segunda-feira, novembro 20, 2006

Só 4%?

Para o leitor mais vidrado em política faço já notar que não me refiro ao valor dado nas sondagens ao CDS-PP, que ainda consegue ir abaixo deste valor!
A verdade é que o Antitudo encomendou um estudo (porque se um blog quer ser credível não faz, encomenda estudos!) à Comissão Independente para o Estudo do Uso das Televisões dos Possuidores de Televisões o qual revelou que 100% dos possuidores de televisores vêem televisão! Ok, é mentira, não encomendámos estudo nenhum e tal comissão, por mais estranho que pareça, não existe (espero não estar a dar nenhuma ideia ao governo...), mas é um facto que 100% das pessoas que têm televisão, vêem televisão! (sinto o meu QI a subir...). Mas mais fantástico e surpreendente que isto é que quase 100% das pessoas que têm televisão, têm pelo menos os 4 canais principais! Agora respondam-me à seguinte questão. Se todas as pessoas que têm televisão, vêem televisão, se das pessoas que vêem televisão, quase todas têm os 4 canais, porque é que só 4% das pessoas que vê televisão, vê a 2:?
Em relação a séries como 24, por exemplo, está bem, admite-se, 4% até é demais. Os Morangos com Açúcar têm sem dúvida melhor qualidade de actores e de argumento que esta série, que só é mesmo conceituada em países sem tradição televisiva como os EUA! Também sei e escusam de contra-argumentar que quer a Praça da Alegria, quer o Você na TV, quer o outro da Fátima Lopes, são Talk-shows de muito maior qualidade que a Câmara Clara ou a Revolta dos Pastéis de Nata. Já para não falar que o Fernando Rocha e a sua grosseirice é muito mais engraçada do que aquele gordo de bóina, o Luís Filipe Borges.
Para quem não percebeu, ou porque já viu Floribella a mais ou porque o botão 2 desapareceu simplesmente do comando, estava a ser irónico! E mesmo compreendendo que o Prof. José Hermano Saraiva está a ficar velho, qualquer programa da 2: (incluindo o Noddy e aquele programa sobre culinária) consegue ser menos intragável e mais educativo que as novelas da TVI ou da SIC.
Sinceramente não percebo porquê só 4% de share! Há muitos que defendem a 2: como um canal elitista, e tenho de concordar que em relação a certos programas é verdade (acreditem que não sou mesmo fã do "Por Outro Lado", bastam 5 minutos e já estou virado "para outro lado"), mas acho que quer as séries de qualidade, quer programas de entretenimento como A Revolta são programas de compreensão para todas as pessoas.
Não percebo... Mas até acredito numa justificação válida... A publicidade! Talvez seja por não haver publicidade na 2: que as pessoas não vêem... Queixam-se dos intervalos de 15 minutos da TVI, mas nesses intervalos não se dignam sequer a carregar no botãozinho com um 2. Podem até ver uns paspalhos quaisquer a dançar na RTP, ou aprender novas posições com Jura, mas botão 2, esquece...
Enfim, mas que me tenho eu que preocupar com as audiências da 2:... Eu vejo, aliás, agora deve ser o canal que mais vejo, mas os outros se não querem ver, que não vejam, quem perde são eles! E pensar que perdi o Alma e a Gente para ver o Gato Fedorento, que até nem teve graça nenhuma...

9 comentários:

Anónimo disse...

lol

sim é um facto que praticamente ninguem vê o 2: , mas ha certos programas como esse da alma e a gente ou a revolta dos pasteis que pessoas que conheço vêem...apesar de achar 4% tão miseravel que mais valia fecharem o canal de vez....

Anónimo disse...

Se tirassem programa da RTP1 e pusesse alguns da 2:, a estação publica só tinha a ganhar (em termos de qualidade claro).
Ficavam com uma programação melhor (em termos de qualidade novamente) e podiam acabar com um canal que têm tão pouca audiência (o que é uma pena).
Para terminar a Q tem pouca audiência não por passar séries de qualidade, mas por passalas em horarios decentes, é ue se formos a ver a programação da TVI, até ue tem séries boas (House, Will and Grace, Frasier) Passam é sempre depois da meia-noite

Fábio Ferreira disse...

Fechar a 2? E eu depois via o quê? (Não é que veja muita televisão, mas é o canal que vejo durante mais tempo...)

peace_love disse...

eu quando só tinha os 4canais, praticamente só via a 2:, mas agora com a cabovisão, praticamente só vejo fox, axn e people&arts. Mas é realmente triste que as pessoas prefiram morangos e floribellas às séries de qualidade da 2:.

Anónimo disse...

Actualmente vejo mais a 2: do que á uns anos atrás (quando a TVI transmitia séries fixes a horas decentes), e consegui pôr a minha familia a ver mais a 2.
Tenho uma teoria que pode explicar que programas sem jeito nenhum tenham sucesso; ora aqui vai:
a população portuguesa cada vez está mais envelhecida, e muitos idosos para combater a solidão, tornaram a televisão a sua companhia diária; como alguns não têem a percepção do que é a qualidade , acham graça a muita coisa como por exemplo a Floribella. Como a maioria das reformas são baixas e só dá para os remédios, comida e renda da casa, muitos idosos não tem possibilidades de ocupar o seu tempo para além de verem televisão .
Esta minha teoria só explica em parte, o sucesso de coisas (devido á sua falta de qualidade não deveriam chamar-se programas ou séries) sem sentido nenhum.
Li numa revista (não me lembro do nome mas não era nenhuma do jet set) que cada vez mais as pessoas deixavam de ver televisão generalista por causa dos canais por cabo, internet, e concordo com este facto, que cada vez mais a televisão vão perdendo telespectadores porque cada vez mais as pessoas tornam-se mais exigente (tirando é claro alguns idosos, crianças e jovens iludidas).
Eu sei que o texto já vai longo e peço desculpa por isso; mas qual é o mal do Dança comigo? Eu até gosto de ver, e acho um bom progama.
Fiquem bem.

Anónimo disse...

Um dia destes aparece o José hermano Saraiva à frente do estúdio da TVI a dizer:
Foi aqui, exactamente aqui que começou a crise do povo portugês...

Anónimo disse...

sim...

em termos de series a 2: tem algumas excelentes, principalmente as que passavam por volta das 20:40/ 21h00 e a das 22h30...o 24, o tru calling,friends, dark angel etc etc sao series de qualidade...mas tal como disse o blayer, se pussesem essas series na rtp1 so ganhavam com isso, porque 4% de share nacional e mto pouco...a rtp poderia ascender ao 2ºlugar assim em termos de share...

digo eu...

lince disse...

Tou contigo.
Abraço.

Anónimo disse...

ya!!! é humor demasiado evoluido para um intelectual como tu...
:p bj fca bem