sexta-feira, setembro 22, 2006

Dia Europeu sem Carros!

Provavelmente nem se aperceberão, mas hoje, 22 de Setembro é o dia Europeu sem carros. Mais uma boa iniciativa da União Europeia no âmbito de promover os centros históricos das cidades e um maior espírito ecológico aos cidadãos.
Uma boa iniciativa, mas também infrutífera. Pois, se neste dia aparecem os presidentes das câmaras nos seus actos populistas de deixar o Audi A4 na garagem e deslocarem-se de metro para o emprego, nos outros 364 as cidades voltam à sua rotina normal, engarrafamentos, buzinadelas, cheiro a gasolina por tudo quanto é sítio, enfim...
A verdade é que o dia sem carros não passa de um dia, porque ao mesmo tempo que se diz às pessoas "viaje nos transportes públicos", "ande de bicicleta", "vá a pé para os sítios mais próximos", aumentam-se os preços dos bilhetes do autocarro e do metro, não se constroem ciclovias e muitas vezes os passeios são eliminados para dar lugar a mais uma faixa de rodagem... para os carros.
Como vemos o dia sem carros é também um dia sem importância, porque, primeiro, as câmaras pouco fazem para que se torne num dia a sério, ao cortarem o trânsito a ruas de pouco movimento e sem importância, deixando as grandes avenidas para os carros e depois porque as pessoas pouco se preocupam com o CO2 que enviam diariamente para a atmosfera, não se preocupam com o futuro delas.
Bem, espero que daqui a uns anos já possamos deslocar-nos em carros ecológicos e deixar assim um mundo melhor para as gerações seguintes.

5 comentários:

Anónimo disse...

Até já o Governo disse que queria penalizar o uso do transporte individual. Mas é como dizes, como o fazer se não há alternativas? Vamos gastar 30000€ num carro híbrido? Um casal que trabalhem os dois na mesma cidade vão gastar à volta de 60€ num passe? Por esses dinheiro metem gasolina, e não sujeitos a longas filas nas paragens, vão confortavelmente sentados, sem sufocarem de calor e sem levar com os cheiros corporais alheios, e se calhar chegam mais depressa ao trabalho.

PS: eu já fui etiquetada, por isso vou passar o teu desafio.

rules disse...

Espero que isso aconteça, espero mesmo... TUDO DE BOM :)

Anónimo disse...

Bem...o governo tb anda com a mania de inovar...e embora esta iniciativa não seja assim tão recente..é sempre bom poder contar com ela...o Ambiente agradece, o nosso azul translúcido (agora com a atmosfera toda poluída...aposto q a Terra vista do espaço tá bem diferente...) tb...e sobretudo nós e as gerações futuras agradecemos!

Pensar Global, Agir Local! Não é mesmo este o lema?!

;)

Boa noite!

Anónimo disse...

sao contra o aborto?

Anónimo disse...

sao kontra o aborto?