sábado, abril 14, 2007

Auto-destruição

Todos sabem o quanto eu gosto de criticar, aliás,
Quem não gosta de criticar?
Todos damos palpites sobre isto e aquilo, todos nós dizemos mal de este ou de outro, todos nós sentimos uma vontade de nos indignar contra esta ou aquela opção ou posição...
Mas não! Eu não critico por criticar, eu critico porque sei de formas como isto podia ser melhor!
Mas, até que ponto sou diferente daqueles que critico, ou porque muito falam, mas pouco fazem, ou porque o que fazem, fazem mal, ou porque o que fazem bem, não é bom para o país ou a humanidade?
Sim, até que ponto não sou tão ou mais hipócrita que eles?
Sim, eu não concordo com o que fazem, não concordo com os seus interesses mesquinhos e egoístas (a meu ver, claro!), mas numa coisa eles são melhores que eu... Eles fazem!
Eu!? Nem isso!
Eu sento-me em frente a um monitor e debito 0's e 1's convertidos em letras que juntas dão palavras que articuladas dão textos... Mas não faço mais que isto! Pelos vistos, até o computador tem mais trabalho que eu!
Eu limito-me a pensar, a repensar e a escrever o que penso... E às vezes, nem o que penso escrevo! Escrevo coisas que os outros pensaram, mas que eu tomei por ideias minhas!
GRRR! Que ser odiável eu sou!
Quando era criança pensava que tudo era possível, que eu podia fazer tudo, que podia fazer uma revolução, construir um edifício enorme, fazer linhas e linhas de comboio sem fim! Acreditava em que bastava sonhar para que as coisas acontecessem...E acreditava, também, que iria crescer e aí, as pessoas iriam levar-me a sério!
Hoje, sim! Ainda sonho, mas nada faço para que os meus sonhos se concretizem... Sonho, penso, escrevo, mas agir? Age mais o trolha que trabalha na construção da casa! Age mais o caracol que se esforça para conseguir aquela folhinha de alface mais sucolenta! Porra, que até as melgas que me mordem de noite agem mais que eu!
Sim! Sinto-me um verme! Pior! Sinto-me uma pedra, que contempla, umas vezes rola, por acção do vento ou da água, mas mais nada faz do que isso. Alguém que no conforto da casa vê as casas crescerem, as leis a mudar, os governos a sucederem-se, as guerras a começar e a acabar, a história a avançar, o tempo a passar...
Sim, o tempo passa! E à medida que o tempo passa fico mais velho... Tenho 17 anos mas sinto-me velho contemplativo, descrente, céptico, inerte...
O que é que eu fiz? Nada! O que eu sonhei? Muito! O que podia ter feito? Mais do que eu sonhei! Mas não... Hipocritamente, sento-me e escrevo, mas desta vez uma coisa tenho a certeza! Escrevo tudo o que sinto!

14 comentários:

Astray disse...

Há quem escreva para viver e nada mais faça para um bom ordenado (sendo muitas vezes considerados membros honorários da sociedade), por isso não me parece que escrever por gosto seja razão para se ter dúvidas existenciais.

Comp.

Anónimo disse...

a adolescencia é lixada...faz parte!espero que o resolvas...

Anónimo disse...

mas quem sabe nao veremos no futuro um tal de Dr Almeida a fazer qq coisa por este pais...:)

Aline Cedrac disse...

Este tal Dr. Almeida já faz muito por este país,ao ser um cidadão activo...e...

Kisses...

(xD...)

Pedro Pisco disse...

Ò Caro....
Ainda faltam muitas vezes 17 anos para parar de sonhar e, sonhar faz com que o mundo avance.
Muitas vezes quem age, quem agiu, fê-lo motivado pelo "sonho" de outrem.
E depois.... a Daniela também tem razão.... e depois, ter um raciocínio filosófico e partilhá-lo, ensina. Ensinar também é uma forma de agir.

Abraço.

sapiens disse...

seja o que for que tenhas feito para que este post ficasse escrito como ficou, tocou-me.

sabes, à medida que ia lendo ia-me lembrando do Fernando Pessoa, e daquele poema do ortónimo: "o poeta é um fingidor/finge tão completamente/que chega a fingir que é dor/a dor que deveras sente"
[é mais ou menos isso]

e... talvez não seja hipocrisia. tu interpretas aquilo que pensas, e escreves um "melhoramento" da interpretação. não estás a ser hipócrita, simplesmente... racional. e isso deve de ser minimamente bom!
=D

se te sentes um velho rançoso, então... arruma-te para a berma da estrada para que os outros possam continuar o caminho, mesmo que tenham que o fazer sem ti! e vê se gostas que as coisas te passem ao lado, sem as poderes sequer contestar! e aí, vais perceber que, afinal, enquanto estavas a escrever naquele blog meio toconhò, não estavas a ser hipócrita, nem odiável, e muito menos... inerte.
aquilo que escrevias levava pessoas a meditarem, a pensarem se realmente o que fazem é correcto ou não.

espero que ainda não te tenhas arrumado a um canto. olha, eu também não tenho feito tanto como gostaria. mas um dia... sem um curso, sem o distintivo a dizer "doutor/a"... quem consegue fazer-se levar a sério? e o primeiro ministro também reparou nisso. mas... foi pelo caminho mais fácil, e comprou o que muitos só conseguem depois de muitos anos de esforço. a mim, devem de faltar pelo menos uns 12 para começar a fazer o que quero. e o que quero, é o que vai mudar alguma coisa. vai mudar muitos pequenos mundos de muita gente. espero que... para melhor!

=D

e por isso, estuda para os exames deste ano [4, não?] pa depois... poderes ser levado a sério. tinhas razão quando em puto dizias que tinhas que crescer para não seres desacreditado. em tamanho, em inteligência, em saber... e no nome. deixa que te acrescentem o "doutor" ou que raio for, e vês!!

isto ficou grande, mas paciência. xD quem não quiser ler, não leia!

fica bem*
bj**

[e boa sorte tb para ti! =S xD]

Anónimo disse...

Já pensaste em tanta gente, por quem passas e vejeta? e são pessoas adultas, com responsabilidade no seu trabalho, na educação pelos seus filhos, nos exemplos que deviam dar, mas simplesmente demitem-se das suas funções. Tu tens sentido crítico, sabes muito bem analisar o que que se passa à tua volta e és motivo de orgulho para toda a família. Quem me dera que muitos adultos tivessem o teu sentido de responsabilidade e saber estar na vida como tu sabes. Força. Beijinhos.

mac disse...

Que acto de contrição...
Fazes uma grande coisa: PENSAS!! Podes pensar que não é muito, mas olha que há gente que limita-se a deixar que as coisas lhe passem ao lado. Não reflectem, não pensam, não criticam...limitam-se a comer a palha que lhes dão.
Parabéns por pensares e criticares.

Tiago disse...

sr.beko. Andam aí bactérias de gajos que fazem muito menos que você e não se queixam. Que é isso agora. Vamos lá ver.

Inda por cima metade do que dizes é mentira... Tu não te limitas a ficar sentado na cadeira a escrever. Fazes muito mais que isso, e sabes bem que é verdade.

Força aí e contínua....

E não te esqueças, bactérias....lool

alfabeta disse...

Há criticas positivas, pena que as pessoas não as vejam assim.

peace_love disse...

Olha,eu sou como tu! :(

Anónimo disse...

Não creio q tenhas razões p te sentires assim tão inútil.
Este teu blog, q tem abanado as consciências e/ou, pelo menos, ajudado a mantê-las alerta, tem dado o seu contributo p melhorar o mundo.
O mundo nunca muda o q deveria mudar, mas se todos fôssemos um rebanho de carneiros alienados estaria certamente bem pior.
E depois, já lá dizia Gedeão
"Que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
nas mãos de uma criança!"

Já agora, subscrevo o q disse a Joaninha!

Inês Silva disse...

será que és assim alguém que não faz nada? Não sei se é bem assim.
Afinal, escreves um blog que é lido por imensa gente, que contigo 'discute' os assuntos que escreves.
Será que isso já não é o suficiente para fazeres as pessoas pensar?
Será que é aos 17 anos que tens que te sentir velho? Não...os teus sonhos não tem que se concretizar logo. Os teus sonhos são sonhos que podes e deves concretizar à medida que vais crescendo.

Eu sei o que quiseste dizer cm 17 anos e ser velho..eu tb ja senti isso..ou melhor acho que as vezes ainda sinto...a idade não passa...pode ser que daqui a uns meses quando os 18 anos chegarem as coisas se alterem um pouco.

kiss

Anónimo disse...

Se pensas que não estás a agir, então porque criaste este blog? Não foi para transmitires as tuas ideias, uma mensagem a quem te lê?
Ás vezes vale mais um pequeno gesto que uma revolução.
Tu estás a agir da maneira que podes, mas eu, também penso nas coisas e não sei como agir.
bjs
julie