quarta-feira, agosto 09, 2006

Lei da (dis)paridade

Foi promulgada na Segunda-feira a lei da paridade a qual dita que as listas dos partidos à assembleia têm de conter no mínimo 30% de mulheres...
Ora, isto é uma estupidez! Se está consagrado na constituição que não pode haver discriminação de sexos em qualquer situação, supostamente todas as pessoas (homens ou mulheres) têm os mesmos direitos de participar nas listas dos partidos. Sendo assim uma lei destas é desnecessária e inadequada.
E tanto mais é inadequada porque a igualdade é um direito, mas não é um dever, ou seja, as mulheres, tal como os homens só se inscrevem nas listas à assembleia se quiserem! Se num partido as mulheres não querem ser deputadas, não deviam ser obrigadas... Aí, está-se a desrespeitar outro direito, o direito à livre escolha. Agora, aquilo que devia ser feito era fiscalizar todos os partidos para ver se as mulheres não eram discriminadas por serem mulheres, o que custa a crer, mas enfim, neste país...
Olhem, já nem sei que diga destas medidas do governo, a verdade é que isto é mais uma medida populista para chamar à atenção e dizer que este governo faz coisas justas, encobrindo assim as muitas das tristes leis que tornam este Portugal mais injusto.

P.S.: Não deixa de ser estranho que a paridade não seja respeitada neste governo. É que dos 17 ministros, apenas 2 são mulheres! E isto se não considerarmos a ministra da educação um monstro...

6 comentários:

Anónimo disse...

:|
Só podem estar a brincar... É que isso não tem lógica nenhuma...
Para além de inútil, acaba por mostrar mais discriminação. É o mesmo que alguém dizer: "Somos todos iguais, mas vamos deixar os coitadinhos dos pretos e dos judeus governar, obrigando os partidos a ter 20% de negros e judeus." (o que acaba por mostrar aínda mais discriminação pelos negros e judeus...)
O mesmo se passa com isto.Igualdade de direitos mas os partidos TÊM que ter X mulheres? TÊM que ter X mulheres? Mas o que é isso? E se não houvessem mulheres competentes para um cargo político? Não dá a entender que é uma discriminação pelas mulheres? "Vamos deixar as coitadinhas entrar para a política."
Provavelmente os políticos precisam de mais mulheres nas assembleias para outro tipo de coisas. Isto é FAZER LEIS POR FAZER. Só para parecer que fazem alguma voisa.
Não chames monstro há ministra da educação. Não ofendas os monstros.

Fábio Ferreira disse...

Forte candidata a lei mais estúpida de sempre.

Anónimo disse...

Pelo menos do país. É mesmo absurda.
Os americanos também têm umas leis estranhas, têm.
Há uma qu "proibe qualquer contacto com seres alienígnas" (é verdade, vi num documentário qualquer).
Coitados... Tenham pena dos políticos. Precisam de companhia feminina... Basta pensarmos que uma das companhias femininas que tÊm é a ministra da (des)educação... Até percebo... Querem renovar a "mercadoria" mas é...

Beko the Great disse...

Pois... Scapegoat, já enviei um pedido de desculpas oficial para os monstros!

pisconight disse...

Concordo plenamente! É uma lei mais do que absurda...
;)

Anónimo disse...

Esta lei é idiota. Mas fez-me pensar bem como o Dia da Mulher:
Isto é sinal que ainda (apesar de todos os direitos do homem) existe discriminação para com o sexo feminino.
Ainda hoje se ouvem histórias de violência doméstica e de mortes de mulher por parte dos seus companheiros, ou até discriminações no acesso ao emprego.
Enfim, é triste!
Por isso detesto o Dia da Mulher.
Por sentir que ainda é preciso.