segunda-feira, novembro 13, 2006

Portugal vs Cazaquistão

Hoje Portugal defronta o Cazaquistão numa partida a contar para o apuramento para o Euro 2008 de futebol. Nesta partida nada mais se espera que uma vitória de Portugal, até porque Portugal está no 9º do Ranking da FIFA e o Cazaquistão ocupa um bem modesto 135º lugar. E fora dos relvados, será a diferença assim tão grande? Portugal terá vantagem?
Podemos dizer que genericamente Portugal é mais desenvolvido, dado ocupar o 28º lugar no IDH e o Cazaquistão ocupar a 78º posição, mesmo assim a diferença é muito menor do que em termos futebolísticos. Mas se, por exemplo, analisarmos a comparação do ponto de vista económico damos conta que contra o nulo crescimento económico português, o Cazaquistão cresce todos os anos 7% do PIB, e tem, segundo o FMI, um futuro brilhante, dado possuir muitas reservas de petróleo praticamente inexploradas, e oferece outra segurança que o Médio Oriente não oferece.
Por outro lado o Cazaquistão tem menos 0,3% de taxa de desemprego que Portugal. Um dado praticamente insignificante se não tivermos em conta que lá esta tem vindo a diminuir bastante e cá tem estado a crescer de dia para dia.
Mas se nalgumas coisas o Cazaquistão nos iguala e praticamente nos supera, há outras em que levamos uma boa "goleada". A taxa de analfabetismo em Portugal está em 9%, no Cazaquistão... 0,5%! Já para não falar em índices de abandono escolar e da qualidade de ensino.
Enfim, são consequências de um país que dorme à sombra da UE e dos EUA, e que adormece os seus cidadãos à sombra da "bola". O resultado de logo pouco importa, porque a continuarmos assim, já só no futebol somos melhores que eles...

4 comentários:

Anónimo disse...

bem...pormenores à parte o que importa é que portugal ganhe hoje!

mac disse...

Neste momento, Portugal está a ganhar 3-0. È só isso que interessa para muitas pessoas. Desde que haja goleada, está tudo bem.

Anónimo disse...

E no Cazauistão ão existem nem mca nem floribellas nem coisas do genero

Mac Adame disse...

Muito bem. Bela análise. No ensino, só podiam ser melhores. Nos países da ex-URSS, pese todos os defeitos, não se brinca com o ensino. No entanto, mostram que, sendo independentes, também têm pernas para andar. Libertaram-se do regime soviético há apenas 15 anos. Portugal libertou-se do salazarismo há 32, já tinha tido mais que tempo para evoluir a sério. Vantagem para o Cazaquistão, sem dúvida nenhuma. Mais uma vez, Portugal ganha no futebol, mas perde naquilo que é mais importante.