segunda-feira, setembro 18, 2006

Floribesta vs Morangos com Allien, o épico da televisão portuguesa

Há muito que José Eduardo Moniz e Pinto Balsemão se guerreiam na mais longa guerra de audiências que há memória. Praticamente um imitando a estratégia do outro, mas apostando sempre forte nos seus produtos... Tal guerra parece não ter fim e atingiu agora o auge com a mais épica batalha de sempre. Uma batalha que vai muito além das 4 linhas rectas que definem um televisor, que extravasa as ondas electromagnécticas emitidas pelas antenas e retransmitidas pelos satélites. Uma batalha que ficará na memória dos portugueses quase eternamente e que irá durar até que os limites da paciência se esgotem... Tal parece ainda estar longe, mas vamos ver como tudo começou...

Há sensivelmente 3 anos, a TVIndecente lançou um projecto novo, mais uma produção nacional, como já vinha sido hábito para as paragens do Cacém. Um projecto que por ser novo não era de todo inovador. Como todos sabemos, Morangos com Açúcar foi a aposta para fazer frente a New Wave e em termos gerais, o formato era o mesmo. Era, mas a pouco e pouco, série após série, a produção da TVI foi moldando o formato da novela para termos mais portugueses, e hoje, na era pós-DZR'T, Morangos com Açúcar não passa de um desfile de miúdas giras e tipos jeitosos, com falas rudimentares, etc, etc, etc.
Contudo apesar de estes defeitos todos, os malfadados morangos tornaram-se de longe no programa mais visto entre as 18h e as 20h e depois das notícias.

Balsemão não podia estar parado muito mais tempo, porque em televisão, parar é morrer e então contra-atacou, com um formato importado, mas adaptado à sua/nossa realidade. Precisava de igualar os Morangos e então usou as mesmas armas que Moniz, mas de uma forma ainda mais eficiente. Podemos dizer que foi direito ao assunto. Até aos morangos se intalarem de pedra e cal em Portugal foi preciso mais de um ano. À Floribella bastou 1 mês. Os DZR't lançaram-se na vida "artística" real passados quase dois anos de MCA. O CD da Floribella tem 9 platinas ao fim de menos de meio ano. Pinto de Balsemão acabou por ser mais esperto que José Eduardo Moniz e apercebeu-se melhor que nunca que a Floribella iria ser mais que uma produção nacional de televisão... Floribella agora é mais que isso, é uma máquina de fazer dinheiro à custa dos sonhos das crianças... A SIC apostou tudo em Floribella... e ganhou! Não são só as audiências que o dizem, as vendas de merchandising chegam para se chegar a esta conclusão... Já não via tanto fanatismo infantil desde o tempo do DragonBall.

Mas o que fez que a Floribella ganhasse aos MCA? O tempo de emissão, que é como quem diz, bombardeamento televisivo é praticamente o mesmo, os horários concorrentes... Não me venham dizer que é da qualidade dos actores ou dos diálogos, porque apesar de diferentes, são numa análise geral, iguais. Aquilo que se passa é que os Morangos com Açúcar começaram a esgotar, nos argumentos, nas personagens, nos actores, em tudo e no momento certo a estação de Carnaxide atacou, com um formato diferente, mas para o mesmo público e abrangendo acima de tudo um novo público ainda mais jovem do que o que assistia aos MCA e também, por ser uma novela mais convencional, público de classes etárias mais elevadas. Por outro lado há que ver a vertente musical... Ao mesmo tempo que se lança na ficção, Floribella ataca simultaneamente a nível musical, e não interessa a qualidade da música, que é pouca ou nenhuma, até porque Pinto Balsemão tira outro coelho da cartola, Showtógrafos. Pois se a música não vale, valham os autógrafos... Nem os DZR't ousaram descer tão baixo... Cobrar para dar autógrafos! Mas quem pensam que ganha com este negócio todo? A Flor? A produção? Também, mas acima de tudo o sr. Impresa, que vidrou os putos na Floribella durante as férias e agora colhe os frutos no regresso às aulas, numa táctica massiva do capitalismo mais selvagem... Criar o vício para o vender, apostando no ponto fraco dos adultos, a irresistibilidade às crianças, para esvaziar os já vazios bolsos dos portugueses...

A grande diferença entre Moniz e Balsemão é simples... Moniz agrada ao povo, mas Balsemão sabe como o controlar. Um arriscou, o outro esperou, viu no que deu e atacou qual raposa manhosa, qual abutre... E agora? Conseguirá Pinto Balsemão aguentar o gigantesco Universo das Maravilhas da Floribella? Conseguirá Eduardo Moniz encontrar o calcanhar de Aquiles deste gigantesco cavalo de Tróia? Que truques terá a TVI, para a 4ª Série dos Morangos? Vencerá o Alien apoiado pelos venenosos morangos ou Floribesta com o seu brutal ataque de garras capitalistas? Não percam o próximo episódio porque nós... Provavelmente, temos algo mais interessante para fazer!

15 comentários:

Anónimo disse...

Realmente tens razão a 100%. A nossa televisão há muito que perdeu qualidade (se é que algum dia a chegou a ter) e hoje é praticamente impossível ligar o écrã sem que esteja a dar os morangos 1, 2 ,3 ou a Floribella sessão 1, 2 e 3, os showtógrafos, as roupas, os ténis, as canções e sei lá mais o quê... De facto foi uma estratégia curiosa: aproveitar a inocência e simplicidade das crianças para subir audiências e vender...
Espero que no entretanto a RTP salve a televisão portuguesa com uma grelha de programas que dignifiquem a sociedade e sejam do interesse público.

Anónimo disse...

Estás errado na comparação, pois não podes comparar o José Eduardo Moniz com o Balsemão. Estás a comparar o patrão com um empregado. A comparação devia ser feita entre Francisco Penim e o Moniz.

peace_love disse...

passei aqui para te dizer que foste etiquetado por mim.

Mac Adame disse...

Sim senhor, estás de parabéns. Não há muita gente da tua idade a conseguir fazer uma análise tão esclarecida. E, ainda por cima, sem erros "ortografikos" nem nada. Mais ainda, vê-se que não consomes a "droga" que a televisão te dá. Muito bem.

disse...

Quando a sic lançou a floricoisa lá dei uma vista de olhos aquilo e pensei "Mas que coisa pirosa e exagerada, a sic está desesperada e apostou tudo nisto... acho que se vai arrepender" Enganei-me fabulosamente!

Anónimo disse...

eu nao sou nada mas penso que sou tudo, sou pobre em sonhos e rica rica em ouro mas nao me emporto se me chamam lesma superiores superiores praxem-me na mesma!

Anónimo disse...

Tenx toda a razao, realmente nunca gramei mto kom a floribella 1º tem a mania k é superior e k sabe cantar 2º faz se de inocente com as crianças mas na verdade nao ker saber de nada e 3º anda a divertir se a ir á disneylandia á kusta das crianças inocentes k andam a ser enganadas ...kuanto aos morangos kom açucar em 1º lugar nao poxo kom eles pk as miudas sao super konvencidas 2º n sabem representar e 3º as bandas sao smpr a mma treta ..cantam mal ate dizer XEGA komeçando pelos d'zrt..eu por acaso era pra ir a um concerto da floribella mas pensei 2 vezes pa ké k eu vou dar guita pa um concerto e pa um autografo se eu poxo por direito ter o autografo gratuitamente?
Enfim é so desilusoes a tvi pk so escolhem a beleza da pessoa nao vêem se representa bem ou nao e a floribella pk aproveita se da inocencia dos outros .. ixto realmente só em portugal..!!!!

kem kiser teclar kmg o meu mail é verinha_mawukinha@hotmail.com

Anónimo disse...

k horror a FLORIBELLA....

Anónimo disse...

k horrorrrrr

Anónimo disse...

Acho que o sucesso deste tipo de programas de televisão deve-se só a duas coisas: uma grande equipa de marketing e um grande vazio na cabeça das pessoas.

Anónimo disse...

tás completamente certo axo q ñ a nada a acrescentar porque os factos realmente são:
-a florifeia é a coisa mais pirosa do mundo, fazem os miudos acreditar naquelas palermisses e sonhar com fadinhas disto e daquilo na minha opinião estes miudos qd acordarem para a realidade vão se dar muito mal.
-os morangos ñ têm nexo nenhum vivem para ali miudos a dar c'um pau não se sabe quem são maior parte dos pais por isso os miudos vivem a conta de quem? n se sabe. destorcem a realidade a torto e a direito.
axo que a nossa televisão n presta para nada!!!!

Anónimo disse...

primeiro a floribella e uma granda treta
2 tem a mania q sabe cantar
3fadas e fadinhas por amor de deus

Anónimo disse...

floribella continua assimmmmmmmmmmm

DanielNostalgiaFM disse...

Primeiro, tens razão, a Luciana Abreu não quer saber de ninguém. Segundo, ela canta, dança e representa bem. E terceiro, nós fazemos tudo por ela e ela nada por nós. Eu já tive o autógrafo dela e já estive apaixonado por ela. Fui engando por um tipo que se fez passar por ela. Mas aprendi uma coisa e quero que saibam: Os famosos nunca dão o numero de telemóvel a ninguém. Cuidado com a Luciana Abreu e não cometam erros como eu já cometi. Eu ainda sou um morcão e nunca vou deixar de ser porque não consigo evitar nada. O que eu fiz por ela foi votar por ela 3 vezes no Dança Comigo, na final e fazer um vídeo de tributo a ela. Luciana, se sei que andas com o Cristiano Ronaldo, ele está feito ao bife comigo. Ele não passa de um anti-benfiquista malcriadão e de um falso. Quando eu souber de tudo, estás lixada. Eu sou teu fa. Porque é que me estás a fazer isto? Eu queria ser mais que teu amigo e tu não me deixas? És uma mal agradecida. assinado: Daniel XDRZERO

Anónimo disse...

bem em primeiro achu que a floribella ta uma historia completamente irreal , o incrivel e q ainda haja miudos que acreditam naquilo como e a pergunta que deixo no ar

em relaçao aos morangos a mesma historia ate começou com uma historia mais ou menos mas depois os criativos da tvi devem ter apanhado alzeimer e as historias fugiram para algum lado começou a piorar e agr entrou no red line repetiçoes atras de repeticoes

na minha opiniao achu que o estado e quem tem poder neste pais devia interfir porque ok e uma televisao privada mas os utilizadores e que levam o bombardeamento diario

pensem nisso
abraço e bons posts
jpina