sexta-feira, dezembro 01, 2006

Restauração da Independência!?

Hoje é o dia em que todos portugueses pomos a mão no peito e cantamos o hino de Portugal, aquele dia em que todos temos orgulho de sermos portugueses e não espanhóis, nem que mais não seja porque este fim-de-semana prolongado vinha mesmo a calhar...
Hoje faz 366 anos que os portugueses se encheram de 60 anos a "comer Filipinos" e, cheios de indignação e fúria, entraram pelo palácio adentro, onde foram encontrar um Miguel de Vasconcelos enfiado no primeiro armário que lhe apareceu à frente e claro, veio-lhes logo à cabeça mandá-lo da janela cá para baixo. O que aconteceu depois ao senhor não é muito claro, mas acho que não deve ter ficado em bom estado... Entretanto a "festa" prosseguiu e gritou-se "Viva o novo rei de Portugal, el-rei D. João IV!" "Viva a independência!"
Será que hoje, passado tanto tempo podemos continuar a gritar viva a independência? Analisemos a palavra independência. Esta deriva de independente, que é formada por in- (prefixo de negação) + dependente (que depende). A pergunta que se coloca é: Será que Portugal é, verdadeiramente, independente? Indo ao que todos realmente querem saber, será que não dependemos de Espanha?
Claro que sim! Se há coisa que nos devemos gabar é que somos mais Espanhóis que os Bascos! Basta entrar num supermercado e ver laranjas espanholas, uvas espanholas, morangos espanhóis, batatas espanholas, tomates espanhóis, pêras espanholas, maçãs espanholas, tudo quanto é fruta é espanhol! Vamos à secção das bolachas e... Artiach, Oreo, Cuétara são só alguns exemplos de marcas espanholas. Já alguma vez se perguntaram porque é que comemos Kinder Bueno e não Kinder Bom!? Tudo quanto é chocolate é espanhol! Mas ó meus amigos, se tudo se ficasse pelos supermercados... Ele é bancos como o Santander e o Biscaya, que apesar de espanhóis têm os mesmos benefícios, já de si injustos, que os portugueses. Ele é a EDP quase vendida à Iberdrola. Ele é centrais solares totalmente controladas por espanóis. E pior meus amigos... Queremos ir para França, por onde temos obrigatoriamente de passar? Espanha! Para nos ligármos a qualquer país da Europa, por onde vamos? Espanha!
Convençam-se de uma coisa... Há muito tempo que os espanhóis nos andam a dar "Olé"! E então com a União Europeia, podemos dizer que foi a melhor pega do "Touro" que já vi! É eles a vir sorrateiramente, a invadir o mercado, passo a passo, e nós feitos "bois a olhar para um palácio" a aplaudir, a ver entusiasticamente os Barcelonas e os Reais Madrid e a comprar as capas com o Felipe e a Leticia. É Espanha a conquistar Portugal e nós a rir... Nem eles pensavam que ia ser tão fácil!

14 comentários:

Anónimo disse...

nem sabes como tenho pena de concordar contigo!!!realmente cada vez estamos mais espanhois...:(

Anónimo disse...

numa coisa discordo
não temos de passar por Espanha para ir para outro país qualquer!
se formos para o Brasil,acho que não passamos por Espanha,ou estarei enganada?

Anónimo disse...

Quando disse Brasil não me estava a referir à Europa,mas sim a outro continente
ah,lembrei-me agora duma coisa!
segundo sei,Inglaterra faz parte da Europa e não temos de passar por Espanha para ir para lá
E digo o mesmo para as ilhas Madeira,Açores e Porto Santo

sapiens disse...

ora bem... onde é que está o orgulho nacional?? temos tanta coisa de bom, poque nos rebaixamos constantemente? não faz sentido. mas o que é serto é que para o típico zé-povinho... "há que remediar". e é por isso que o país é apoderado de um crescente marasmo, de uma estagnação que assusta até o próprio medo!

sinceramente, e apesar de tudo o que o nosso pequeno país "à beira mar plantado" (não) tem... AINDA BEM QUE SOU PORTUGUESA!!!!!

tuguinha pa sempre, por mt mal que as coisas possam parar!

sapiens disse...

ah, e já agora, o teu blog está espectacular.

se tens apenas 17 anos e escreves com esta clareza e frieza... nem quero imaginar daqui a uns anitos!!! looooool

e assim para me "identifidar", sou a sophia e tenho 16 primaveras*

Beko the Great disse...

Não é por nada... Mas quando fui a Londres sobrevoei as Astúrias... Se isso não é Espanha, então não sei o que é... E mesmo de barco tens de navegar por águas espanholas... É um fatalismo! Quanto a ir para o Brasil eu referi que era "para nos ligarmos à Europa"

Anónimo disse...

hum....













concordo! lol

Anónimo disse...

Só é pena não termos o ordenado mínimo que eles têm nem a gasolina ao mesmo preço...

Anónimo disse...

Temos coisas tao boa...tao portuguesas...temos praia, temos campo temos montanha...temos um clima fantastico!temos praia fantasticas, cidades, vilas e aldeias lindissima, castelos e monumentos que remetem-nos à historia do pais, a culinária de deixar agua na boa, ps doces, as tradições, os costumes...temos que aprender a usufruir do melhor que o nosso pais nos oferece! bem so de pensar na costa alentejana, no bacalhau com fiu de azeite..., nos doces regionais, na grandiosidade do nosso povo...em todo a riqueza e beleza que temos fico com orgulho em ser portuguesa!

sapiens disse...

olá outra vez! vim aqui na esperança que tivesses postado mais qualquer coisita, mas nepes... lol
ainda o de dia 1.
nem sempre podemos, nem sempre nos sentimos inspirados, nem sempre dá...

eu postei no meu blog um texto de opinião sobre a treta dos exames do 11º, que vai ser publicado no jornal da escola. que quiser lá ir dar uma espreitadela, não se acanhe! =D

"ficaindes todos benhe, ca já e tarde e eue cuero dascansare!"

bjos e bjinhos*

Anónimo disse...

Devido á globalização, hoje todos os países são dependendentes uns dos outros; porque é necessário exportar os produtos.Apesar de muitos portugueses dizerem que o melhor seria nos tornarmos espanhóis, acredito que no fundo nenhum português quer isso.
Apesar de o país andar em crise, adoramos ser portugueses.
Fiquem bem.

Anónimo disse...

AS OREOS SÃO AMERICANAS.
A KINDER É ITALIANA.
INFORMEM-SE ANTES DE FALAR, PAROLOS.
Anti-tudo. Eu, mais do que anarquistas, vejo imbecis, analfabetos e fascistas

Anónimo disse...

a Kinder é alemã pk se não reparem, não é p acaso que a palavra"Kinder" ker dizer criança em alemão.kem é parolo e analfabéto agora hein,anónimo?

Anónimo disse...

HIHIHI!!!!