quinta-feira, novembro 02, 2006

Power for the masses

Para o mais comum dos leitores esta frase não significa nada para além da sua tradução denotativa para português: "Potência para as massas". Contudo, para uma minoria muito restrita de pessoas, que como por exemplo eu, jogaram Sim City 3, este era um código que fazia com que todas a cidade tivesse energia eléctrica sem que se gastasse um tusto! Infelizmente SimCity é um jogo, e infelizmente usar códigos, mesmo em jogos, é batota...
Contudo dava muito jeito ao nosso país, e o nosso primeiro-ministro, viciado em jogos de gestão por natureza (diga-se que o maior vício é quando ainda não se sabe jogar!) acha, e muito bem que Portugal está demasiado dependente dos outros em termos energéticos. Assim, e como bom defensor das energias renováveis, foi pôr a "primeira pedra" naquela que vai ser a maior central solar da Europa - a central da Amareleja no concelho de Moura! Assim Portugal vai conseguir suprir uma grande parte das carências energéticas e pode ser, isto digo eu, que lá para o ano de 2150 a electricidade fique mais barata...
Ora, como ambientalista que sou, e como grande defensor da auto-suficiência de um país, aplaudi logo o senhor primeiro-ministro. E acho a ideia excelente, pena que já se podia ter avançado com isto há dez anos, mas mais vale tarde que nunca!
Contudo, qual é o meu espanto, e mais espantoso é eu ainda me espantar com isto, quando ouço na televisão que vai ser uma empresa espanhola a concessionar o projecto. Ah! Bem me parecia que era chicha a mais... Por momentos chegara a pensar que iria ser uma central portuguesa, gerida por portugueses. De repente pensei que íamos ser um bocadinho independentes... Qual quê!? Mais uma vez, pela 45903ª vez, estamos a vender-nos aos espanhóis. Ou seja, a luz solar bate em Portugal, a luz é convertida em energia eléctrica num edifício português, com ajuda de trabalhadores portugueses, os consumidores são portugueses, mas... quem manda são os espanhóis. Assim, se eles acharem que a luz solar vale milhões, nós milhões pagaremos, até porque esse é o interesse nacional... de Espanha! Mesmo assim, a electricidade irá ficar barata mais cedo que 2150, em 2063 mais precisamente... no ano em que Portugal passará a ser região Espanhola... no papel!

6 comentários:

Mac Adame disse...

Ora porra, já me desmotivaste. Só em 2063? Já não vou ter o prazer de o ver.

Anónimo disse...

A eterna mania dos portugueses; ficamos sempre á espera que venham os estrangeiros resolverem as coisas por nós.

Anónimo disse...

Pois... ainda vamos ser espanhois em 2063!

PS _ Lembrei-me que quando comecei a jogar TomRaider também era com códigos...

mac disse...

Como ambientalista que também sou, estava ansiosa que este projecto começasse. Mas já me deste uma má notícia. Para variar, mais um investimento espanhol. E mesmo assim já são donos de metade do Alentejo. E o pessoal preocupado com Olivença...
Já estou mesmo a ver se algum dia nos metermos na energia das marés, lá vêm os espanhóis (já para não falar da eólica, que também por lá andam).

Ana Filipa disse...

Lembro-me que também em Sims 2 eu fazia inúmeros "motherlode". Era boa a vida, assim, com batotas xD

Ana.

Anónimo disse...

Bem eu acho que portugal já anda a tentar usar "cheats" há muito mas por cá só alguns as sabem usar e infelizmente não são os que as deviam usar para mudar o país. Em vês disso usam batotas para fins pessoais.