sexta-feira, novembro 17, 2006

Dia do Não-fumador

Hoje é o dia do não fumador. Ironicamente, neste dia só se fala de tabaco e de quem fuma. Mas é o dia do não fumador, ou da prevenção anti-tabágica? Decidam-se!
Análises socio-filosofo-linguístas à parte a verdade é que neste dia muito se fala contra o tabaco e nos riscos que este causa, mas descidas reais na taxa de fumadores não há! Mesmo que se fale em cancros dos pulmões, doenças cardiovasculares, mesmo que se mostrem as imagens arrepiantes dos pulmões dos fumadores em relação ao dos não-fumadores, mesmo que todos os anos apareçam nas escolas médicos e desportistas defendendo a prática de uma vida saudável não há modo de se acabar com este vício. Porquê?
Não sei. Já procurei saber, já tentei perceber o ponto de vista de quem fuma, mas é inexplicável de forma racional. Quanto a mim sou anti-tabaco desde nascença, aliás quando era criança achava que a solução para os fumadores era morrerem queimados vivos! Mas não ligando aos traumas da minha feliz infância, acho sinceramente estúpido o acto de fumar. Pá! Qual é a piada? Iupi! Vou alcatroar os pulmões! Uh! Deixa-me pulverizar mais isto com dióxido de carbono! (pode ser que faça fotossíntese...) Oh sim! Nicotina, viciante, quero mais!
É sarcástico, mas ao mesmo tempo, a verdade nua e crua! É possível que venham anti-comentários a dizer que isso é porque nunca experimentei... Porque é que eu havia de experimentar uma coisa que há partida sei que só faz mal!? Continuo a não perceber...
Mas pronto se querem fumar, fumem! Agora protejam os não-fumadores, aqueles que realmente deviam ser lembrados neste dia. Porque é que uma pessoa tem de sair de um bar a cheirar a tabaco? Até se perde logo a vontade de lá entrar. Enfim, no coments. Peço desculpa aos fumadores, mas também estavam a precisar de ler umas verdades... Não que não as soubessem!

20 comentários:

Anónimo disse...

Olá
Eu tb tenho um blog (www.perdida-no-mundo.blogspot.com), mas não é isso que me leva a vir cá!
A razão de escrever aqui este comentário é pq tu escreveste dois textos que eu gostei e que me dava jeito utilizar num trabalho que estou a realizar. E era mesmo isso que queria...queria a tua permissão para os poder utilizar, obviamente colocando o teu site como fonte.
Os textos são:
'Floribesta vs morangos com allien' e 'Os telelés'.
Podes responder no meu blog, aqui ou então enviando me um mail...
n3xitah12@gmail.com

Obrigada!
Beijos * fica bem

p.s.: dsc insistir mas nao queria usar os textos no trabalho sem a tua autorização!;)*

Beko the Great disse...

ola! olha ja tinha respondido no teu blog... claro que podes usar os textos, tens é só de dizer de onde os tiraste :-)

Anónimo disse...

Desculpa! Ainda nao tinha ido ao meu blog hj=)
Claro que direi de onde os tirei, pq era algo que gostava q fizessem com os meus!
Brigada*

agora escrevo em www.fotolog.net/perfect_memories, se qiseres passa lá!:)*

Fábio Costa disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Só agora li o texto=)
Sabes..eu tb sou contra o tabaco..aliás são inumeras as discussões que tenho cm os meus amigos que fumam, mas nada posso fazer...a única coisa que lhes peço é que me respeitem e como tal eles não fumam ao pé de mim!
Mas, hj estive para ir fazer um rastreio aos meus pulmões para ver o qt prejudicada estou por frequentar certo sítios com fumadores..infelizmente o tempo era pouco e não deu!
Concordo ctg em mta coisa do que dizes...e ainda há uma semana ouvi um senhor que sofreu d cancro na laringe e nas cordas vocais e que hoje fala por uma laringe electrónica..foi algo arrepiante e que me emocionou imenso..tudo porque durante a sua vida fumava 3 a 4 maços por dia!*

Fábio Costa disse...

Na verdade, eu cheguei a experimentar...sim shame on me...mas a idade da parvalheira tem disso e cedo desisti! Isto, porque sou uma pessoa que nao se vicia em quase nada (a namorada e chocolate são excepçoes!)

Fazes bem em nunca experimentar! É algo que se deve ter orgulho!

Ta bom o post!
Mas, a minha principal razao da visita era convidar-te a passar no meu outro blog: http://breakinghabit.blogspot.com/
pois deixei-te um desafio...

Fica bem!

Ana Filipa disse...

Infelizmente eu tenho um pai que, apesar de muito o adorar e de não o trocar por outro deste mundo, vejo fumar desde há 14 anos e 5 meses (é a minha idade! coincidência :o).

Já tentei de tudo para ele largar esse vício, que além de estar a dar cabo dele, está a prejudicar as pessoas que o rodeiam, e também o ambiente.

Sabes que mais? Foi uma preciosa ajuda. Vou ler esse teu texto ao meu pai, talvez ele entenda de uma vez por todas.

Ana

Anónimo disse...

realmente é curioso como apesar de tantas campanhas anti-tabaco e até terem estampado nos proprios maços de tabaco frases dos perigos que os cigarros podem causar o consumo e venda de tabaco desde aí até aumentou...é ridiculo e controverso mas e verdade.....

bom post

fica bem

Anónimo disse...

Antes de mais, "Qual é a piada? Iupi! Vou alcatroar os pulmões! Uh! Deixa-me pulverizar mais isto com dióxido de carbono! (pode ser que faça fotossíntese...) Oh sim! Nicotina, viciante, quero mais!" fez me partir a meio de riso. É que essa ironia está mesmo "deliciosa".
Também sou anti-tabaco. Para mim, querer alcatroar os pulmões tem tanta lógica como comer a própria cabeça e tanta utilidade como chifres numa galinha. É um comportamento incrivelmente irracional o de prejudicar a própria saúde estando consciente de que o faz. Que não consigam largar depois de terem começado, eu compreendo (e até é preciso que morram aí umas pessoas que este mundo está cheio de gente; se esta selecção natural nos livrar dos irracionais que começam a fumar, melhor). Que nos tempos passados as pessoas dessem início a uma vida de fumador, já que havia falta de informação naquela época, até compreendo (custa a entrar na minha mente, mas à martelada lá vai). Agora o que me deixa entristecido (ok eu disse entristecido para ser bem educado, pois isto deixa-me FODIDO e com pensamentos do tipo "cum foda-se mas que caralho de gente é que anda por este mundo") é ver os jovens de hoje, a começarem a fumar, mesmo com tantas campanhas, mesmo com tanta informação e propaganda anti-tabaco.
É a "mania da rebeldia". A vontade que os grunhos destes jovens têm de se assumirem no mundo adulto (mal eles sabem que não há comportamento mais infantil do que tentar brincar aos adultos, fodendo os pulmões com alcatrão).
Isto revela uma falta de maturidade mental, e de dependência de pressões externas. Um rapaz (ou rapariga) que começa a fumar para agradar ao grupo, está a agir com o mesmo nível de racionalidade de um javali.
Por favor, caríssima juventude "muito dread" que começou a sua vida de fumador aka auto-fodedora de pulmões! Peguem num pedaço de auto-estrada, desfaçam-no em pó, snifem-no e batam com os cornos na parede que o efeito deve ser o mesmo.

Bom post, adequado ao dia de hoje. Fica bem.

Ah, "by the way" temos agora mais um blog para além do scapegoat. Se estiveres interessado, passa por lá, resolve os enigmas e dá a resposta através de um comentário: www.project-rh.blogs.sapo.pt

Bifes para todos.

Anónimo disse...

concordo plenamente contigo...e tal como tu nunca fumei nem tenciono faze-lo!nao te sintas sozinho...bom post;)

Mac Adame disse...

Li atentamente o "post" enquanto fumava um cigarrito.

peace_love disse...

na sequência deste post, recomendo o visionamento do filme "Thank You For Smoking"

Daniel C. disse...

Posso contar uma história?

Comecei a fumar em Bruxelas e Amesterdão, com 21 anos, apenas pelo prazer que me dava. Agora sou um adicto no pior sentido da palavra e recomendo a toda a gente que não comece. Sou profissional de saúde e curiosamente sou um especialista na área cardíaca e respiratória (desses k vão a uns congressos mandar umas postas sobre fisiopatologia pulmonar).

Sabiam que...

... a OMS (organização mundial de saúde) considerou recentemente o tabagismo como uma patologia mental?
... os efeitos do tabaco, assim como efeitos da poluição ambiental, apenas produzem danos visiveis do tecido pulmonar ao fim d 15 a 20 anos de exposição? (mas depois são irreversíveis)
... a nicotina não é prejudicial à saúde mas sim outros compostos derivados da combustão como o cianeto d hidrogenio e particularmente o monoxido de carbono
... 90% dos casos d cancro do pulmão são devidos ao tabaco e é o cancro com mais elevada taxa de mortalidade


Ao contrário do que a publicidade antitabaco faz crer, não é geralmente por pressões grupais mas sim por um prazer pessoal que as pessoas começam a fumar. Todas as drogas sem excepção dão prazer a quem consome, negar isso é não reconhecer o problema. O problema existe em que a procura desse prazer se torna patológica e elimina a própria sensação de prazer. É curioso notar que quimicamente fumar permite que certos mecanismos cerebrais relacionados com o prazer e a recompensa sejam activados de uma maneira muito semelhante à que experienciamos quando comemos depois de um longo periodo de jejum ou quando fazemos sexo.
Aquela imagem clássica do cinema, em que a atriz (ou actor) pega no cigarro depois do acto é na realidade veridica pois fumar permite prolongar as ligações quimicas que se estabelecem a nivel cerebral depois do orgasmo.
É estupido fumar, e eu sou estupido por fazê-lo, mas não é um acto desagradável a curto prazo, nem é um acto meramente social... pensar assim é imensamente redutor...
Vou morrer mais jovem do que deveria, provavelmente vítima de uma doença horrivel, no meio da muita dor, é um preço consciente que pago por um prazer imediato e extremamente viciante. Quem não estiver preparado para pagar esse preço não deve fumar, ou melhor, nem sequer deve experimentar um cigarro pois muito seguramente se vai viciar.
Sinto-me portanto retratado neste post, com a unica vantagem de ser consciente desses factos que aqui apontas e dou o meu consentimento informado de cada vez acendo um cigarro. Deixo o meu testemunho para que pessoas mais inteligentes do que eu nc fumem... como o autor deste blog brilhante!

P.S. tento ao máximo respeitar quem ao meu lado opta por n fumar, se algum de vocês me vir um dia na rua e eu n estiver a cumprir esta regra encontra-se autorizado a dar-me um estalo! Mainada!!!

Anónimo disse...

Bem...
Conforme está referido num comentário anterior ao meu, também eu li este texto a fumar um cigarro.
Não defendo "liberdade incondicional" para quem fuma, mas detesto fundamentalismos, sejam de que tipo forem e, o caro amigo, parece-me, pertence a um clube fundamentalista.
Infelizmente, comecei a fumar cedo e hoje, se pudesse voltar atrás, sabendo o que sei, provavelmente não fumava...
Conheço vários jovens com a idade que eu tinha quando comecei. Felizmente, a maioria não fuma e quando a conversa vai nesse sentido, recomendo-lhes sempre que, nunca comecem.
No entanto, os fundamentalismos existentes hoje, na vertente anti-tabaco, também eles, são fruto de uma campanha publicitária de abrangência mundial, contra este vício.


O tabaco provoca o cancro, nomeadamente do pulmão.

O Alcool provoca distúrbios sociais, familiares, para não falar em fatais cirroses hepáticas.

O excesso de consumo de carne (rica em gordura animal) provoca colesterol elevado -> AVs e, nomeadamente, AVCs.

O Stress, muito dele, derivado do trabalho, do maus ambientes e outras condições de trabalho, provoca, Ansiedade, pânico na sua vertente aguda que, para além de diminuir drásticamente a qualidade de vida, pode, em casos limites, provocar problemas fatais de coração.

O excesso de consumo de Peixe, provoca a acumulação de metais pesados no nosso organismo, com todas as consequências que isso pode ter, nomeadamente o aparecimento de diversos cancros.

O Excesso de sal, em primeiro lugar, provoca retenção de líquidos, com todas as consequências que daí podem advir, nomeadamente problemas cardíacos.

O excessivo uso da Internet, provoca isolamento social, problemas nos olhos e, no sistema nervoso em geral.

O Marisco é um veneno, em termos de metais pesados, colesterol, e uma variedade infindável de outras toxinas.

Portanto, vamos ser saudáveis. Não comemos nem carne, nem peixe. Ovos, nem pensar. Marisco nunca na vida.
A Internet não devia de existir e, o trabalho também não, por causa do stress.

Já agora, não saímos da cama de manhã, porque podemos atravessar a rua e sermos atropelados.

O que eu quis dizer com tudo isto, é que, tudo o que é demais cheira mal.

Fundamentalismos, nunca são positivos, sejam ele quais forem.

ah...ia-me esquecendo.... eu também não acendo um cigarro se estiver num local fechado e ao pé de alguém que se sinta incomodado com isso...agora...não lhe digo que só poderá compreender fumando e ficando viciado. Isso é demasiado óbvio.

Tão óbvio, que tornam o seu texto, num role de disparates.

O que já não será um disparate, é chamá-lo à atenção de que, se nunca fumou, não deveria tecer opiniões, acerca da visão que um fumador, tem do seu cigarro. Nunca poderá compreender.

Abraço.

Pedro Pisco

Beko the Great disse...

Caro Pedro Pisco,
Não era, de modo algum, minha inteção expressar ou incitar qualquer tipo de fundamentalismo e exclusão social anti-tabaco. E como dizes, o meu ponto de vista é tão radical, provavelmente devido ao facto de nunca ter sequer experimentado.
O meu objectivo era apenas exprimir a minha opinião em relação a um tema, e se as coisas não são ditas com intensidade e somos mais brandos, não estamos a marcar a nossa posição.
Tal como eu referi no post, não era inesperável obter algum feedback negativo de fumadores. Mesmo assim a tua opinião é utilíssima porque ajuda as pessoas a perceberem um pouco os dois pontos de vista.
Quanto ao facto de as pessoas não comerem carne, marisco, peixe e ovos , não usarem a internet é um mau argumento porque o tabaco apenas faz mal, as outras coisas apesar de fazerem mal, fazem mais bem que mal, há excepção do stress... mas esse, como todos sabemos, é inevitável.

Já agora, trata-me por tu, primeiro porque gosto de relações abertas, sou anti-hierarquias e depois porque só tenho 17 anos.
Um abraço

Anónimo disse...

Ok, Tiago,

Entendida a posição.

Permite-me no entanto afirmar que o tabaco faz um bem tremendo à alma do fumador, essencialmente, em momentos de tensão.

Nem tudo faz só bem, nem tudo faz só mal. É de um equilibrio que todas as coisas existem.

Eu tenho 38 anos.

Pensar como pensas com apenas 17 é, no mínimo, não só saudável para com a tua própria pessoa (em termos de tabaco, claro), como um bom pronúncio de uma vida sem fumo (se ainda assim pensas, com esses 17).

E, claro, também me podes tratar por "tu". Os meus 38 são encarados como um acidente inevitável. Se pudesse, também eu tinha 17.

Grande abraço e parabéns por este blog que, conheci por mero acaso.

Pedro Pisco

Anónimo disse...

Já agora e, porque fechei o comentário anterior e não posso alterar, por forma a acrescentar o que digo de seguida, aqui vai:

Em alguns comentários anteriores, fala-se das "imagens" de pulmões de fumadores, avisos nos maços de tabaco, etc etc etc.

E depois, alguém afirma (não estou agora a procurar específicamente quem...) que parece idiota que, com tanta informação, as pessoas continuem a fumar, ou qualquer coisa do género.

Mais uma vez, se pega naquilo que é uma condicionante natural do comportamento humano, para se "chamar idiota" a quem fuma.

Deixem-me que exclareça uma coisa:

Quem fuma, sabe perfeitamente o mal que isso faz, mas sabe-o da mesma forma que um surfista sabe que existe um risco de levar com prancha na cabeça e não sair vivo do mar.

Sabe-o da mesma forma que um alpinista que vai subir o everest, sabe que pode ficar pelo caminho.

Sabe-o da mesma forma que um motociclista que se aventura a 250Km/h numa autoestrada, que pode não chegar ao fim desta.

O problema aqui, é que nós, humanos, temos a tremenda capacidade de achar que os males da umanidade, nunca nos baterão à porta...

No caso do tabaco, isso até pode ser um defeito (admito), mas se não fosse este defeito (que no fundo, é uma excelente qualidade), o mundo não evoluia, a humanidade não se desenvolvia, porque o medo, o receio, travariam todo o progresso...

Se os irmãos Wright achassem que poderiam morrer numa "queda de avião", hoje, não existiriam aviões...enfim...se calhar, ainda andavamos todos a pé.

Um abraço,

Pedro Pisco

Anónimo disse...

Perdoem-me a insistência, mas quanto mais devagar leio, mais vou descobrindo....e menos gosto, confesso.

Ó caro "O_anticristo"...

Pelo seu blog, parece tratar-se de uma pessoa exclarecida no campo da lógica em particular e, da Matemática, pelo menos na generalidade.

Confesso que gostei, até porque, você tem um blog (que irei explorar com calma e muita atenção) que me sugere que você deveria partilhar do mesmo tipo de opinião que eu.

Afinal, você talvez por mera paixão, eu, por formação, educação e paixão, partilhamos de uma particular atracção por "lógica".

Aqui já se exige que eu peça uma humilde desculpa ao TIAGO, pois estou a comentar um post num blog dele e não o seu...mas tudo isto, serve para sustentar a pergunta que lhe faço a seguir e que tem a haver com o seu comentário neste post...

Para alguém tão amante de lógica ao ponto de coleccionar enigmas (não é um passatempo para todos), não se acha um pouco limitado no seu julgamento?

Como se atreve a julgar de forma tão irracional, o comportamento humano?

Se estiver interessado, escreva para ppisco@gmail.com e poderei fornecer-lhe vasta documentação acerca de lógica binária em sistemas de complexidade avançada, mas também da Teoria do Caos... duas disciplinas que lhe estão a fazer falta no curso.

Mas não leve isto muito a peito. É apenas um comentário (em que adiciono uma sugestão de ajuda).

Abraço.


Pedro Pisco

Anónimo disse...

A maioria dos jovens começam a fumar pela influência do grupo de amigos, outros porque vêem os país a fumar e querem experimentar. Pessoalmente nunca me deu vontade sequer para experimentar, não sei se foi pelo facto de na minha turma do 5ºano ao 9ºano , não haver ninguém que fumasse, pelo menos que se soubesse. O meu pai infelizmente fuma, e apesar de ter dois irmãos que já fumaram e de eu muitas vezes ralhar com ele, não larga o vício, mas diz que anda a fumar menos (devia era não fumar nada).Fiquem bem.

Anónimo disse...

eu sei que o blog ja foi actualizado umas boas dezenas de vezes e ja venho um bocado atrasado,mas os agora descobri este blog e só queria corrigir o que disseste (tiago) sobre o tabaco só fazer mal. Existe pelo menos um estudo que demonstra que o tabaco é uma das melhores maneiras que se conhece para controlar a irritação do colon e para além disso ajuda a prevenir o alzheimer, isto apoiado pela estatistica que demonstra que esta doença é muito mais frequente em nao-fumadores do que em fumadores .. deve ser a força do habito.. nenhum fumador se vai esquecer de acender o seu rico cigarrinho. e sim ... sou fumador. abraço