sexta-feira, setembro 15, 2006

What if god was one of us?


É partindo desta excelente música da Joan Osbourne que faço esta crónica... E se Deus fosse um de nós? E se o filho de Deus feito homem vivesse nos nossos tempos em Portugal?

Bem, para começar, nunca teria nascido, em palhinhas deitado, nem muito menos ao lado de uma vaca e de um burro, primeiro porque os burros (de 4 patas, saliente-se) estão em vias de extinção e depois nascer ao pé de animais dava no mínimo direito a que se chamasse a assistente social para levar o pequenino Deus menino... Assim, como qualquer pessoa no país, Maria e José teriam o seu filho na maternidade mais próxima, que tanto podia ficar à porta de casa, como a 100 km, isto dependendo do sítio onde vivessem.
Analisando a condição social descrita na bíblia parece-me que hoje em dia, José não seria carpinteiro, mas provavelmente operário ou quiçá pedreiro, assim sendo viveria nos subúrbios ou de Lisboa ou do Porto... Ah! Escusado será dizer que Jesus não poderia ajudar o seu estimado pai no ofício, tal seria exploração do trabalho infantil. Quanto a Maria continuaria doméstica, e no corte e costura com a sua prima Isabel.

Milagres!? Como é da cultura cristã, Cristo, pois claro, fez muitos milagres, quais seriam os milagres de Cristo no nosso tempo?
A multiplicação dos pães hoje em dia seria inútil, se fosse a multiplicação das pizzas talvez se aceitasse... Transformar água em vinho com a cerveja a 0,29€? Para quê? Se transformasse Renault's Clio e Fiat's Uno em Mercedes, BMW's, ou até Porsches é que era milagre! Curar um cego, fazer um coxo andar!? Dava sem dúvida direito a uma boa reportagem na TVI, mas pouco ia além disso. Se Jesus queria fazer um milagre em grande, era pôr o estado a dar lucro! Bem, pensando melhor, nem uma entidade divina conseguia fazer isso... mas se fizesse uma cura de "cegos" em massa, talvez ajudasse no caso apito dourado...

Quanto à forma de comunicação, convinhamos que o típico "Naqueles tempos, Jesus subiu ao monte e disse" não se adequa de modo algum aos nossos tempos em que só se olha para os montes na volta a Portugal, ou quando neva. Não duvido que o Jesus dos nossos tempos teria direito a pelo menos 15 minutos num dos talk shows da manhã, ou então como pessoa decente/influente teria um programa ao Domingo à noite, provavelmente "As escolhas de Jesus Cristo de Nazaré". E aquela cena de contar parábolas já não está ao alcance da inteligência da maior parte das pessoas, nesses programas é melhor mandar umas frases bonitas e sonantes ou umas críticas para o ar assim tipo indirectas mas que o pessoal aplaude todo.

Uma das questões que se coloca na música é: If god had face, what would it look like? Como seria o "look" do Cristo dos tempos modernos. Com a túnica e aquela barba mal arranjada, hoje em dia, seria considerado um louco, por isso, talvez fosse melhor ter um acessor de imagem, como qualquer carita famosa hoje têm, ou então ter um "look" bué de fixe, tá-se bem, iê, estilo aqueles tipos que se fartam de vender músicas plagiadas com nome sobremesa.
Ah! Outra coisa, Jesus Cristo, ou Senhor Jesus, não são formas de tratamento de uma pessoa com um papel tão importante na sociedade... Talvez Dr. Cristo ou Engenheiro Cristo lhe assentasse melhor, afinal nem é preciso ser doutor para se ter o Drzinho atrás, e aliás ficava-lhe bem, hã?

Enfim, acho que deu bem para ver o que acontecia se Deus fosse um de nós... Acho que ficou um post engraçado e gostava de salientar não ter sequer mencionado a hipótese: Cristo candidato a presidente da república... acho que lhe denegria demais a imagem, e nestas coisas do sagrado, não convém abusar...

8 comentários:

mac disse...

Está fantástico. Um verdadeiro milagre, que deixaria a boca do povo pasma de admiração, seria eliminar o deficit de Portugal. Isso sim, seria um milagre...

Fábio Ferreira disse...

Acho que se Jesus fosse uma figura da actualidade o mais provável era usar as suas capacidades para ganhar dinheiro suficiente para se reformar com 20 anos...

Anónimo disse...

Hás-de de me dizer onde arranjas cerveja a o,29€ :)

Essa pergunta não é fácil de ser respondida. Se Jesus viesse cá hoje? Não teria liberdade para fazer o quer que fosse e acredito (se acreditasse nele) que a meio de uma conferência de imprensa ele desaparece-se no ar e disse ao pai que a Humanidade está perdida!

PAULO SANTOS disse...

vim dar um abraço ao meu amigo! Ontem andavas com azia camarada!!!! Li dois ou tres comments teus... chissa....
Ok, logo que possa resolvo o "incómodo"!!!!!

Este post tá muito Bom! Gostei N!!!!!1

Um abraço cmarada!!! Bom fim de semana!!!!!

Anónimo disse...

Não seria crucificado... Talvez pusessem o nome dele no site dos devedores...
Talvez ele próprio desse um enxerto de porrada ao Dan Brown, quem sabe...

Gabi disse...

Por isso que ele não veio nos dias de hoje, babaca. Talvez da próxima vez você tenha mais cuidado na hora de fazer suas filosofias, e quem sabe preste atenção nas besteiras que fala.

Anónimo disse...

Most of the time. You might suspect that your
spouse is cheating on you? These sites are run by people that have researched all the available programs and have managed to select a few that
stand out as being the best. Only reliable seller will
provide money back guarantee.

My web-site - keyloggers

Sarah disse...

mas Jesus vive hoje!
isto por que o seu Espírito Santo, que estava nele e o fazia ser tão maravilhoso, está presente também hoje em todos aqueles que creem nele de verdade e entregam suas vidas para ele! Há tanta coisa ruim nesse mundo que isso parece mentira, mas é a mais pura verdade, só quem experimenta isso na própria vida sabe e o melhor é que qualquer pessoa que ainda não experimentou ter Jesus dentro si, pode ter o Espírito dele morando dentro de si, é só crer com sinceridade!