quarta-feira, junho 27, 2007

Uma questão de imagem

Desde pequeno que ouço dizer que as aparências iludem, que o que conta é o que está por dentro. Mas à medida que fui crescendo, dei-me conta que a primeira impressão que damos de nós próprios é a mais importante e, geralmente, fundamental, para uma boa relação com os outros.
Posso até ser o gajo mais simpático, mais inteligente e mais interessante, mas se andar com uma roupinha à bimbo, barba de um mês e cabelo de presidiário, as pessoas vão pensar duas vezes se querem ter qualquer tipo de relação comigo. No entanto, mesmo se eu for estúpido que nem uma porta, vingativo e tiver muito mau feitio, basta vestir um daqueles casaquinhos de cabedal, usar os óculos de sol da moda e vestir tudo roupinha queque e da moda para ter uma catraifada de miúdas atrás de mim (se for loiro e tiver os olhos azuis então nem se fala!). A lei do mais forte obriga pois os mais dotados intelectualmente e sentimentalmente a seguirem as regras das massas "veste-te bem e terás o céu, não te penteies e estás condenado a ser o eterno totó". É por estas e por outras, fundamental termos um bom aspecto exterior para darmos a conhecer o que o melhor do nosso interior tem para oferecer.
Eu, pessoalmente, não ligo muito à imagem (até porque isto da imagem também tem o seu quê de influência das massas) , mas admito que já liguei muito menos. No entanto, continuo a achar que a minha imagem de marca é não ter imagem... Mas enfim, uns "molha o cabelo e penteia-te" da minha mãe de manhã, vão ajudando a compor a coisa.
Dê lá por onde der, todos nós temos um ideal de imagem que pretendemos alcançar a todo o momento. São as camisolas desta, ou daquela cor, desta ou daquela marca, com ou sem boné, para a frente, para o lado, ou de esguelha, o estilo mais formal ou mais desportivo, o casaquinho de cabedal, as All-Stars de sempre, as calças rasgadas ou vincadas, toda uma infinidade de pormenores e adereços que tornam a imagem de cada um particular.
A imagem é tanto ou mais importante que todos os líderes dos principais partidos políticos têm acessores de imagem. Sim, pode não parecer, mas muitos jogadores de futebol também têm acessores de imagem. A indústria da imagem está a crescer e a proliferar como nunca se vira... Cabeleireiros, esteticistas, dermatologistas, cirurgiões plásticos, tudo uma cambada de gente a aproveitar-se da mania de estar na moda, da ambição de ser perfeito que as pessoas têm!
Mas para mim, o homem não se mede pelo cheiro a cavalo ou a Hugo Boss nem a mulher se mede pelo volume de silicone que tem nas mamas ou pelo botox que tem nos lábios. Para mim, o que me diziam quando era criança é que está certo: As aparências iludem e o que conta é o que está por dentro. A mim diz-me mais o gordo verdadeiro do que o elegante mascarado... E tenho dito!

10 comentários:

Pickles disse...

O MM fez o comentário por mim assim como tu, daí não teres comentários jovem... continua o bom trabalho jovem...
porta-te

Admin disse...

Vem conhecer o Blog Porcas hi5
"A Wikipédia social e comportamental dos portugueses!!!"

www.porcashi5.blogspot.com

Casemiro dos Plásticos disse...

tens razão tens sim senhora!

alfabeta disse...

É verdade , as aparências iludem e de que maneira.Bom fim de semana

peace_love disse...

A imagem tem muito que se lhe diga..Eu não ligo muito..Nem em mim, nem nos outros..tenho amigos que só vestem roupa de marca, tenho outros que parecem vagabundos..Mas para mim, são todos iguais.

Belzebu disse...

Estás totalmente certo! Um belíssimo embrulho, com laçarote e tudo, por vezes envolve péssimos presentes! De qualquer forma é sempre mais seguro, dar o benefício da dúvida e não apelidar de bandalho, alguém que não demonstra um especial prazer pelo culto da imagem! Tenho excelentes amigos, com aspecto fora do comum e gente conhecida, com uma imagem bem tratada e que não passam de imbecis!

Um abraço infernal!

sapiens disse...

xD
como dizia o meu prof de filosofia, há gente que não vale a roupa que veste!

[ganda desculpa para se praticar nudismo! eheh xD]

Anónimo disse...

É lixada, essa coisa da imagem. Se nos preocupamos demais, não nos levam a sério, se não nos preocupamos, pior ainda. Claro que todos temos uma imagem, que cultivamos com mais ou menos afinco; e é hipocrisia dizer que não se apelida imediatamente alguém pela roupa que veste. Se depois nos guiamos apenas pelo aspecto exterior na hora de conhecer a pessoa, isso já é outra coisa, mas acho difícil que haja alguém que nunca tenha visto um semelhante e pensado "que beto/totó/emo/punk/saloio/snob/sem sal/etc" :)

Tiago disse...

Epá, dizes aí que não tens imagem, mas isso é mentira. O teu cabelo é a tua imagem de marca. Acho que não conheço mais ninguém com um cabelo igual ao teu. É um cabelo tipo Einstein mas penteado [talvez com a ajuda da frase da tua mãe], mas que te fica muito bem. Quanto ao resto, tens toda a razão.

Ptt

Coisa grande em pacote pequeno disse...

Grande perspectiva, sem dúvida.
É pena nao haverem muitas pessoas a pensar assim.
O blog esta excelente. So encontro um defeito : o tipo de letra , cor branca e fundo preto dificultam um pouco a leitura. Ou pode ser dos meus olhos também, a estas horas... lol