terça-feira, dezembro 12, 2006

Made in China

É um facto consumado. Eles chegaram e vieram para ficar... Não, não falo dos DZR't. Falo de outra praga, não tão popular mas igualmente preocupante e abrangente... Os Chineses!
Há pouco mais do que 5 anos... ainda não havia Morangos com Açúcar, nem o Sócrates era primeiro-ministro, lembram-se? Bons tempos esses... Ora, foi exactamente nesse tempo que começaram, timidamente, a surgir por todo o país essas lojinhas do chinês. Não sei bem porquê só nessa altura, mas penso que deve ter a ver com normas da UE e também com a política económica chinesa.
Mas porque é que estes senhores, os chineses, não me agradam muito? Bem, antes de mais queria referir que não sou xenófobo e não tenho nada contra os olhos em bico, até sou a favor porque são mais aerodinâmicos. Aquilo que eu tenho contra os chineses é que são piores que os hamsters... Por exemplo, aqui em Oliveira do Hospital, uma terra com apenas 8 mil habitantes tudo começou com uma lojita. Agora já são 5 e a última tem já o tamanho de um supermercado! Isto em apenas 3 anos!
Mas porque é que isto acontece? A verdade é que não só o governo da China apoia financeiramente os comerciantes chineses que se espalham por esse mundo fora, como o próprio governo português dá benefícios fiscais aos chineses que nem os comerciantes portugueses têm (5 anos de isenção fiscal!). Depois queriam o quê? Que ficassem a olhar para a foto do Mao, lá na China? Eles é que não são parvos...
Por outro lado este fenómeno dos chineses é interessante também para se fazer uma análise social... Não sei se nos outros sítios também é assim, mas aqui as lojas do chinês têm má reputação. E é um facto que a roupa de lá não tem absolutamente qualidade nenhuma, mas a verdade é que à entrada do "Mundo da China" não há um lugar para estacionar, nunca! E eu passo lá quatro vezes por dia para ir e vir da escola... Impressionante!? Ninguém lá vai mas a verdade é que está sempre cheio.
Eu não sei aonde é que isto vá parar, mas a cada dia que passa mais uma família vem e monta um negócio da China. Tudo a preços imbatíveis... O grande problema disto tudo é que esses preços são imbatíveis porque lá no extremo Oriente não há sindicatos que valham aos trabalhadores que são explorados da ponta das unhas dos pés até à raíz dos cabelos, vivendo em condições subhumanas num país que de comunista só conserva o nome. Aliás, podemos até afirmar que os amigos chineses aprenderam a jogar bem no mundo capitalista em que vivemos e agora usam da forma mais oportunista esta teia montada pelos países desenvolvidos para exportar a sua vasta gama de produtos. E eles estão a crescer, já está para breve o seu primeiro automóvel, já se pensa na sua ida à lua...
Quem sabe o que mais virá? Uma nova potência emerge lá no lado onde o sol nasce e não sei até que ponto pode chegar... Talvez uma nova guerra-fria, quem sabe? Neste mundo incerto em que o que hoje é um dogma, amanhã pode ser mentira...

11 comentários:

sapiens disse...

mais outro post "de se ficar com os olhos em bico"! xD
realmente, os chinocas estão a invadir o nosso país. se formos à baixa do porto, é casa sim, casa sim, quase.
e na minha terrola lá perto, rio tinto (para quem não sabe, fica em gondomar - é aquela cidade que quer ser conselho mas que faltam uns não sei quantos metros quadrados...)há uma tal ocupação destas pseudo-lojas que até assusta. pelo menos 15... demasiado.
sinceramente, não percebo como é que eles conseguem sobreviver a praticarem preços tão baixos. ou melhor, percebo - as políticas que os isentam de impostos do nosso governo - mas bão as compreendo! em vez de ajudar os comerciantes portugueses, que têm que fechar o estaminé às 7 da tarde, aos domingos e feriados, e etc e tal, enquanto que os chineses estão abertos para quem quiser a toda a hora! boa! os portugueses serão certa e imensamente beneficiados:

*os nossos comerciates, que perdem os clientes por causa dos preços desleais;

*os próprios clientes, que, levados pela balela dos 0.50€, compram isto e mais isto e mais aquilo, chegam à caixa e ficam estupefactos com o preço a pagar... que não é só em dinheiro, mas também ao nível da qualidade: "cosméticos" que deixam a cara empolada, cuecas de fio de tirar carne de entre os dentes que partem na aula de educação física (estávamos a correr, a turma toda, o prof. apitou, fizémos salto de canguru, e vejo à minha frente um fio a sair do dito cujo da rapariga à minha frente... boxers 4ever!!!!)... e muitos outros exemplos!

para terminar (e já devia ter sido há mais tempo...) vou só dizer que os pobres dos chineses não têm culpa. nem sequer vou dizer que o governo faz assim muuuuuuuuuuuito mal em dar-lhes essas regalias. simplesmente que deveria haver maior controlo de qualidade e, sobretudo, os benefícios concedidos aos chineses têm é que se alargar aos portugueses!

fiquem bem
desculpem lá o testamento... xP
bj*

ps: o dito cujo é um cu, ou retaguarda, ou ravbiosque, ou como lhe preferirem chamar =D

pps: (parece um partido político!) passem pelo (des) evolução!

Anónimo disse...

por cá as lojas dos chinocas vão estando cada vez mais vazias..e ainda bem!

Anónimo disse...

Realmente a sapiens têm razão...é mais um post de deixar us 'olhos em bico'...
sabes...e mais uma vez refiro que a área onde estou me ilucida mais para certas questões...que nem tudo é tão fácil como nós pensamos! E sim, dá-nos MUITO dinheiro termos chineses a investir em Portugal...é o chamado IDE - Investimento Directo Estrangeiro!

Não penses que concordo, mas sei que por muito que nós ñ gostemos, continuamos a ir lá, a falar das lojas e tudo mais..porque é lá q encontramos coisas tão básicas e baratas!

*

Sara* disse...

Partilho da tua opinião, Tiago... desdde ja confesso-me frequentadora assídua do teu blog, desde ha uma semana! Muitos Parabéns! Pelas tuas ideias e pela tua vontade de escrever e denunciar umas quantas realidades!

Anónimo disse...

Por Matosinhos (pegadinho ao Porto, para quem não saiba) o fenómeno é igual. Há coisa de um ano, via-se apenas uma logita ou outra, muito timida, a despontar numa esquina. Depois deu-se um boom que até mete impressão. Na rua pedonal cá do sítio, loja sim, loja sim , é um chinês. E tens razão, apesar da fraca qualidade dos produtos, estão sempre cheias de gente.

Anónimo disse...

eu tb acho k cada vez ha mais lojas dessas vazias...e em termos de restaurantes nem devo entrar mais pk aquilo e uma pocilga autentica...a cada inspecçao fecham dezenas de restaurantes chineses...

Anónimo disse...

Muita gente fala mal do Alberto João Jardim, o que é certo é que ele resolveu depressa o problema dos chineses, por e simplesmente declarou ao publico que os chineses não eram bem-vindos á Madeira.
Mais, se forem a um bar na Madeira e pedirem uma cerveja, eles dão a cerveja madeirense (caso não especifiuem a marca), se pedirem um sumo de laranja ou maracujá ou de outro fruto qualquer sem especificarem ma marca eles dão o sumo fabricado na Madeira.
Eu sou açoriano (ilha Terceira) e o que é certo é que por cá não é assim.
E por estas e por outras razões que Alberto João Jardim (apesar de todos os seus defeitos) é respeitado na Madeira, e tem ganho eleições atrás de eleições, é que mal ou bem os resultados aparecem.

Anónimo disse...

Pode falar-se de realidades sem nos referirmos a povos e a culturas como "praga".

Há até quem possa fazê-lo, em tom de brincadeira, mas apenas quando se atinge um determinado estatuto de comediante.

Acho que aqui ainda não é o caso.

Anónimo disse...

"Comment Deleted
This post has been removed by the author.

14 Dezembro, 2006 16:17"

As saudades que a malta tem da PIDE...

Mas ainda não percebi, se calhar não li bem: os chineses são uma grande merda, uns gatunos, os portugueses são melhores... Então porque é que os portugueses não deixam de ir lá para is às lojas portuguesas? Ah... não existem...

Beko the Great disse...

Em relação à PIDE só dizer para quem não percebe Inglês... Removed by the author é removido pelo autor do comentário. Não posso e mesmo que pudesse nunca removia um comentário!

Anónimo disse...

Tábem, eu não sou destas partes. E quanto ao resto?