terça-feira, novembro 07, 2006

Anti-(des)informação

A maioria dos portugueses já se habituou a usar as horas de jantar para ver as notícias do dia, nos chamados noticiários. É esse o tema que trago para discussão. A qualidade ou falta dela na informação dos noticiários.
A primeira crítica vai para a duração. Não se percebe que os noticiários demorem sempre, no mínimo uma hora e um quarto, quando há dias em que meia hora chegava e sobrava para o espectador ficar mais que informado. O que acontece nos 45 minutos adicionais? Pergunta o ET, que é o único ser que nunca viu um telejornal.
Para o ET e para aquelas pessoas que pura e simplesmente já não está a prestar puto, passo a expressão, à televisão nesse momento vem a explicação. Aqui há diferenciação nos nossos três canais. A RTP adora usar e abusar do tempo para recolher mil opiniões iguais acerca de um assunto raramente polémico ou de pouco interesse, geralmente relacionado com política, ou então, quando a política se torna enfadonha mesmo para o rato de biblioteca, adoram mostrar os velhinhos a jogar às cartas ou as velhotas a fazer tricô. A SIC, neste aspecto, na minha opinião a menos má, dá reportagens sobre filmes, concertos ou desportos radicais, ou então, parte má, faz publicidade em horário nobre à sua menina prodígio, cujo nome já foi tanto badalado que até parece mal escrever. A TVI é o que se sabe... Para além de também promover a sua querida série infanto-juvenil dá prostituição, abortos ilegais, bruxos, sem-abrigo, marginais, violência e pornografia gratuita! Enfim, reportagens "choque" que já não chocam ninguém onde quem reina são as vozes distorcidas e as caras aos quadradinhos. Bem, isto já para não falar no puto que guardava vacas.
Segunda crítica: Qualidade de informação. Sinceramente não sei onde é que alguns jornalistas tiraram o curso, palavra de honra que às vezes em vez de informar ainda conseguem desinformar. Já para não falar de erros ortográficos e de conjugação, não é difícil apanhar um noticiário onde não se ouçam erros de cultura geral gravíssimos. Obviamente, não culpo os pivôs pois esses são meros neurocopiadores de telepontos, mas sim quem faz os telepontos... É para estas pessoas que devia existir o exame da 4ª classe! Mas sem cunhas...
Outra crítica que se faz, não só a este tipo de informação, mas a praticamente toda a imprensa, é que esta é perfeitamente manipulada pelas pessoas com poder, não só do governo que influencia e muito as notícias da RTP como não é difícil de reparar, mas também dos grandes grupos económicos, instituições desportivas, enfim, os suspeitos do costume, que têm a faca e o queijo na mão. E perguntam, e a liberdade de imprensa? Com tanta concorrência entre jornalistas e televisões, com tanto interesse por trás, a liberdade de imprensa é algo que passa para segundo plano.
Acho que foquei os aspectos principais da informação que se faz por este país e espero ter alertado algumas pessoas para o facto de que estão a ser enganadas a partir do momento em que ligam a televisão. Conclusão final: vejam o Contra-Informação!

11 comentários:

Anónimo disse...

lol sim como vao as coisas mais vale mesmo ver o contra- informação lol

Anónimo disse...

O telejornal da 2 só dura meia hora, e ficamos plenamente informados. Tens razão, os outros metem muito lixo.
Quanto ao Contra, já desde há uns anos a esta parte, é a única oposição existente neste país.

Fábio Ferreira disse...

O Contra-Informação ainda consegue ser mais sério que alguns noticiários ditos "normais"...

Anónimo disse...

Sim, realmente...só o Contra-Informação e o Jornal 2, que, embora dê a uma hora menos conveniente, valem a pena!!!
Para quê gastar o nosso precioso tempo com idiotices e futilidades sem razão que passam em canais super controlados pelos ditos "poderosos"??!!!

Keep on Tiago!!! Congrats for the great work!!! ;)

Daniel C. disse...

Mais um grande Post!

Permite-me que acrescente:

Os telejornais hoje em dia mais não são do que comentários à actualidade, que viciam à partida a isenção do jornalista e a liberdade de quem assiste.
Já diz Pacheco Pereira:"Ontem a RTP deu outro exemplo de como se actua pela imagem: enquanto o Ministro das Finanças fazia o seu discurso punitivo contra as finanças da Madeira, Jardim aparecia em imagens de fundo a passear-se num elefante (...) Duvido que imagens de Soares passeando numa tartaruga ou vestido de marajá passeando num elefante alguma vez passem em fundo de qualquer notícia sobre ele" lol

Alexandre Pereira disse...

Bem, tenho que concordar.

Muitas das vezes o telejornal dura e dura e dura e principalmente só trás é desgraças, de todos os tipos como referiste. A SIC ainda é aquela que faz mais reportagens, sobre alguns assuntos até um pouco variados e tem ( se não me engano ) ao Sábado sempre 'Grande Reportagem'.

A TVI é o canal das desgraças, não dá mais nada do que não isto, e eu acho inadmísível isso acontecer.

Quanto à RTP1, não desgosto, mas por outro lado a informação nem sempre é da melhor!

O que se há de fazer quanto a isto?

Anónimo disse...

Há pouco tempo andava eu no meio do blogs quando vi o endereço deste blog no meio de comentários num outro blog.
Achei interessante,prendeu-me a atenção e decidi vir ver o blog,apesar de achar que era mais um blog do género "ai eu apoio os morangos e sou contra a floribella" ou "eu adoro a floribella e detesto e abomino tudo o que seja dos morangos com açúcar",tal como há muitos por aí.
Mas qual não é o meu espanto ao ler o conteúdo do blog.É totalmente diferente do que estava à espera e confesso que me arrancou algumas gargalhadas com muitas das verdades ditas aqui.
Mal li um dos posts,fiquei curiosa pelo conteúdo de todos e outros e tive a paciência de ler tudo o que estava escrito,a partir do mês de fevereiro,se não me engano.
Acabei agora de ler tudo e confesso que fiquei maravilhada.Na minha opinião,deviam haver muitos mais blogs assim,que são capazes de criticar o que está errado no país e no mundo.
Gostava de te adicionar no msn,mas pelo que vi,não tem aqui o teu mail,por isso gostava que me adicionasses tu,se fosse possível.
O meu mail é doraemizinha@gmail.com

lince disse...

Assino de cruz.
Estou completamente de acordo.
Abraço companheiro.

astolfo disse...

Também estou de acordo. Já nem sequer viro para a tvi, aquilo é lixo televisivo. valhan-nos a 2 e o contra, sem dúvida...

Anónimo disse...

O Jornal Dois é o melhor que anda por aí! Vejam-no que só têm a ganhar!

Anónimo disse...

Concordo em pleno com o post. O que me irrita profundamente é o noticiário da 13h tanto na sic como na tvi, porque vão para intervalo e quando retomam a emissão é só para dar uma única notícia e por vezes sem jeito nenhum. Na TVI até gosto de ouvir o comentador Miguel Sousa Tavares, que diz coisas certas mas parece que tem solução para tudo. Na SIC até gosto de ver "nós por cá" e "a grande reportagem" quando o tema é interessante.Não costumo ver o noticiário na RTP (dá-me sono, não sei porquê) , e até gosto de ver o "Contra-informação".