sábado, novembro 25, 2006

Já só falta um mês!

Pessoal! Iupi! Iupi! Para os nossos dois leitores de Andrómeda e para o Xamã chanfrado que acabou de acordar algures na Papua Nova Guiné, fica a informação: Já só falta um mês para o Natal! Obviamente só aviso estas pessoas porque devem ser as únicas que ainda não deram conta que o Natal está aí...
É só sair à rua para descobrir isso... Será por estar frio? Será pelos míudos andarem mais excitados? Será pelas folhas já terem caído? Também, mas principalmente em tudo quanto é loja vê-se que o Natal está aí. Ele é pais Natal electrónicos a cantarem desafinados "Jingle-bells" à entrada das lojas dos trezentos e dos chineses. Ele é bolinhas e luzinhas em todas as lojas. Ele é neves artificiais, fitas, estrelinhas. Com tanta decoração que há para aí até parece que o Natal é já amanhã (E quantos não queriam isso...). Mas isto é aqui por estas cidades pequenas do interior, porque nas grandes metrópoles (em Portugal uma cidade com 100 mil habitantes é uma metrópole) este furor das decorações natalícias transforma-se numa autêntica guerra, talvez pior que a guerra de audiências entre a TVI e a SIC!
Ok, devo estar a exagerar, mas o que é certo é que entramos num centro comercial e até ficamos incandeados de tanta luzinha a piscar, ficamos zonzos de tanto "Christmas is coming to Town" e coisas do género, ficamos, acho que esta palavra fica bem aqui, pedrados de Natal. Pedrados porquê? Ao entrarmos num centro comercial as alusões ao Natal são tantas e tão intensivas que é quase impossível resistir e então deixamo-nos amolecer e adormecer e só acordamos quando: "O QUÊ!? 525,28€!? NÃO PODE SER!!" E olhem que não é difícil gastar tanto dinheiro numa tarde no Shopping.
Por outro lado, mesmo que não saiamos de casa, continua a não ser difícil apercebermo-nos que é Natal. Basta carregar no botãozinho da Televisão e... "O Mundo Encantado dos Brinquedos". Já para não falar que esta música é um ataque pessoal e declarado a Alberto João Jardim (O mundo dos brinquedos é no Continente e não na Madeira...), esta como qualquer publicidade de hipermercados bem feita (e a Leopoldina que já é um clássico da publicidade é um exemplo disso mesmo) lança nas crianças um feitiço, uma hipnose e depois pronto, qual é o paizinho que não se derrete ao ver uns olhinhos tão brilhantes do fofinho?
Agora pergunto, o que é que um marketing tão agressivo e possessivo, violador de não sei quantas liberdades individuais e típico de um capitalismo selvagem e galopante tem a ver com o Natal? Não me digam que o Belmiro só mete as luzinhas nos seus Centros Comerciais para agradar ao Menino Jesus...
Mas pronto, rendo-me às evidências, há muito que o Natal deixou de ser a festa do Menino Jesus e passou a ser a festa dos comerciantes, do mais insignificante ao monopolizador. O que me custa mesmo a crer é que as Câmaras Municipais colaborem, e em nome do comércio tradicional, encham as nossas ruas com luzinhas, que para além de significarem um gasto extra desnecessário em electricidade, que é anti-ecológico, ainda vão pesar (e não é pouco!) nas finanças da autarquia, que saiem dos nossos bolsos!
Capitalistas do mundo, explorem a crença religiosa (se é que ainda se pode falar nisso) manipulem os seres inocentes deste mundo, esvaziem os ressequidos bolsos deste país em crise, paralizem-nos com as luzes intermitentes e coloridas, materializem o Menino Jesus. Por mim, na boa! "Because it is Christmas"...

7 comentários:

Anónimo disse...

lol bom post

o mau do natal é gastar dinheiro...isso é que tá mal...lol

Anónimo disse...

deixas-m sempre um sorriso nos labios!pois é...mais um bom post!eu que pensava que eras tambem anti-natal...lol!

Anónimo disse...

ha sempre um anti- qq coisa dentro de ti...:)

Anónimo disse...

É triste reparar que o Natal deixou de ser uma festa cristã para celebrar o nascimento do menino Jesus, para tornar-se numa quadra de consumismo.

Anónimo disse...

o natal são um bando de otários a vaguear por centros comerciais como se fossem esquizofrénicos a tentar escolher a prenda perfeita para alguém que provavelmnete não vem há um ano ou mais quando sabem perfeitamente quando sabem que vão acabar na feira a comprar 6 pares de cuecas a 5 euros.

o mau do natal é existir, se ele me incomoda ignoro? não, só o facto de ele se comemorar todos os anos já é um grande incómodo.

e viva o espirito natalício hooray.

Anónimo disse...

já tentei engatar um desses pai natal em plurar que cantam, mas os cabroes mexem-se muito. não é simplesmnete adorável ver 30 pai natal no plural pendurados nas janelas numa só rua, ouvir as musicas ranhosas e aturar gente parva todo o ano? não é bonito o sentido de humor?

Anónimo disse...

julie anti-comentou

"É triste reparar que o Natal deixou de ser uma festa cristã para celebrar o nascimento do menino Jesus, para tornar-se numa quadra de consumismo."


Permite-me fazer um reparo...
Antes de se festejar o nascimento do menino Jesus, o Natal era uma festa pagã. Se já distorceram o significado dessa data uma vez, não faz grande diferença que o voltem a fazer. Viva o cristianismo e o consumismo!!