sexta-feira, julho 28, 2006

O estado da música em Portugal

Chegam os festivas de Verão, desde o Metal ao Hip Hop, passando pelo Rock e Reagge, as estrelas são todas estrangeiras. Porquê?
Ouvindo uma rádio portuguesa durante uma hora, será difícil ou quase impossível, ouvir mais que uma música portuguesa. Parece até estúpido ter de haver uma lei que obrigue as rádios a passar uma certa quota de música portuguesa. Pior que isto é que muitas bandas "portuguesas" cantam única e exclusivamente em inglês, mesmo só sendo conhecidas em Portugal... Parece que há um incompreensível tabu, preconceito contra a língua portuguesa, e contra a produção nacional. Será que o povo português enjoa a música nacional? Será que a nossa língua só dá para fazer música pimba?
Penso que a mentalidade portuguesa de que "no estrangeiro é que é bom" prevalece na música também. É óbvio que não encontramos na música portuguesa alguém com a virtuosidade dos Pink Floyd ou Dire Straights. É óbvio que nenhuma banda metal portuguesa chegou aos calcanhares de Iron Maiden, mas até que ponto Juanes e Robbie Williams diferem de Tony Carreira? Até que ponto Anastacia não é tão pimba quanto a Ágata? Até que ponto os Xutos não conseguem equiparar os grandes Rolling Stones? Umas pequenas comparações que nos permitem reflectir... A verdade é que os portugueses acham a sua língua, pimba por natureza e não conseguem fugir a este preconceito, porque se traduzirmos as letras de Robbie Williams, mesmo Prince ou Michael Jackson acabamos por descobrir que têm até menos qualidade que Marco Paulo! Já para não falar de "artistas" como Melanie C que no seu país não vendem nada e em Portugal chegam ao número 1, claro, com um dedinho do Sr. Moniz.
E é também ao sr. Moniz que dedico este parágrafo, ao sr. Moniz e às suas imposições, ditas musicais, DZR't, o expoente máximo, uma boysband do mais rasca, que se transformou numa máquina de fazer dinheiro e sucesso. Depois, tudo o resto, desde o afrouxado FF passando por Patrícia Candoso e agora o mais recente desastre: 4taste!
Bem, mas chega de falar da música mais popular. E o rock!? Que é do fulgor do Rock português dos anos 80? Parece que parámos no tempo desde aí. Há 25 anos ouviamos Xutos e GNR, agora ouvimos GNR e Xutos! De vez em quando vão aparecendo umas lufadas de ar fresco, como Toranja, Clã, Mesa (isto falando de portugueses a sério), EZ Special, Hands on Aproach, Squeeze this Please (bandas com mania que são estrangeiros), mas que conforme sobem, 2, 3 anos depois descem e são os mesmos Xutos e GNR que continuam na alta roda.
Entretanto em Portugal a corrente Hip Hop tem ganhado pontos. Muito graças a Da Weasel, já conheciditos até no estrangeiro, mas que cantaram e hão de cantar sempre em português, e a Mind a Gap, Sam the Kid, Boss AC...
Por último, falar no absurdo dos absurdos: Moonspell! A banda que há dois anos veio ao festival do Tejo, rotulada de alemã, que na sua origem não conseguiu gravar em Portugal e gravou... na Finlândia. Os eternos renegados de Portugal, que só com os dois últimos álbuns: The Antidote e Memorial conseguiram chegar ao top nacional. Vejam como Portugal foi mau para um dos seus melhores recursos... Hoje em dia, esta banda bem tem o direito de cantar em inglês, há de ter mais fãs na Noruega (nº1 no IDH e com metade da população portuguesa) do que no seu próprio país! Basta visistarem sites relacionados com Black/Goth Metal para verem a fama que estes alcançaram.


Conclusão: A música portuguesa está mal, é um facto. Porquê? Continuamos com a mania que não somos tão bons como os ingleses, os espanhóis, os americanos, os brasileiros quando somos tão bons ou melhores. O talento existe, meus amigos, só não é bem aproveitado.

15 comentários:

peace_love disse...

e que dizer de uma "cantora" que anda pelo you tube,Marli,que canta(?) a música(?) "bertulina"?
"o meu nome é Bertulina e eu sou uma heroina"...
Realmente ter a coragem de se meter na net a cantar tão mal..é uma heroina,sem duvida.

http://www.youtube.com/watch?v=27AGIj8ykik

Fábio Ferreira disse...

Claro que existe boa música portuguesa. Talvez demasiado boa para a população em geral.
E não percebo qual é o problema de se cantar em inglês. Cada um exprime-se no idioma que quer.

Anónimo disse...

Muito bem sr tiago... isto é td mt lindo e dp... um gajo entra num blog k é anti música inglesa e o que encontra... umas músiquinhas de lado para animar o pessoal... E não é k essas músicas são todas inglesas! Nem o exemplo és capaz de dar... K tristeza!

Ptt bem...

Tiago disse...

Que tal pores aí de lado um José Alberto Reis que faz agora 20 anos de carreira, um Marco Paulo para teres música no teu blog para as avozinhas que o visitam, um António Carreira que pelo seu sucesso já merecia, e quem sabe até uns vynnill, que se dizem 100% portugueses e depois escolhem um nome estrangeiro, mal escrito por sinal. Mas pronto é assim... Porteite gud e quando fores a Coimbra avisa para eu não ir no mesmo dia que tu á mesma hora que tu para o mesmo local que vossa excelencia (lol)...

Anónimo disse...

hey!!!!! axas k m eskeço d ti?! no way!!! inda por cima agowa k puxest musika da melhor aki!!!

mas falando aki dest post... os portugueses ainda nao aprenderam realment a ter orgulho na sua musika e principalment na sua língua! é provável k até nem saibam k na nossa lingua existem tantos tipos de vocábulos, k faxem c k sejamos capaxes de falar com pronuncia correta kase tds os tipos de idiomas. enkuanto k um inglês s vê grego pra falar portugues e um espanhol nem tenta falar outras linguas!
kal estrangeiro kal kê?! PORTUGAL é k rula!!!

e outra coisa, falas-t nos nomes + conhecidos da musika em portugal, mas mm eu ki sou uma minina do METAL, gosto d musika + portuguesa cm por exemplo as Tunas (k inda tentam subsistir nest mundu!), rui veloso... ha por aí muito boa musika! ouçam boa musika portuguesa e vao fikar pasmados!!!


bjoka gandi tiago!!!

******POOOORRRRTTTTOOOOO******

Anónimo disse...

Há excelente música portuguesa, mas são sempre os mesmos a tocarem nos festivais e nas rádios, e com esta história das quotas, é sempre mais do mesmo...

Fábio Ferreira disse...

E no outro extremo há aqueles que aberrações como o FF são bons só porque "devemos apoiar a música portuguesa".

Já agora o Rui Veloso também caía bem no assunto deste tópico. Foi em tempos considerado o pai do rock português e nos últimos anos tem se dedicado a músicas lamechas que só servem para encher a playlist da RFM...

Diana disse...

não sei comprar o Robbie Williams ao Tony Carreira seja uma escolha acertada... não me refiro em relação às letras, mas mais em relação ao som e ritmo, mas também são gostos! ^^ Enfim, quanto aos D'zrt e dessas «coisas» criadas por telenovelas, também tenho uma opinião um pouco diferente: essa música é criada para crianças, tal como a música da Floribella, é só ver um concerto de qq um deles que se vê que é só miudos. Ora bem, quando nós eramos miudos ouviamos o Areias (grande clássico), eles ouvem Dzrt, pronto. Claro que o nosso Areias era muito melhor.. mas mais vale ouvirem Dzrt e coisas do género, do que 50 Cent, cujos videoclips deveriam de ser para mais de 18 anos, e não aconselhaveis a pessoas sensiveis. Enfim, apenas critico aquelas pessoas que com alguma idade preferem D'zrt a música. :)

E pronto, não penso que a música portuguesa seja má, há é muito pouca divulgaçao das bandas que valem a pena. E verdade seja dita, quando algum cantor/banda faz uma musica com razoavel sucesso (ou album) muitas vezes poe se à sombra da bananeira e não faz nada de jeito, não se esforça pq já tem o lugar garantido..

P.S. : o primeiro album dos Da Weasel, em 1994, era em inglês :)

Ana Melita disse...

É assim, na minha opinião a lingua portuguesa nao encaixa no que diz respeito à musica! Ou seja, a nossa lingua é das mais complicadas de aprender, por isso vemos crianças portuguesas com 4 anos a noa conseguir articular bem as palavras, enquanto que uma criança da mesma idade mas Inglesa que fala a sua lingua correntemente! Assim, a nossa lingua nao é muito sonante...por isso vemos poucas bandas com capacidade intlectual de articular as palavras com a música sem tornar Pimba! Como as que referist no post! Quanto ao Hip Hop eu pessoalmente admiro mais o português exactamente por aquilo que refei acima...a complexidade da nossa lingua!

Bom post...

P.S.: Acho que o ultimo post do Anti-Morangos pode explicar algumas coisas...;)

Anónimo disse...

This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
»

Anónimo disse...

oh meu deves andar a dormir, musica boa cantada em portugues?!! nc ouviste uma banda chamada Tara Perdida? www.myspace.com/taraperdida
ou mm fitacola www.myspace.com/fitacola, basta procurares um bocadito que encontras muito boa musica portuguesa, só nao passa nas radios portuguesas, mas a culpa n é das bandas.

Anónimo disse...

um conselho para todos ouçam a antena 3

Anónimo disse...

olha lá a patricia candoso canta muito bem e tu tás aki a dizer mal dela deves cantar melhor nao!!
coitado de ti nem és famoso kuanto mais teres talentos...o k é k tu sabes fazer?? blogs anti tudo?? isso kalker pessoa faz...mas cantar nem todos têm jeito....mais uma coisa deves ser tao triste k fazes um blog destes e refugiaste nos outros...de ti só tenho pena...

patricia candoso 4ever and ever...
kem gosta gosta kem nao gosta faz muito muito muito muito malll....

xau**

Anónimo disse...

olá boas,

Em Portugal ao contarrio de ke muitos poxam penxar temos muito boa musica da melhor mesmo nos temos uma tradiçao musical das mais ricas do mundo se lrem um pouco da historia musical irao pereceber.

Em relaçao a artistas temos em portugal o Topo da musica ,com qualidade e mais qualidade que enxe todo por onmde paxa etc... exe verdadeiro fenomeno
k se chama:

TONY CARREIRA

Sem duvida k é o topo dakilo k se fax ca em portugal e kiça do mundo, no outro dia ouvi um produtor frances numa entrevista dixer k havia um cantor com enorme talento um coisa fora do normal, um portugues com o nome Tony Carreira.
penxo k ja dixe tudo , as melhores salas de musica europreias ja se renderam o fenomeno Tony carreira, o olympia de paris, a garandiossisima sala inglessa onde so nomes como MADONNA,PINK FLOYD;DIDO;EMINEM;PIXIES etc... exes grandes nomes e O Tony Carreira esgotou ,enfim pavilhoes atlanticos etc...
Tony Carreira e um do reis da POP romantica mundial sem duvida

somos um pais muito rico nomeio estes; xutos e pontapes,andre sardet,tony carreira,paulo gonzo,joao pedro pais,toranja,fingertips,ezspecial ,easyway,moonspell, e muitos outos e dificil tar aki a nomeralos todos eles

Unknown disse...

Desculpe, você falou em virtuosismo dos Pink Floyd??Deve estar a brincar!!Senpre foram instrumentista com uma técnica rude e limitada! Não teriam sido nada se não cantassem em inglês.Que infeliz exemplo você põe!!!