sexta-feira, dezembro 08, 2006

Aquecimento Global

Para aqueles que pensam que vou falar na subida das temperaturas provocada por mulheres como Pamela Anderson, Shakira e Britney Spears podem já mudar de blog porque aqui não encontram o que querem. Vou falar sobre um assunto tão actual que até chateia de tão actual que é: o aquecimento global.
Há já uns bons anos que os cientistas andam a alertar os governantes e cidadãos do mundo para o perigo dos gases de estufa e as consequências que isso pode ter no futuro do planeta que habitamos. Foi também já há uns bons anos que se realizou a cimeira de Kyoto de onde saiu o protocolo com o mesmo nome e segundo o qual todos os países menos os Estados Unidos da América (porque será!?) se comprometiam a baixar os níveis de CO2 para níveis que não comprometessem o planeta. A verdade é que a emissão de CO2 baixou nos últimos anos mas não tanto quanto era necessário e, tal como os cientistas previram, já estamos a sofrer as consequências.
Por esta altura do ano, grande parte da Europa devia estar coberta por um manto branco de neve e as temperaturas deviam estar muito abaixo do que estão... Desde quando se anda de T-Shirt em Itália em Dezembro? Desde quando as estâncias de neve estão fechadas nesta altura do ano?
Nunca... Até termos começado a dar cabo do nosso planeta com as nossas emissões de gazes. E tudo porquê? Na era industrial não havia outra forma senão esta de produzir a baixo custo e grande produção. Agora é possível mas exige esforço económico. E como nenhuma empresa quer ficar atras da outra isto faz com que ainda se usem combustíveis fósseis em vez de se usar de uma vez por todas as energias renováveis. Ora, põe-se os interesses materiais acima daquilo que deviam ser os interesses da humanidade. E é isso que se tem feito e que o Homem erradamente faz sistematicamente. Detrói a Terra, o nosso lar, a troco de quê? De rectângulos inscritos com números... Fúteis notas, fútil ouro que vem destruindo a humanidade e que nos prenderá para sempre nesta triste condição de escravos do vil metal!

10 comentários:

Anónimo disse...

bom post

realmente é uma pena mas é assim...preferem destruir lentamente o planeta a gastar dinheiro....

e desculpa la tenho me esquecido de visitar o blog...

fica bem

Anónimo disse...

Todo o sitma esta mal.
Se formos a ver, os automóveis (invenções do homem) t~em mais espaço para andar que o próprio homem, t~em prioridade (se formos a ver o homem só pode atravessar uma rua quando aparece um desenho verde num quadrado.
Não sei se existe vida noutro planeta, mas se por acaso existir, iam-se com certeza rir dr nós, um planeta onde o inventor dá prioridade á invenção.

sapiens disse...

pois é... merda de mundo! sabe, blayer, não sei se os tipos do outro planeta se estãoa rir de nós... nem quero saber!!!! e mais: onde quer que estejam , que apareçam, para eu lhes dar graxa... a ver se me deixam ir viver com eles! antes lá, a ser cobaia de experiências, que cá, a morrer queimada! E tenho dito!

* sophia

sapiens disse...

ah, e visitem o (des) evolução! acho q ue está interessante demais. è que ninguém comenta! qualquer dia deixo-me dele. E ainda mal comecei...

Mac Adame disse...

É uma boa reflexão sobre o problema e tudo o que dizes é verdade. Mas como nós, simples membros das classes exploradas, nada podemos fazer, resta-me ver a coisa pelo lado positivo: com o aquecimento global, o nível do mar vai subir e Portugal talvez seja engolido, pelo que teremos que fugir para Espanha e este país, com o desaparecimento de Portugal, terá que nos conceder a nacionalidade espanhola. Pela parte que me toca, só terei a ganhar com isso. Mas claro que estou a brincar, que o processo não vai ser tão rápido assim e por isso vou ter que continuar a ser português e a ser roubado todos os dias por governos de vigaristas, que outra coisa não temos tido neste país e cada um é pior do que o anterior.

Enfim... disse...

tens razão mas és um em cem a pensar assim.Bjokas e bom fim semna

Anónimo disse...

altamente!
ta ai tudo...


eu nao digo merda de mundo.. mas sim merda de gente!

Anónimo disse...

Há já uns bons anitos que o clima deixou de ser algo previsível. Até os EUA tem que pensar no tema e em tentar resolver-lo, porque têm havido por lá mais tornados do que era suposto. Só espero que não seja tarde demais para salvar o planeta. Como eu não posso fazer muito para combater o aquecimento global; reciclo e ando muitas vezes de transportes públicos.
Escreve-se Kyoto ou Quioto? Fiquei com dúvida.
Fica bem.

Anónimo disse...

Bom tema...
Mas um tema que dá para muitas opiniões!
Sei que temos a mesma idade, só não sei em que área estás...na minha área temos falado no aquecimento global desde o 10º ano...est ano retomámos mas muito pouco.
Sabes quando falas aí em energias renováveis...eu concordo, só que temos que primeiro ver se temos ou não condiçoes para apostar nelas...o que na verdade(no nosso país) nao acontece!
Depois, é verdade que esse Acordo foi feito por vários países e q aquele que mais devia ter cuidado com o aquecimento global nao assinou..mas não podemos só culpar os EUA pelo que está acontecer..a culpa é de todos nós! De mim, de ti, dele...é nossa! porque nos devidos tempos nao nos preocupámos o suficiente para mudar algo...sim, agora que percebemos que estamos a meio de Dezembro e só agora começamos a ter frio!

Gostei!*

P.S.: Julie diz-se Quioto!=)*

Anónimo disse...

Até já os ursos recusam-se a hibernar...o mundo está de pantanas.