terça-feira, julho 03, 2007

Presidência da UE

Portugal assumiu ontem, e até ao fim do ano, a presidência da União Europeia. Este é um assunto que diz respeito a todos, aos magros, aos gordos, aos pobres, aos ricos, a todos mas mesmo todos os portugueses. Até porque não é Sócrates ou Cavaco Silva que assume a presidência, é Portugal, e Portugal são os portugueses!

E depois de este pequeno estrato de propaganda, vamos lá ver mesmo o que é que esta presidência da UE nos vai trazer...
Será que por sermos presidentes disto tudo vamos passar a mandar na UE?
Será que o nível de vida vai aumentar e ficar mais próximo do da UE?
Será que o desemprego e o défice vão baixar?
Vamos ficar mais ricos (não esquecer também os 21 mil milhões que aí vêm)?

A resposta a estas questões é obviamente... NÃO!
Eu vou-vos dizer o que se vai passar, aliás, o que já se está a passar...
Para já, tivemos na cerimónia oficial, lado a lado, dois Zés bem conhecidos por nós e aos quais já chamámos pelo menos uma vez adjectivos pouco carinhosos: o Zé Manel (Durão Barroso) e o Zé Sousa (Sócrates). E imagine-se cada um com a lábia e o sorriso amarelo maior que o outro...
Depois, tivemos, e vamos ter durante esses seis meses, essa estrangeirada, a grande famelga europeia a vir passear para cá, a dormir nos nossos hotéis, a comer nos nossos restaurantes, a beber nos nossos bares, a visitar os nossos museus, a nadar nas nossas praias e... a pagar com o nosso dinheirinho... Ops! Estávamos a ir tão bem... De repente pensei que íamos poder extorquir um pouco os nossos amigos da Europa mas afinal, para não variar, vão ser eles outra vez a extorquir-nos! Mas, de certo que há consequências positivas...
E pergunta o velhinho: "A minha reforma vai aumentar?"
Pergunta o estudante: "As minhas propinas vão descer?"
Pergunta o professor: "Vão descongelar as promoções?"
Pergunta o camionista: "Vou viajar com maior liberdade na Europa?"
NÃO!
Pergunta o Secretário de Estado: "Vou ter tachos garantidos durante pelo menos mais 20 anos?"
SIM! SIM! SIM! Afinal há consequências positivas...
Enfim... Sempre fui contra a União Europeia, pelo menos nos moldes hipócritas em que foi concebida e acho que esta treta das presidências semestrais é mesmo uma fantochada!

10 comentários:

sapiens disse...

e o mais GRRRRR é uma pessoa estar a passear na av. da boavista e ser obrigada pelos senhores agentes a desviar do percurso habitual porque os "sôs dôtôres" estavam a sair da casa da música porque foram ouvir uma ópera e tem que haver uma certa área para as avestruzes passarem, coitadinhas, não cabem, são umas infelizes...

e é engraçado também reparar que atrás do autocarro que leva a malta importante vem uma ambulância do INEM, a gritar alarvemente, juntamente com os carros e motos da polícia que escoltam os ministros... é mesmo giro passar por eles na rua, e lembrar que até que uma ambulância chegasse até ao pé de uma vítima de um ataque de epilepsia que, na noite de s. joão, se encontrava nos aliados, foi necessária mais de meia hora... é mesmo lixado. com 'f'.

-.-' coisas da vida.

alfabeta disse...

Agora vamos ver é o que eles vão fazer ao dinheiro.

Anónimo disse...

Recomendo-te que investigues mais a fundo o contexto do tratado constitucional. Provavelmente vais ficar surpreendido com algumas coisas que irás ler e vieste aqui comentar sem qualquer fundamento.
Hurm, e não, não sou a favor do tratado.
Tenta ser mais constructivo, apesar do blog ser "anti-tudo". :)

Paulo Branco.

Anónimo disse...

Hurm, só mais um comentario para que fique claro, a presidencia portuguesa da UE tem como grande foco o tratado constitucional e as relações com a Africa e a Mercosul, pelo que vem dai a minha referencia ao mesmo.
As coisas vão melhorar, com a presidencia portuguesa, ou pelo menos os planos para tal são do interesse comunitário, e não "para garantir tacho por 20 anos ao secretário geral".

Anónimo disse...

Bem ja sabes como sou. Eu tenho acompanhado o teu blog e só comento quando sei lá...

Não podemos dizer que isto é tudo desvantajoso para nós, como ja disse está sempre nas nossas maos mudar o que não nos agrada e isto é mais uma oportunidade.

Não pensemos em tachos mas numa oportunidade de mudar as coisas..

Se nao os exturquirmos agora e se eles por acaso gostarem do nosso pais vão voltar pra ser exturquidos á sempre algo positivo.

E já agora o que seria Portugal sem a União Europeia???

Beko the Great disse...

Para responder ao "Jeep" e ao Paulo Branco.

Antes de mais obrigado pelos vossos comentários pois este pretende ser um espaço onde eu apresento as minhas opiniões e vocês, leitores, podem apresentar as vossas, sendo saudável a discussão bem fundamentada.

Começo a minha resposta pela resposta à última pergunta do Jeep... O que ganhámos com a União Europeia?

No meu entender, ao fim de mais de 20 anos na União, Portugal está igual ou pior do que quando entrou. Isto não quer dizer que seja a União que nos anda a "extorquir", nem que a culpa seja dos mecanismos comunitários. A questão é que Portugal foi o país da União que pior aproveitou os fundos comunitários... Porquê?
Investimos a curto prazo, pensando que a entrada dos países de leste ainda estava a milhões de anos, gastando grande parte dos fundos para chamarmos as multinacionais... (infelizmente com a entrada de Roménias, Bulgárias e outros perdemos essa corrida). Por isso a Irlanda ou a Grécia, que a princípio pareciam estar bem mais atrasadas que nós, passam-nos agora ... porque investiram a longo prazo na investigação e na formação...

Agora em relação à União em si e ao novo tratado europeu, eu tenho uma opinião muito radical que é: União sim. Hegemonia dos países grandes sobre os pequenos, não. Aquilo a que chamamos União não é a comunhão igualitária entre estados membros mas sim o domínio dos mais fortes (Alemanha, França, Reino Unido, etc.) sobre os países com menos meios... Concordo que é necessária uma União entre os países da Europa para fazer concorrência aos EUA, à Rússia e a economias emergentes como a China e o Brasil. Discordo quando vejo a vontade das economias mais fortes dentro da união a pervalecer sempre, causando uma dependência e subdesenvolvimento dos países mais pequenos e economicamente fracos como é o caso de Portugal.

Recomendo o Post de 25 de Março:"50 anos de Europa Unida... ou talvez não" para saberem melhor a opinião.

Quanto ao tratado em si, estou desconfiado, porque até agora a maioria das mudanças na UE prejudicaram o nosso país, e não foram tão benéficas assim para a coesão da União.

Voltem sempre, a discussão é sempre bem vinda, desde que bem argumentada e fundamentada. Espero ter esclarecido algumas dúvidas...

Casemiro dos Plásticos disse...

esse guito vai pó bolso dos gajos né? tacho...
depois passa lá no meu blog que tenho umas cenas pra rir lol
abraço e bom fds

Docente disse...

oh pa ...queres dizer que afinal as propinas nao vão descer?

.....

vida de estudante é uma m*****, mas vida de estudante europeu é bem pior!

rpviolino BATUTAMAN disse...

O problema para mim nem é tanto a CE. O problema para mim somos nós próprios...portugueses!
Há um ditado antigo que diz mais ou menos assim: "Quem nunca comeu melaço, quando come, todo se lambuza" (cho que é com Z,não sei).
Na verdade, quando há dinheiro, enquanto não se vê o fundo ao cofre não descansamos.
Tenho medo, que quando vier esta "carrada" de milhões de euros,(última oportunidade), este país não faça como da última vez,que esbanjou de qualquer maneira, sem prever o futuro!
Na volta, houve de facto meia duzia de gatos pingados, ligados a grupos encostados aos governos que se encheram até mais não terem.
Hoje estamos a pagar bem caro estas situações... mas tenho a impressão que ainda não aprendemos a lição, e vamos continuar a cometer os mesmos erros: Ota,TGV, Tuneis/pontes sobre o tejo e outras coisas Mega loucas.Já se vê os super - grupos empresariais a encostarem-se para ver o que poderão "papar" com meia duzia de obras, que irão ter custos com a "sagrada" derrapagem :)
Não é o tratado que me preocupa!! Nada disso.
São os CORVOS portugueses. E há muitos, muitos!! Depois, temos os políticos, que se agarram as estes passarões!
Finalmente, tenho ainda medo da incompetencia destes governantes, que por querer ou sem querer, deixam que os tais passarões se encham à conta do Zé. O tal que paga, paga os erros.
Nós somos assim.Até batemos palmas. Depois... depois pagamos.
Como diz o Jorge Palma: "AI PORTUGAL PORTUGAL..."
Abraço Tiago e
Parabéns.
Batutaman
Ps: apenas um aviso:)...cuidado com o Frango Junior de Sousa e os seus amigos bufos. Eles andam aí e estão na moda! É a brincar:)

Pata Negra disse...

Tiago:
"enchem a tulhas, bebem vinho novo, dançam a ronda no pinhal do rei"
Esse não é o nosso banquete! Governa a vida e o teu sustento e orgulha-te de poderes sempre dizer:
- O meu reino não é desse mundo!
O sentimento que se revela, em alguns dos comentários desta caixa, relativamente à Europa, não é de pertença, é de interesse e de dividendos imediatos!
Já estamos a pagar a factura da refeição! Esperem pelo ticket do digestivo!
Eu na hora de pagar a conta, vou vomitar!