domingo, dezembro 03, 2006

O que é que eles ainda andam para lá a fazer?

Ultimamente as notícias que nos chegam do Iraque são de uma autêntica guerra civil. Atentados, muitos mortos, e a paz que se esperava, ou não, com a queda de Saddam é uma miragem. Para além disso a injusta guerra de Bush está-se a tornar também inútil, mesmo para os interesses capitalistas da Casa Branca.
E disso tem-se falado pouco, mas ainda assim tem dado para estarmos minimamente informados. Aquilo de que nós raramente temos informação, para não dizer nunca, e deveríamos ter, é: Que é feito dos nossos militares no Iraque?
Muitos leitores devem estar agora a dizer "Eia, pois é! Já nem me lembrava disso!". E um facto, amigos, é que eles ainda lá estão. Vamos então rebobinar até 3 anos atrás. Não era Sócrates, deputado da Oposição que se opunha à presença portuguesa no Iraque? Não foi ele Sócrates que prometeu aos portugueses que as tropas iam sair do Iraque? Já viram alguma coisa? Eu não! Vi Zapatero tirá-los de lá assim que ganhou as eleições, vi o mesmo suceder com Romano Prodi... E nós? O que é que eles ainda andam para lá a fazer? Que sentido faz continuarmos numa guerra, com um contingente que ainda por cima é insignificante para ajudar as intenções americanas mas que só por lá estar é perigoso para o nosso país? Será que, também ele, Sócrates se esquecei dos nossos militares?
Eu não sei e se calhar é melhor nem saber porque ainda está Portugal metido nesta guerra sem razão para existir, mas que Sócrates está à espera dum presente da Casa Branca este Natal não duvidem!

6 comentários:

sapiens disse...

sabes o que o socrates queria mesmo, sabes? queria que a "white house" "bumitasse munhelhus de cavelos" por cima dele. e ainda assim era pouco para tanta estupidez junta numa só pessoa! agora a sério, se eu fosse ele (cruzes credo jasus sauntissímo!!!) processava os meus pais. não havia outro remédio. pela aberração, pela obtusidade, pela zarolhice, pela falta de tacto, pela ignorância, ... enfim, por ser tal qual ele!

e agora um conselho, senhor sócrates: faça uma plástica. física, obviamente, mas sobretudo mental.
é facil compreender porque defende tão acerrirramente o aborto...

Anónimo disse...

Estou extremamente estupefacta ao ler tanto o teu texto bem como o comentário feito pela sapiens!

Como deves saber um político quando é eleito é com base naquilo que promete que vai fazer.
O Senhor Engenheiro Sócrates foi eleito com maioria absoluta por alguma razão!
Disseste no texto 'recuemos a 3 anos atrás'...eu recuo...e recuo até muito antes disso...recuo ao mandato do Senhor Primeiro-Ministro Durão Barroso! Porque se alguém tem culpa das tropas estarem no Iraque é dele! E, como ele disse acerca de uma semana...'naquela altura decidi que eles iriam para lá, hoje não sei se decidiria a mesma coisa'.
O Snhr Eng. Sócrates não fez mais que dizer que até 2007 as tropas seriam retiradas do Iraque, estamos no final de 2006, por isso ainda chegará a altura de ele cumprir isso.

Outra coisa...tudo até agora que ele prometeu cumprir, está a ser cumprido...e, nós, portugueses, é que podemos não concordar...porque, e isto é um assunto muito discutido entre eu e os meus amigos, para nós o aumento dos impostos está errado, o salário minimo nao chegar aos 400€ mais errado está...eu compreendo tudo isso...mas é a unica forma de sairmos da crise em que estamos..é apertando nest área e naquela que conseguiremos sair desta crise...
e aí é que os portugueses estão mal...porque acham que podem e devem continuar a fazer a vida deles sem qualquer corte!

Não critiques já um primeiro-ministro que ainda não terminou o mandato e que está a cumprir tudo aquilo que prometeu..gostes tu ou não, ele sabe, sim ele sabe o que é o melhor para os portugueses!

P.S: Eu não sou de nenhum partido.

Gosto dos teus textos!:)

Ainda para mais sabendo que temos as mesmas idades e algumas ideias em comum!*

Anónimo disse...

Quanto à crise económica citada pela Nês, concordo que se façam cortes, mas mais 1 vez, são sempre os mesmos a pagar a factura, ou seja quem não tem mesmo hipótese de fugir. Quando chega ao todo poderoso lobby da banca, médicos e justiça, vês o governo meter o rabinho entre as pernas e dar o dito por não dito e recuar cobardemente.

Quanto aos nossos militares, subscrevo o que o Prof.Marcelo ontem disse no seu comentário semanal. É tempo de os portugueses pensarem que tipo de Forças Armadas querem. É uma estupidez pessoas como o Vasco Pulido Valente atacarem os militares, quando são eles que dão o corpo ao manifesto. É muito fácil estar sentado no sofá a mandar abébias para o ar.

Anónimo disse...

Obviamente que as tropas nao foram esquecidas, mas como o nosso pais vive a base da fachada, ha que ter as nossas tropas envolvidas numa guerra cujas razoes sao no minimo idiotas, para agradar ao Bush.

Nao temos dinheiro para hospitais e maternidades, nao temos dinheiro para escolas, nao temos dinheiro para ajudar e criar condicoes para os nossos defecientes, nao tenmos dinheiro para os centros de saude criarem condicoes para tratamentos necessarios aos nossos velhinhos, nao temos dinheiro para contratar medicos que estao em falta nos nossos hospitais, nao temos dinheiro para criar um bom sistema de educacao..(nao cabe aqui tudo)

MAS....

Temos dinheiro para levar as nossas tropas para o iraque, para reconstruir bairros sociais, para comprar carros de luxo para o governo, para espalhar ms abonos e rendimentos minimos garantidos para ciganos, pretos.. e afins. Para construirms um aeroporto quando o nosso e dos melhores da europa. Tudo isto para que? para os portugueses sairem do proprio pais deles enquanto entram os xineses, brasileiros, pretos, polacos, ucranianos.. esperem agora pelos bulgaros e pelos romenos.

Tenho muito orgulho em ser portuguesa, mas perdi a esperanca no nosso pais. As vezes chego me a envergonhar de tanta tristeza e idiotice.

Prefiro ver isto tudo de longe.
Estou num pais que ate me pagam para estudar, que me garante um futuro... e que esta cheio de imigrantes portugueses que nao tencionam voltar a Portugal enquanto ele continuar assim.

(desculpa escrever sem acentos)

Patrícia disse...

ya ta mta fixe vixitem meu blog

peace_love disse...

o que andam lá a fazer?
Merda.