segunda-feira, agosto 14, 2006

Aquela noite de Verão...

Era noite... Era Agosto... Lá em cima ouviam-se os primeiros acordes de uma música pimba, mais um conjunto para animar as festas lá da aldeia. Do outro lado, lá para os campos, ouviam-se grilos cantando uma outra música... mais melodiosa, mais natural.
Ele era um rapaz dos campos, conhecia bem os grilos. Ela ajudava o pai no café, conhecia bem a música lá de cima, conhecia o ambiente, mas não conhecia o pobre rapaz do campo, eles aliás, pouco se viam naquele meio impressionantemente pequeno... Mas ele quis sair do som melancólico e bucólico dos grilos e ela estava farta do bailarico lá em cima... Ela desceu, desceu ao adro... Ele subiu, vivia no vale, subiu e a ela, só a ela encontrou no adro... Ele tinha uma camisa, rôta, mas a melhor que tinha, ela tinha um vestido negro, mas simples, provavelmente contrafeito, eram os dois gente humilde, como aliás, todos os que naquela aldeia viviam... Ela timidamente perguntou-lhe o nome... Ele respondeu ásperamente, Manuel, mas todos me chamam Mané, ela disse calmamente,o meu nome é Dora, Dora do café, como todos me chamam... Eles eram jovens, teriam 15, 16 anos e estavam sós, no adro da igreja, todo o povo estava lá em cima, na festa, no baile.
Ela quis então conhecê-lo melhor, ele aceitou ir com ela, depois de terem esgotado todas as voltas e contravoltas ao povo, ele pediu-lhe para dançar, ela disse que não sabia mas aceitava... Subiram então, a rua íngreme que dava para o largo lá em cima, havia carros por todo o lado, a maior parte eram estrangeiros, franceses, suíços, alemães... Tudo emigrantes... Alguns conehcia-os Mané, outros conhecia-os a Dora... Enquanto os sisudos emigrantes, esperavam eternamente pelo momento próprio para dançar, eles entraram, sem saber dar um passo, mas dançaram, alegres... Os emigrantes troçavam de fora, mas nem coragem tinham para ir lá dar um pézinho, eles tinham... Os emigrantes e as gente snob daquela terra, se é que já lá tinha chegado o estrangeirismo, olhavam de cima para aqueles dois pobres, dançando uma música reles, com uma batida monótona e com roupinha de andar na terra... Pois eles não dançavam mas também estavam lá... No bar, o pai de Mané já estava na sua actividade habitual, vinho e cerveja, bagaço... ele e tantos outros, mas ele nem ligava, ou de ser tão habitual, ou de não o reconhecer como pai...e dançou... Dançou ela e dançou ele, dançaram felizes até ao fim da noite, sim porque na aldeia a noite acaba às duas... Ele disse no seu português simplório que tinha gostado muito de dançar com ela, ela agradeceu e retribui.
Mais tarde, noutras noites como aquela encontraram-se os dois para dançar, o primeiro beijo ocorreu na seguinte, o casamento daí a um ano... E viveram juntos para sempre, pobres, ele sem saber escrever, ela sem saber falar, tiveram filhos e viveram eternamente assim, aquela noite de verão, naquela feliz simplicidade...

5 comentários:

Fábio Ferreira disse...

Mas isto é o Anti-tudo ou é a revista Maria?

Ana de Sousa disse...

Gostei bastante deste texto :)
Fugiu ao tema do blog mas naturalmente continua bom!
Passa uma grande mensagem.

Anónimo disse...

Foi algum momento de inspiração? ^.-

Anónimo disse...

Leio este teu conto crónico vezes e vezes sem conta e tento escrutinar o significado tão plausível e vísivel, e a mensagem tão simples e ao mesmo tempo de tão enorme grandeza que nos tentas transmitir...e, começo a pensar se no meio daquela simplicidade tão grande...não existia algo de já longa data e ainda maior calibre...quem sabe se os protagonistas (Mané e Dora) não se teriam já conhecido...e sido amigos, e essa amizade se terá tornado em algo mais..
Bem, só deixo aqui esta reflexão e mais uma vez congratulo-te Tiago por, teres aberto os olhos a tantas pesssoas "pequenas" de alma e q se dizem grandes (só de carteira...)...parabéns por isso!
Há que lhes mostrar que é preciso resistir...negando os preconceitos sociais que nos tentam impor mas que jamais conseguirão!!!
Keep on!

;)

Post-scriptum.: só para desejar boa-noite e, bom fim-de-semana!

Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! Trailer carlisle tires Arvon cosmetics Free program remove adware spyware