terça-feira, junho 12, 2007

Guantanamo

O caso de Guantanamo é actual e sê-lo-á sempre enquanto se praticar nessa prisão, à margem dos direitos internacionais, as atrocidades que se cometem.
Recentemente veio a público Colin Powel, ex-Secretário de Estado norte-americano declarando categoricamente que se fosse da sua responsabilidade "fechava Guantanamo, não amanhã, mas ainda hoje à tarde"... Mas porquê? Porque não respeita os direitos humanos!? Qual quê! Porque é uma das principais fontes de descontentamento para com os EUA. Mas a hipocrisia de Powel revela-se quando vemos que ele esteve na administração norte-americana no mandato de Bush e não fez nada para que Guantanamo fechasse.
Também recentemente veio a notícia de que 15 prisioneiros em Guantanamo eram inocentes e podiam sair em liberdade da prisão norte-americana... Ou seja, depois da tortura dos choques eléctricos, das chicotadas, da violência pura por violência..."Epá, desculpa lá a porrada mas afinal descobrimos que és inocente... Volta lá à tua vidinha". O problema é que no mundo só um país está disposto a acolher estes prisioneiros, e apenas com o estatuto de refugiados...a Albânia! Que os Estados Unidos não morrem de amor pelos direitos humanos já é sabido, agora que todos os outros países iriam fechar os olhos numa situação destas é que não estava à espera mesmo...
Felizmente eu leio jornais, penso livremente e não fechei os olhos... Espero que este post tenha aberto os olhos a mais alguém...

8 comentários:

Astray disse...

Já estou a ver os ex-presidiários na sua primeira entrevista de emprego depois de saida da prisão com um Currículo Vitae com 10 anos em guantanamo, nem muma bomba de gasolina da Route 66 lhe davam emprego.
É um vergonha o que foi feito a estas pessoas!

mac disse...

Se estas coisas se passassem no Irão ou na Coreia, toda a gente já lhes tinha caído em cima. Como são os EU, já não faz mal. O que vale é que o Puttin vai fazendo frente ao sr.Bush.
E falando em Albânia, não é estranho ter sido o único país a ter saudado entusiasticamente o Bush nestas suas ultimas viagens?

peace_love disse...

Por acaso é daqueles assuntos que não ligo muito..mas dou-te toda a razão! Tanto País no mundo e só a Albânia (esse paízeco do terceiro mundo, como diriam alguns) é que os aceita..

Belzebu disse...

Curiosamente o anormal do Bush foi recebido na Albânia como um herói! Cheira-me que os vão receber como refugiados, para lhes dar a segunda parte do tratamento!

Um abraço infernal!

Casemiro dos Plásticos disse...

tu tás lá!
abraço

caditonuno disse...

alguns deles até lá estavam supostamente inocentes, segundo 1 documentário que eu vi.

Rafeiro Perfumado disse...

O pior é que depois os americanos andam a mandar bitaites sobre os direitos humanos nos outros países, mesmo em Portugal. Haka pachorra!

Docente disse...

é mais uma daqueles ironias:

nao gsotamos de cuba

nao queremos que os cubanos venham aqui pos states

mas temos la uma base militar pa torturar meio mundo