sexta-feira, agosto 04, 2006

A verdadeira questão de Cuba...

Terça-feira desta semana, veio o comunicado oficial de Fidel Castro dizendo que por motivos de saúde (inflamação nos intestinos) iria delegar provisoriamente, sublinhe-se, as suas funções de Presidente de Cuba, chefe das forças armadas e líder do PC, no seu irmão Raúl.
Já muito se opinou por essas televisões, desde se dizer que Raúl não é tão carismático a falar-se da implementação de uma democracia (pró-americana, está claro!), havendo até muitas pessoas, sem coração, desejando a morte de El Comandante. O que é certo, e com isto dirijo-me directamente ao centro da questão, é que nos últimos 4 dias mais nada de relevante se passou em Cuba. Fidel está a recuperar, Raúl ainda não apareceu em público, mas nada faz prever uma revolução...
Então porquê tanto interesse das televisões em matraquilhar-nos com informações e opiniões mais que repetidas das pessoas, principalmente em Miami. Bem, digamos que esta doençazinha de Fidel, da qual certamente recuperará, veio mesmo a calhar para a trupe do Sr. Bush. E não deixa de ser coincidência que os ataques mais graves ao Líbano (um mesmo a Beirute) se estão a dar nesta altura.
Mas, estávamos a falar em Cuba, que é para aqui chamada a guerra do Líbano?
A verdade é que a máquina propagandista norte-americana está a fazer todos os possíveis para desviar as atenções do Líbano para Cuba, tentando dar mais relevo à delegação de poderes, provisória, como já referi e é de bem salientar, de Fidel do que às atrocidades cometidas diariamente pelo "amigo" país de Israel...
Teoria da conspiração? Claro que não. Penso que qualquer pessoa inteligente e atenta se apercebe dos meandros sujos da política externa norte-americana. E, a televisão em Portugal e na Europa passa apenas o que se passa nas tv's dos EUA: Os coitadinhos dos reprimidos, que por abastados serem e não quererem perder os seus valiosos bens materiais foram exilados... Ninguém se preocupa com o estado de saúde de Castro... resignou... nem que seja provisoriamente, vamos celebrar à morte do ditador... Não há câmaras para filmar as centenas de milhar de cubanos que se manifestam para que este regime continue. Não há câmaras para filmar as vigílias pela saúde de El Comandante.
Pois, não há câmaras, não acontece! Pois se aconteceu, é bom que não se lembre! É esta a verdadeira questão de Cuba... O que não acontece e se faz querer que aconteceu (a queda de um regime) e a omissão daquilo que realmente aconteceu e que deveria ser lembrado... Um país que apesar de um bloqueio estúpido de um país ainda mais estúpido, consegue ter o melhor sistema de saúde do mundo e a mais baixa taxa de analfabetismo na América Latina!
Pois não filmam as câmaras, mas faço questão que se lembre o que não merece ser esquecido e que se esqueça o que não merece ser lembrado... Resta-me desejar as melhoras a El Comandante e que Cuba não se deixe caír às mãos do Império... Viva la Revolución!

9 comentários:

Anónimo disse...

Muitos não se acreditam nisto que eu vou dizer (tem mesmo ar de teoria da conspiração), mas pronto:
O imperialismo dos EUA vai ser a causa da próxima grande guerra. Não há volta a dar. Vejam o Iraque... Foi por armas químicas invisíveis não foi?! Agora vejam o Líbano (é óbvio que por nesta "invasão" pode ter passado a mão dos EUA)... Pouco a pouco e como quem não quer a coisa, o Sr. Bush e os seus "camaradas" (triste ironia) vai se aproveitando.
A questão de Cuba acaba por ser mais uma peça no jogo.
O império da águia que vá pró crlh. E o "império" do galo (de barçelos) também por lhes terem emprestado uma merda duma base aérea...
Fica bem.

Anónimo disse...

E já agora se te apetece rir um bocado... vê:
http://scapegoat.blogs.sapo.pt/2112.html (Um post velho mas pornto)
e diz qualquer coisa sobre o comentário "De Tripeira a 5 de Agosto de 2006 às 00:14"
Tens que fazer um post Anti-Pitas hehe

Tiago disse...

Eu só tenho pena é dos palestinianos e dos libaneses. Porque inda hoje morreram 2 israelitas e foi uma desgraça lá em Israel, pobres das pessoas e não sei quê...mas não vêm a desgraça que estão a espalhar pelo Líbano, as centenas que estão a matar. Isso eles não vêem. E quem está por trás disto tudo. EUA claro, que passam a vida a vetar resoluções de paz na ONU, que vetam relatórios da ONU, vetam tudo. Isto era fazer um boicote a produtos norte americanos, que foi o que eles obrigaram o resto do mundo a fazer a cuba, e era ver o império norte-americano a desmoronar-se.

Anónimo disse...

Cuba vai-se transformar no quintal dos EUA, é a triste realidade que os espera. Quanto ao imperialismo dos EUA, por mais anti-americana que eu seja, e por mais que considere os americanos o povo mais ignorante do mundo, é preverível termos o império da águia ao império vermelho da China...

Anónimo disse...

Tens razão :|
Nem me lembrei de falar da China, a tal potência em ascenção... A sua ascenção também não me agrada mas pronto...

Beko the Great disse...

Bem, entre um império vermelho e um império da águia realmente, venha o diabo e escolha... Mas acho que apesar de ser comunista, Cuba pouco tem a ver com a China.
E acho também que a escolha não devia ser escolher entre impérios mas sim lutar por uma unidade mundial em que todos os países tivessem as mesmas condições e não um império em que uns se subjugam a outros, enfim... fará outro post...

Anónimo disse...

A conclusão a que chego é que cada vez menos percebo este mundo... Daqui a pouco fazem uma guerra nuclear porque uns dizem que 2+2 são 5 e outros que são 6... Olha, que vão todos, uns e outros, passar férias a uma ilha privada na Polinésia, que têm dinheiro para isso e deixarem-nos em paz...

Anónimo disse...

um abraço para ti! tenho andado um pouco ausente dos comments mas não das visitas.
No entanto este mês vou estar n ausente!
Quanto a este post... já os comments anteriores eo post em si revelam a verdade....
às vezes assusta-me que passado 35 anos a crise dos misseis cuban ainda vá voltar á berra... tudo ppor causa da hipocrisia Americana... que so vêm o que não há... cegos!

Um abraço para ti!

volto Breve!

Anónimo disse...

Bem pelo que acabei de ler ainda têm que aprender muito sobre a questao do medio oriente e de cuba.
sobre o médio oriente tentem ler um pouco de historia e perceber o que realmente está em jogo para todo o ocidente e economias em ascensao.duas pistas:poderio militar de israel! o como e o porquê;arabia saudita, o intocavel do meido oriente.
Quanto a cuba tentem perceber os complexos da guerra fria na américa latina incluindo a crise dos misseis de cuba, panamá, chile, bolibia, argentina, colombia, venesuela.
Nao olhem só para o mediatismo dos acontecimentos, estas questoes sao muito mais profundas.

Áh ó "anticristo"... enterra-te.


Tiago! vê lá se publicas isto!