domingo, junho 03, 2007

As raízes da falta de civismo

Eu sei que sou Antitudo, mas se há coisa contra a qual sou mesmo contra é a falta de civismo. Admiro o homem que escarra na rua ou o velhote que mija para as árvores do jardim, já para não falar na conhecida chiclete para o passeio ou dos "presentes deixados pelo cão.

Acontece que, enquanto, hoje ao fim da tarde, no meu joguinho de basket com o meu irmão eu metia triplos uns a seguir aos outros, havia no parque infantil ao lado crianças pequeninas com os seus pais a divertirem-se nos baloiços e escorregas...
Ora, nisto tudo, sucede que surge aquela frase que qualquer pessoa já mencionou na sua vida... "Tenho de ir à casa de banho!". Deve ter sido dos momentos mais fascinantes na curta vida daquela criança, o momento em que sentiu um ligeiro aperto urinário, enfrentou os pais e não teve medo de o assumir olhos nos olhos, de homem para homem. O problema é que havia crianças naquele parque... os pais do menino (claro!) que em vez de perguntarem: "E qual a especificidade das tuas necessidades fisiológicas?" preferiram optar pelo "Queres fazer chichi?" Pá! Claro que a criança ao aperceber-se do tão baixo nível cultural dos pais ficou envergonhada e não disse nada, mas os pais insistiram naquele tom de desafio: "É cócó!?", assim mesmo como quem inquire para si mesmo: "será cócó?". A criança que ao desabafar o seu problema, não por querer, mas por necessidade fisiológica, quase deixava sair um educado "pretendo urinar", mas como já tinha denotado a falta de cultura dos pais optou por um tímido e humilhante "é chichi"...
Pois se chichi era, chichi tinha de ser. E, a cidadania dos pais ficou mais uma vez demonstrada naquele momento. Sim, a criança estava aflita, ainda mais depois daquelas burocracias todas, mas ao menos podia ter sido nas árvores ali ao pé... Não! Foi mesmo em pleno centro geodésico do parque! Baixa as calças e ala que se faz tarde!

E tudo isto para dizer o quê? Que é de pequenino que se torce o pepino e que as raízes da falta de civismo começam muito cedo... primeiro isto, depois o lixo para o chão, depois a pastilha, quando se dá conta é o risco na mesa da escola, na parede da casa... Tudo porque não se alerta para estas situações... Enfim, e agora mudar isto!?

11 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Bom, o velhote que mija na árvore ainda tem uma certa desculpa, está a regá-la... mas tens razão, era pegar na tromba dos pais e esfregá-la no mijo do filho, como se faz aos cães quando estão a aprender onde se faz e onde não se faz!

Pickles disse...

"triplos uns a seguir aos outros" *cough cough* (pra quem não percebeu isto é tosse)
Também já vi nas árvores dos parques de estacionamento, mesmo no meio da rua por isso...

Anónimo disse...

n es anticomunista o porco
»»»»????????

sapiens disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sapiens disse...

eu vou assumir: já risquei os tampos das mesas! xD lembro-me de ter uns 9 anos, e de andar n 5º ano. e havia teste e eu não sabia, ou tinha-me esquecido. então, abri o livro, e comecei a escrever o que ia encontrando... até que a prof chega com o enunciado e me pergunta se eu quero ajuda... não se fazia isso a uma criança inocente! -.-

às vezes quando estou muito concentrada a resolver alguma coisa muito fixe também me esqueço de virar a página e continuo.

mas eu depois limpo! =P até porque os lugares são fixos, e eu não quero uma mesa javardada! xD

agora quanto ao chichi para a
árvore ou seja lá para onde for... a Natureza não foi lá muito amável comigo... xD


o que é mesmo parvo é a criança ficar assim meia envergonhada!... pensam que por serem pequeninos não sentem esse tipo de coisas... 'tadinhaaa!
[obrigada papis por não me deixarem nunca nesse embaraço!]

ah, e futebol é mais fixe! xD comigo, parece que a bola tem aversão ao cesto, não sei!... um desastre...

e agr vou voltar ao work...
fica bem *

peace_love disse...

epá,quando a vontade aperta:P:P:P

Mas acho que ainda é pior aqueles gajos que basta encontrarem um arbusto na rua e pimba! é mesmo ali!

Fábio Ferreira disse...

Coitado do puto.

Aquela que escreveu disse...

eu ia lá ralhar com os pais... será que esse tal jardim não tinha uma casa de banho por perto??

PEIXE disse...

devia ser pró chabalo ir a correr e cair em cima do mijo....

eu disse que voltava ...passa no meu tasco que tens um desafio.

Abraço!

The one you know disse...

Mijar ao ar livre é um dos prazeres da vida! Qual é o mal de regar uma arvorezita ou umas florezitas???

Docente disse...

ora nem mais

e com um simples exemplo se mostra como será a geração futura

passei por aqui por intermédio de uma recomendação no "quadro Branco" e nao posso dizer que me arrependo

vou ficar leitor assiduo

fica bem