quarta-feira, abril 25, 2007

Os cravos murcharam

Há 33 anos, o povo e os militares, unidos, derrubaram um regime fascista de opressão, tirania, censura e medo. O povo rejubilou! Gritaram-se muitos vivas: à liberdade, à democracia, ao socialismo! Pensava-se, era um dogma, que o fim do fascismo iria trazer um sistema mais justo, de solidariedade social, que as injustiças iam acabar...
Não podiamos estar mais enganados! O 25 de Abril foi bom, é verdade, pôs fim à censura (pelo menos descarada) e aos presos políticos, acabou com um regime totalitário mas a injustiça não acabou e se, no 25 de Abril se quebraram muitas correntes, ao longo destes 33 anos já muitas se voltaram a unir... Muitos cravos, outrora, vivos, de um vermelho forte e flamejante, de uma revolução forte e duradora, e de uma esperança imensurável, estão agora murchos!
Murcha o cravo da justiça social, quando vemos a idade da reforma a aumentar;
Murcha o cravo da segurança na carreira, quando vemos o desemprego a aumentar, nomeadamente, entre os mais jovens, em idade de maior produtividade;
Murcha o cravo da união da família quando vemos dezenas de milhares de famílias separadas... em prol da tão bendita "mobilidade";
Murcha o cravo da educação gratuita quando se dão balúrdios pelo material escolar essencial;
Murcha o cravo da educação no geral quando se fecham milhares de escolas por esse país fora;
Murcha o cravo do Serviço Nacional de Saúde, quando vemos a nossa saúde a ser vendida aos privados;
Murcha o cravo da descentralização quando se fecham todos os serviços básicos nas localidades do interior...
Murcha o cravo da democracia! Quando vemos o poder autárquico, regional e central metidos em casos e casos de corrupção!
Murcha o cravo da democracia outra vez! Quando a honestidade e a humildade é substituída por golpes de gabinete e hipocrisia total!
Murcha o cravo da democracia, vezes e vezes sem fim! Quando os grandes interesses económicos se sobrepõem à vontade do povo!
Murcha também o cravo da democracia! Quando o povo continua cego, manipulado por uma comunicação social mesquinha e vendida ao poder económico!
Quase todos os cravos murcharam! Murchou também o cravo da liberdade!?
Fica a pergunta... mas para mim não se pode gritar hoje um "Viva a Liberdade!" mas talvez um "Dêem-lhe a extrema unção que está nas últimas!"
Acabou a utopia... O autoritarismo já envolveu praticamente o país no seu véu negro... A ditadura já existe, o ditador tem nome de filósofo... Eu já me apercebi disso, quanto mais tempo vai o povo português demorar a saber?
Viva a revolução! Por um novo 25 de Abril! Para que se plantem novos cravos! E para que para o ano o meu discurso seja menos negativo... Seria bom sinal...

9 comentários:

Anónimo disse...

Concordo iteiramente consigo a revolução murchou... é até ofensivo, vêr na Assembleia da República os bandalhos a discursarem, quando são eles os principais responsáveis pela actual situação do país.

Pedro Pisco disse...

Tiago, toda a razão, naquilo que escreves e, bem sabes, o quanto concordo contigo.
Mas pelo menos um cravo subsiste, bem vivo, vermelho sangue e que nunca mais murchará! O cravo da liberdade da nossa consciência, que nos permite pensar por nós, sonhar, estar aqui na blogoesfera. O cravo que nos permite agora e sempre tomar consciência e alertar os menos atentos, para a podridão desse ditador com nome de filósofo e outros tantos como ele que, nem tu, nem eu, nem tantos outros como nós, alguma vez deixaremos dormir em paz!
Antes pobre e livre de poder pensar e falar, que estar atrás das grades, pelo que penso e pelo que digo, mesmo que isso me dê um prato de comida todos os dias.
Eles continuam todos a emprenhar à custa da plebe, decidindo com vista à solução dos seus próprios problemas, mesmo que isso custe o bem estar social do resto da Nação, no entanto, nós cá estamos para os denunciar e para lhes mostrar que tudo vemos e que nada, mas nada passará em branco!

Abraço!

Me, Myself & I disse...

Vá lá, mas não estaremos a exagerar? Fico sempre tão triste quando ouço estes comentários que dizem que estamos quase como dantes, agora com ditador e tudo! Não se pode comparar o que os nossos pais tinham com o que nós possuímos hoje. Sabemos bem disso!
É verdade que temos que estar alerta, defender o que é nosso, lutar pelo que é nosso de direito... sempre! Mas chamar o Sócrates de ditador é chamar-nos a nós próprios de povo ausente, que não quer saber!
Esta tendência de culpar o governo por tudo o que de mal acontece no país é cobardia, a meu ver. Um país não existe só por causa de um conjunto de ministros, de uma assembleia, de um grupo de políticos... Onde está o cidadão activo? Aquele que tenta construir uma sociedade melhor todos os dias, através de projectos, de actividades, de ideias?

alfabeta disse...

admiro- te por seres tão inteligente com a idade que tens.

mac disse...

O que nós temos hoje? O que difere de há 33 anos atrás? É bom termos a liberdade de escrever estas linhas e não vir ninguém da PIDE prender-nos, mas e o resto? Estaremos assim tão bem? E que cidadão activo? Tenta levantar algum projecto e depois diz-me algo. Primeiro um mar sem fim de burocracia e depois há que dar dinheiro por baixo da mesa a algum autarca, e depois conhecer as pessoas certas e depois...

Rafeiro Perfumado disse...

A minha vénia, Tiago. Só não te entrego um ramo de cravos pelo brilahnte textoporque para além de ser um bocado amaricado estão todos murchos...

Um grande RAUF para ti!

Anónimo disse...

Corajosos capitães
nos libertaram dos "fachos",
mas hoje são mais que as mães
os que mamam de bons tachos!

Anónimo disse...

Tiago...texto espectacular!Gostei imenso!

Anónimo disse...

Oh Tiago... e ires apanhar na puta da peida seu cabrão do caralho? Com essa tenra idade que tens sabes lá tu do que falas.