sexta-feira, novembro 10, 2006

Os telelés

Por estranho que pareça, há 15 anos atrás imagens como esta seriam apenas vistas em filmes de ficção científica, ou se calhar nem isso! Não, porque há 15 anos fosse proibido atender 3 telefones ao mesmo tempo, mas porque, pura e simplesmente, ainda não existiam telemóveis!
Parece mesmo estranho, não? Realmente o fenómeno dos telemóveis é dos que mais rápida implantação e evolução teve no mercado. Parece que ainda foi ontem que aparecia aquele reclame da Telecel, lá no meio da aldeia na serra, o velhote com o telemóvel, perguntando: "Tôchim?É p'ra mim?" Era o anúncio da extensão das redes de telemóvel a todo o recanto do país... E hoje, nem dez anos passados dessa pérola da publicidade, cá estamos nós com os 3G. Podemos praticamente fazer tudo com um telemóvel: Tirar fotos, filmar, jogar, aceder à internet e mesmo fazer chamadas!
Pois é, por estranho que pareça, nos anúncios dos telemóveis nem é mencionado que fazem chamadas, qualquer dia lembram-se de fazer um telemóvel que não dê para telefonar e depois não nos podemos queixar. Enfim, é a evolução! Mas se repararmos bem, quantos de nós necessitaríamos de câmara fotográfica no telemóvel? Quantos de nós temos uma necessidade ardente de enviar MMS? Ninguém! A não ser mesmo os maníacos do consumismo, grandes troncos que fazem arder esta indústria!
A verdade é que todos nós alimentamos este consumismo, mesmo que não queiramos. E tudo funciona no seguinte esquema, mais visível nas classes etárias mais baixas. Há um menino que tem pais ricos ou é muito mimado e que decide comprar um telemóvel com aqueles apliques desnecessários todos. Um outro que já não tem pais tão ricos nem é tão mimado lá insiste com a mãe e esta gasta metade do seu salário a comprar a porcaria da máquina! E assim sucessivamente. Depois lá vem uma geringonça com novas funcionalidades e o tal filho mimado compra-a, dando origem a um novo ciclo consumista.
Agora pergunto? Precisavam daquelas tralhas todas? Claro que não! E há uma coisa que eu acho mesmo fantástica nesta coisa toda, 3G's topo de gama com toques polifónicos e reais que quando tocam fazem o dring...dring dos velhinhos telefones que se usavam antes de eu ser nascido!
Bem, mas a verdade é que isto dos telemóveis também tem vantagens. Para além da óbvia que é a de podermos tirar fotografias com baixa resolução a cada instante... Perdão! De fazer chamadas, os jovens por exemplo, podem ter mais privacidade nos contactos com os amigos, via SMS ou mesmo chamada... A verdade é que já não é usado o "velhinho" telefone lá de casa. Para os pais torna-se mais difícil de controlar. Mas também têm bom remédio! Não os dêem aos filhos. Eu comprei o meu com a minha própria massa e sou eu que o carrego! Obviamente tenho outro treino para a vida real que alguns putos mimadinhos, cujos pais lhes compram 3G's assim sem mais nada! Mas isso são contas de outro rosário... e como já estou a maçar o estimado leitor com problemas que nada têm a ver com o assunto dispeço-me assim à boa maneira SMS: jnhx e abraxus p/ tds. ptems

13 comentários:

mac disse...

Eu tinha um Nokia 3310 e agora comprei um Motorola V360, e porquê? Porque queria máq. fotográfica e MP3. Agora, cheguei à seguinte conclusão: MP3 não vale a pena ouvir, porque gasta a bateria num instante. Fotos, tenho de estar bastante perto da coisa a fotografia, porque o zoom é fraquito. É como dizes, uma pessoa rende-se sempre a estas coisas tecnológicas.

Anónimo disse...

exacto. quase toda a gente se seduz pelo progresso...veja-se o exemplo das consolas de jogos...seje ps2 xbox's ou as psp...toda a gente quando a maquina evolui a gente quase que se ve obrigados a comprar...

Ana Filipa disse...

Sou das poucas pessoas que conheço com a minha idade que não tem telemóvel (a única rapariga da minha turma, penso eu).
Estou a dar em doida com isso. Sinto-me humilhada, posta 'de lado', sei lá!...
Até decidi que vou comprar um telemóvel com o meu próprio dinheiro lá para o Natal.

Mas sem dúvida que ler esse post me fez bem, até me ajudou a esclarecer certas coisas.

Obrigada. Continua! ;)

Alexandre Pereira disse...

Eu quando comprei o meu foi mesmo por essas geringonças todas e passado algum tempo já n ligava a aquilo. Agora o meu estragou-se e vou comprar outro, mas tudo muito barato, pois n preciso nem de máquina pois tenho uma, nem Mp3 pois prefiro o meu...já vou aprendendo a ser muito menos consumista. Um telemóvel que dê para telefonar e mandar SMS chega-me.

Temos que aprender a ser menos consumistas como o referiste.
Muito bom post...

Cumps

peace_love disse...

eu por acaso já nem ligo tanto a essas tretas de ter mp3,máquina fotográfica e etc., mas já não sei viver sem sms's.

Anónimo disse...

Eu n tenho tlm de 3 geração devo ser das poucas pessoas k conheço k n tenho,o meu tlm k é um nokia 3310 já tem uns bons anitos,a única coisa k fiz foi comprar-lhe uma bateria nova,pk a antiga tava viciada de resto kem o paga sou,n vejo grande necessidd num tlm k tem montes de marikices k n servem para nada,os tlms n servem apenas para tlf ou para mandar sms?Para isso compra-se 1 mp3,uma mákina digital,e net temos no pc axo k é o suficiente.

Anónimo disse...

Eu tenho um Nokia 3310 e dá perfeitamente para o que eu preciso: fazer chamadas e mandar sms. Quando andava no 12ºano eramos três numa turma de 24 alunos que não tinham telemóvel, e só comprei um por necessidade. Como eu não sou de modas, também não vou comprar um telemóvel 3G para o vizinho ver.

rules disse...

O meu sarrazina, tu levantas umas questões mt boas, sim senhora, gostei... TUDO DE BOM :)

Anónimo disse...

Ainda me lembro dos telemóveis da primeira geração (o meu pai tinha um).
Ainda me lembro de se ter que andar feito tolo à procura de rede.
Ainda me lembro de um telemóvel só servir mesmo para chamadas.
E acima de tudo, ainda me lembro de quando não tinha que levar com a MERDA dos anuncios "jamba" "topmovel" "smsmania" e o caralho que tentam desesperadamente comer dinheiro. É a vida.

Fica bem.

Anónimo disse...

Olá
Eu tb tenho um blog (www.perdida-no-mundo.blogspot.com), mas não é isso que me leva a vir cá!
A razão de escrever aqui este comentário é pq tu escreveste dois textos que eu gostei e que me dava jeito utilizar num trabalho que estou a realizar. E era mesmo isso que queria...queria a tua permissão para os poder utilizar, obviamente colocando o teu site como fonte.
Os textos são:
'Floribesta vs morangos com allien' e 'Os telelés'.
Podes responder no meu blog, aqui ou então enviando me um mail...
n3xitah12@gmail.com

Obrigada!
Beijos * fica bem

Anónimo disse...

eu tenho telemovel com maquina fotografica e nao me considero consumista...alias para mim uma coisa nao tem nada a ver com a outra...ate porque o meu telemovel foi baratinho...como ver podemos usufruir do que a tecnologia nos vai oferecendo sem ser como dizes "consumista"!!!

Anónimo disse...

permite-me que discorde!quantos de nos tem necessidade de câmara fotográfica no telemóvel ou de enviar MMS?
Ninguém!??? lol...
entao eu digo-te: as pessoas que estao longe umas das outras e que querem partilhar qq coisas que por uma simples chamada por o conseguem fazer!um telemovel pode conter enumeras funções uteis...e quando digo uteis refiro-me as diferentes necessidades das pessoas...para se distrairem ou comunicarem!poder transportar tudo num telemovel é uma mais valia...nao consumisto!
É util.
adora para os jovens que apenas estudam...pode parecer exagerado ou consumisto...neste aspecto e se te referiste a isto concordo contigo!


"A não ser mesmo os maníacos do consumismo, grandes troncos que fazem arder esta indústria!"
quanta intolerancia...

caminhamos cada vez mais para a evolução e cada vez temos as coisas mais facilitadas se por um lado por nos trazer limitações...pk temos maquinhas que fazem por nos. por outro é util, pratico e poupanos tempo!
termino com uma das tuas poucas frases acertadas:
"Enfim, é a evolução!"

Anónimo disse...

Sim, eu concordo plenamente no que concerne à questão dos sms...eu também me veria à rasca para sobreviver sem eles! Para mim basta-me igualmente as funções de agenda, chamadas e sms para conseguir controlar tudo...para além disso...a Internet, o chat e os mails fazem maravilhas...se bem k nada disto é comparado a falar com as pessoas cara a cara, pessoalmente e podermos dizer tudo...mas mesmo tudo!
Não há mesmo nada que pague essas conversas, nem a tecnologia nem mesmo a sua evolução constante e interminável!

Great post Tiago...;)