esta foto a primeira vista parece.se com tantas outras fotos q podemos ver nestes concursos de fotografias se olharmos bem esta foto significa muito mais...transmite.nos uma ideia de sobrevivencia uma ideia de força o q eu valorizo nestas pessoas poderiam desistir mas n, elas lutam pela sobrevivencia e por uma vida melhor q muitas vexex nunka xegam a alcançar...eu axo q enkanto as pessoas n pararem de ver tantos jogos de futebol e de faxer manifestaçoes e enkanto se revoltarem apenas so por uma so causa(futebol), estas pessoas nunka conseguiram alcançar uma vida melhor pelo menos cm a minha...por isso eu axo q cada um devia dar graças a deus ou entao simplesmente dar graças por ter sempr comida na mesa e uma familia q por muito embirrenta q seja e a nossa familia.

PAULO SANTOS disse...

camarada!!!!!
Aqui todos os copos caem com uma ligeireza... avassaladora!!!!!
Caso ainda não tenhas percebido , tu e um nucleo muito pequno sois os meus verdadeiros Leitores-amigos!
Que desde a primeira hora nos partilhamos e julgo que nos conhecemos minimamente para nos entender-mos!!!!
O não comentar, não significa que te não leiaa!!!!!!
Este post...Que palvras podemos tentar dizer...????
Quando a imagem verdadeiramente nos rasga os sentidos e nos atira para o lado!!!
Quando a imagem TUDO DIZ!!!!
Gosto muito do teu blogg e de facto sinto-me em casa!!!!!
Aproveito para te sussurar em primeira mão que tou a escrever um novo post e mais logo será publicado!
Agora busca 2 loiras...(tambem podem ser dessas....) que estas jáacabaram!!!!
Aquele Abraço!!!!


Paulo

Ana de Sousa disse...

Ainda á dias numa aula um professor meu discutia a evolução da civilização mundial. Muitos dos pontos que focas-te também foram proferidos por ele.

"A civilização tende a evoluir... E a natureza humana? Progride?"

[Excelente post Tiago. Resto de bom fim de semana]

Anónimo disse...

Verdadeiramente profunda, é certamente muito mais que uma simples fotografia...é uma realidade!e enquanto nos preocupamos com coisas tao banais e insignificantes do nosso dia-a-dia...talvez paracemos para pensar de vez em quando dariamos mais importancias a coisas que nao damos e nao dariamos tanta a coisas que damos!da pa flectir um tirar boas conclusões!
(bom post...cada vez gosto mais de ca vir!)parabens...

Anónimo disse...

amei o poste sir norberto!!
concordo com tudo o que dissest...
gxtei mesmo...
Bjinhu*

Anónimo disse...

foto brutalissima...adorei!adoro-te;) ou melhos eu aMo-tE mmMUiToH MeUu Fofiinhxxx es liNdoHHHH