segunda-feira, maio 28, 2007

Os Grandes Homens

Ao olhar para esta pintura de José Pedro Abrunheiro, ninguém pode ficar indiferente. Pela sua beleza, pela qualidade do traço, pela escolha das cores, mas essencialmente pela sua mensagem. Qualquer pessoa menos desprevenida que veja o quadro pela primeira vez pergunta: "Mas que raio têm o Che Guevara, Gandhi e Cristo a ver uns com os outros?"
Defendem correntes aparentemente (saliento esta palavra) distintas, diria até opostas; o que faz um pacifista, um profeta e fundador de uma religião e um revolucionário marxista sobre a mesma tela, no mesmo céu?
E se juntarmos a estes, muitos outros como Martin Luther King, J.F. Kennedy, Abraham Lincoln ou no caso português, Humberto Delgado? Pensem bem... É um facto que foram todos grandes homens, mas há ainda algo mais forte que os une... Foram todos assassinados!E agora, voltemos a exercitar os nossos neurónios: Porque foram todos, sem excepção, assassinados, erradicados prematuramente da face do planeta?
Porque eliminamos os ratos, os insectos, os parasitas, os vírus e as substâncias tóxicas? Porque são incómodos... Aí está, todos estes homens eram incómodos. E porque eram incómodos? Seria porque deitavam lixo para o chão? Porque se flatulavam em público? Porque contavam anedotas secas e achavam que tinham graça? Não me parece...

A resposta é simples: Eram loucos! Senão vejamos... Se aparecesse agora aqui um tipo barbudo a dizer que era filho de Deus e que o reino de Deus é dos pobres e esse reino está acima de qualquer outro reino, o que lhe chamavam? "É chanfrado"..."Não bate bem" E se passeasse pelas ruas do nosso país um homem vestindo apenas um lençol e exigindo a independência por exemplo do norte do país? “Atestado psiquiátrico com ele” E quem? Quem era capaz de dar a cara por uma revolução mesmo sabendo que iria ser alvo de prisão, tortura e morte, caso falhasse? Só um louco… Não podia Che Guevara ter levado uma vida tranquila como médico na cidade de Buenos Aires? Claro, mas na sua viagem pela América do Sul descobriu que o mundo não era o mar de rosas que julgava e sentiu dentro de si essa vontade de mudar, essa loucura de não ser uma pessoa normal e lutar, mesmo fora do país, por um ideal de justiça, de mais igualdade, de solidariedade.
E são loucos estes homens, porque sonharam, porque acreditaram que um dia podiam mudar o mundo injusto em que nasceram, porque conseguiram ver quando os outros ainda nem olhos tinham! Mas mesmo quando os outros não lhes deram crédito, eles lutaram, pois sabiam que estavam certos e, através da verdade e da honestidade de pensamento chamaram a si multidões. Num tempo em que um negro não podia andar no mesmo autocarro que um branco, Luther King proclamou o seu sonho a centenas de milhares de pessoas.

E o que ganharam estes homens loucos, sonhadores por terem estado um passo à frente? Por terem lutado contra os mais fortes por ideais de justiça, honestidade, paz e igualdade? Uma viagem à Madeira!? Uma mansão na Florida!? Um sultanato na Arábia Saudita!? Um rancho no Texas!? Não!? Nem um carrito comercial!? Nem um plasma!? Nem um microondas!? Nem sequer um passe anual da Carris!? Não! O prémio por uma vida de sacrifícios, honestidade e luta pelo bem do próximo foi morte!

E neste momento todos dizem: “Porra! Que o mundo é mesmo injusto!” Será mesmo assim? Há quase 2 mil milhões de cristãos no mundo. Porque Cristo viveu como viveu? Também, mas também pela forma como morreu ou não fosse o símbolo do cristianismo a cruz em que Ele foi crucificado. E Che Guevara? Terá morrido em vão? Absolutamente não! Ou não fosse, hoje em dia, a América Latina o grande foco do marxismo a nível mundial. Luther King… Se não fosse ele, o Michael Jordan era trolha e o 50 cent nem podia sequer sonhar com aqueles carros de luxo. E Lincoln… Se não fosse este, andava o Jordan a trabalhar com o Morgan Freeman e o 50 cent nas plantações de algodão, de sol a sol e a troco de um pedaço de pão seco. Humberto Delgado também não morreu em vão. A sua morte foi, aliás, decisiva, para o povo abrir finalmente os olhos para a verdadeira dimensão da repressão efectuada pelo Estado Novo.

O mundo não é injusto, os homens são injustos... No momento eles morrem. Morrem os seus corpos, brutalmente trespassados por balas dos que vêem o seu poder ameaçado, por espinhos dos que os invejam, pelo fogo que eles espalharam ao aquecer o coração de tanta gente com uma mensagem de esperança de verdade... Morrem os corpos, mas o espírito prevalece e prevalecerá para sempre vivo no imaginário das pessoas. Dirão:"Que homem bom", "Um homem como já não se vê, honrado, honesto, justo"...
Já outros, aqueles que durante toda a sua vida, se preocuparam com a promoção, com a subida das acções, com o enriquecimento e a fama, mais tarde ou mais cedo, vão sendo esquecidos, e se forem lembrados será pelo mal e não pelo bem. E esses podem viver mais anos mas morrerão pobres de espírito e viverão mal da consciência, por aqueles que não quiseram salvar, por aqueles que mandaram matar, por aqueles que viram chorar e viraram a cara.
É por isso que eu quero ser um grande homem! Não um daqueles que aparece na capa da TIMES, não para ter camisolas com o meu busto estampado, não para aparecer crucificado em tudo quanto é sítio... Apenas, porque quero dormir com a minha consciência tranquila e sentir que fiz algo para mudar o mundo. Porque prefiro morrer como Che do que viver como Bush!

17 comentários:

sapiens disse...

mas se calhar o que faz d todos eles grandes homens é o facto de, se hoje voltassem a viver no nosso meio, se envolverem da mesma forma na sociedade. provavelmente, viveriam no meio dos renegados pela sociedade, entre toxicodependentes e prostitutas, dizendo talvez que estava nas mãos deles mudar o mundo, que eles eram "os puros"...

tb não queria ser o bush. o meu cérebro é melhor, mais inteligente.
-.-

[um dos teus melhores posts. sem dúvida.]

Pedro Pisco disse...

Caro Tiago,
No decorrer do teu texto, acabáste por responder com verdade, ao que antes no início não parecia que fosse acontecer.
Eles não ganharam a morte. ganharam os 3, uma vida de cabeça erguida e de sã consciência.
Tu já és grande, se praticas e pensas o que escreves.
Quanto a mim, apenas pecáste por omissão, num ponto essencial:
Incorreste no mesmo lapso do autor do quadro, que se esqueceu de colocar lá o meu busto também.
Lllllllllllllooooooollllllllllada!
Abraço Grande!

Benfiquista disse...

a verdade é que realmente os grandes homens tendem sempre a morrer mais cedo porque movem multidões, e mover multidões nem sempre é bom na cabeça de alguns protestantes...infelizmente é assim...

Ganda texto pa :)
um abraço

Pata Negra disse...

Quando vejo um beirão de 17 anos a pensar e a escrever assim, confirmo que não foi em vão que estes homens entregaram a vida! Mas atenção, não deixemos que os mitos nos distraiam de tantos homens vivos que lutam sem nome por essas e outras causas.
Hoje mesmo, em tantos cantos do mundo há homens e mulheres que constróiem a História dos sem história!
Parabéns Tiago Abraço
Vale a pena lutar!

Anónimo disse...

Então força ;)

Enfim... disse...

grandes homens sem duvida

Bjokas

mac disse...

Visionários, que levaram o seu sonho até às últimas consequências...

Casemiro dos Plásticos disse...

muito bom, sim senhores!

Anónimo disse...

Um post excelente, acho espectacular o facto de actualizares o blog com tanta frequência, é dos melhores blogs que eu conheço, e talvez até o melhor! Como reparaste não conheço muitos blogs... estou a brincar acho excelente e continua, bjs, Sara.

Anónimo disse...

Simplesmente genial, talvez um dos melhores posts que escreveste!! Uma bela homenagem a alguns grandes Homens, porque certamente houve mais e existirão mais mas que a sua obra e o seu contributo não foram ainda descobertos nem aplaudidos.
bjs
julie

Anónimo disse...

o que me revolta é se por acaso eles vivessem hoje...provavelmente lhe aconteceria o mesmo!!!!o mundo nao mudou assim tanto...pena!!!

Anónimo disse...

Esse Ghandi era ca um filho da puta... devia ter sofrido ainda mais, cabrao de merda.

Anónimo disse...

tá mt fixe!
agora só não percebo porque é que o salazar foi considerado o melhor português!

Anónimo disse...

Todos eles acreditaram num mundo melhor é verdade, todos eles lutaram e a imagem deles, de todos os referidos prevaleceu como simbolo de coragem e liberdade.
Mas seram apenas esses homens que tentaram lutar por um mundo melhor?
Claro que não, obviamente que não... Muitas pessoas tentam lutar por um mundo melhor, mais concretamente por um pais melhor, como é o caso de homens tão distintos como Benito Mussolini, Adolf Hitler ou até mesmo Salazar, todos estes moveram também multidões e de uma maneira ou de outra também não foram esquecidos! Esqueçeu-se o povo de que obras valerosas também estes homens deveriam ser reconhecidos, os progressos na ciência dos cientistas de hitler, o carro do povo volkswagen, a boneca insuflavel!
Todas aquelas escolas primárias para o bem do ensino em Portugal, todas as estradas, a ponte Salazar e até a barragem do alqueva!
Não devemos apenas recordar estes homens como tiranos, mas devemos também reconhecer as suas obras e pensar um pouco que não foi ao acaso que a sua imagem permaneceu para além da morte.
Cumprimentos
Ricardo
http://salazar.lusopt.info/

Anónimo disse...

jefferson disse:em che guevara vejo
algo que a midia não pode influenciar
que o capitalismo não pode comprar
e que nenhuma tecnologia consiga mudar!

meu lema!che la vitória de siempre"
obra social dom bosco itaquera

Anónimo disse...

jefferson disse:em che guevara vejo
algo que a midia não pode influenciar
que o capitalismo não pode comprar
e que nenhuma tecnologia consiga mudar!

meu lema!che la vitória de siempre"
obra social dom bosco itaquera

Anónimo disse...

Qualquer pessoa que compare pacifistas como Cristo e Ghandi com um assassino cruel e frio como Che Guevara precisa urgentemente de deixar as drogas