quarta-feira, junho 20, 2007

O exame de matemática

Amanhã mais de 50 mil alunos do 12º ano (eu incluído) vão realizar o exame à disciplina de matemática. Esse papão que assusta metade dos alunos e faz chumbar uns outros tantos é também a base de toda a ciência. Para variar, não tenho nada contra a matemática até porque é a minha disciplina favorita (mais uma coisa em que tinha de ser contra a maioria). No entanto, há duas coisas que eu tenho contra o exame de amanhã: o horário e a duração.
Primeiro, a duração. Por iluminação divina (porque é assim que as ideias nascem dentro do ministério da educação) achou-se que o exame devia passar a ser de 2h30! Porquê? Segundo Valter Lemos (o meu segundo ídolo a seguir a José Sócrates) "É o que está no decreto de lei. Se virmos que não é adequado para o ano muda-se". Pois... E os que vão fazer o exame este ano ficam a arder, não é?
Depois o horário... Plena hora de almoço, pleno pino do calor. Das 11h30 às 14h00! Pois, como o dia é o maior do ano, tem que se aproveitar bem as horas de luminosidade... Ou talvez tenha vindo à mente dos responsáveis do ministério que os alunos pensavam melhor com o rato na barriga... Até porque há ratos sem dúvida mais inteligentes que a nossa amiga Milú!
Dê lá por onde der, não há explicação plausível, ou não plausível, para este horário... Depois queixem-se dos maus resultados! E já agora para o ano, façam um exame com 30 páginas para 4 horas e de preferência às 2 da manhã que é quando um gajo está mesmo com a cabeça fresca!

14 comentários:

sapiens disse...

oh! não percebeste o ponto fulcral da questão: poupa-se na electricidade durante essas 2.5 horas, ou seja, dinheirinho a entrar nos cofres do estado! xD

pode ser que haja um exercício fixe, para fazermos uma demonstração recorrendo ao método de indução ou prova directa ou algo do género...

espero q ng se assuste com o tal "papão" (que tb gosto mt, mas física é mais fixe xD, e q tiremos tds boas notas e fiquemos tds felizes e contentes!!

Astray disse...

É para os alunos que quiserem ingressar no ensino superior se irem habituando. Aqui, os meus exames são de 3 horas e muitas vezes tenho testes até às 10 da noite!
E os exames quanto maiores forem, mais fáceis são, isto digo eu de experiência!

Tiago disse...

Vocês queixam-se mas eu hoje tive frequência de matemática logo de manhã com entrada na sala às 8h30min. Isso é que é mau. Levantar cedo. Na sexta vou ter um ainda melhor que o teu das 11h30 as 14h30. Isso ainda vai ser mais giro. Por isso não se queixem.

Ah e já me esquecia. Eu no comentário ao post anterior esqueci-me de dizer que a partir deste momento quem voltar a falar na OTA é otário.

Boa sorte para amanhã...Ptt

sapiens disse...

cala-te que o teu exame era mesmo básico! xD

Daniel C. disse...

loool

boa sorte!


1 abraço

Aquela que escreveu disse...

ainda bem que já me safei do secundário... com tantas reformas qualquer dia basta ter uma disciplina feita para poder concorrer á universidade...
e essa hora para fazer o exame é uma tortura...
eu preferia mesmo ás 2h da manhã...
lol

mac disse...

Já estás a arranjar desculpas para se correr mal :-))
Boa sorte!!!

Anónimo disse...

Entendo perfeitamente que te queixes mas pior mesmo era no meu tempo em que existiam perguntas de desconto e 500 exames acumulados.
As pessoas da nova reforma nem sabem a sorte que têm.

Um beijo.
Boa sorte.

Fábio Ferreira disse...

Exames às 11, bem bom. Já cheguei a fazer testes das 19.30 às 21.

peace_love disse...

Então como correu?

Beko the Great disse...

Na generalidade correu bem, mas cometi um erro de préprimária que me lixou o esquema todo.

sapiens disse...

xD aonde? em q exercício?

Sabina disse...

Concordo plenamente com o que escreveste.

Bjos

Anónimo disse...

O exame deste ano foi tão fácil que até mete nojo :|