terça-feira, julho 25, 2006

Porque sou Anti-TVIndecente

Há pouco mais de 10 anos, no início dos anos 90, com a abertura do serviço de televisão aos privados, a igreja decidiu fundar um canal de televisão. Esse canal, passava desenhos animados com histórias bíblicas, passava a missa, o terço, programas de debate religioso... Não funcionou. E como, segundo as leis do mercado, o que não dá lucro vende-se, um grupo de empresários, entre os quais José Eduardo Moniz comprou a estação, tansformando-a na TVI, uma televisão que de católica nada tem.
No princípio a TVI, era de longe a estação menos vista, primeiro porque o público português ainda não estava adaptado ao privado, segundo, porque ainda não tinha programas próprios. Foi então que se começou a investir na ficção nacional. Todo o Tempo do Mundo, a primeira novela, teve uns humildes 12,5% de share, contudo as novelas que se seguiram e o Big Brother catapultaram a estação para o topo das audiências nacionais, transformando a TVI naquilo que hoje é...
Olhando para a programação é caso de ficarmos assustados com as 8h15 min de novelas que passam, mais espantoso é que 4 destas são dedicadas ao público jovem... Vocês sabem do que é que eu estou a falar!
Se a estas somarmos mais 2 de Você na TV, e mais 4 de noticiários sensacionalistas, teremos então a mais indecente das televisões do Mundo, quiçá de Portugal!
Contudo, a indecência atrai a inocência (talvez por isso tenhamos 4 horas dedicadas às crianças e adolescentes) e é por isso que no horário nobre, esta estação passa a vida a bater recordes de audiência. Sem dúvida que um Barranquenho que se ataranta com as galinhas é mais importante que um ataque ilegítimo ao Iraque. Sem dúvida que um puto de 6 anos que guarda vacas é mais herói que um Álvaro Cunhal, que lutou durante 50 anos contra a ditadura. Dois exemplos que espelham bem o outro mundo que é a TVI, o mundo dos heróis de um povo medíocre, um mundo em que a notícia não se faz segundo a razão, mas apelando às mais fracas emoções, um mundo em que não há escrúpulos para mostrar o lado mais podre, mais animal do Homem (Fiel ou Infiel, O meu Odioso e Inacreditável Noivo, os reality shows são alguns exemplos).
E pensar, que 46% dos portugueses, quase 5 milhões, consomem diariamente toda esta nojeira...

Um pequeno conselho... Quando estiver farto de lixo televisivo, tenha o bom senso de mudar para a 2:

10 comentários:

Anónimo disse...

Yap. Eu deixei de ligar À TV À muito tempo...
Costumo fazer a analogia: "A TVI está para A TV assim como o 24 horas está para os jornais."
É QUE NEM OS TELEJORNAIS SÃO "SÉRIOS"!! Muito gosta a TVI de passar entrevistas "emocionantes" para atrair o típico português sempre atrás de desgraças: o puto que guarda vacas, a senhora desgraçada que perdeu os filhos, etc, etc. Tudo com o intuito, não de informar, mas sim de obter audiências!
Para não falar das novelas: Sobre os "morangos com merda" não digo mais (até porque já fiz um post sobre isso :P), quanto ao resto... É uma tristeza saber que há gente que considera essas tais 8 horas de que falas como sagradas. As novelas "de adultos" (essas tretas do "tempo de viver" e não sei quê), apesar de também serem vistas por crianças e adolesentes, causam o mesmo efeito nos adultos que os morangos causam nos jovens: LAVAGEM CEREBRAL AUTÊNTICA. Apostar na ficção nacional, tudo bem. Agora o que é de mais é erro.
Quanto a reality shows... Vi o primeiro big brother (só por curiosidade) e depois nunca mais vi nenhum... Tornou-se assustador fazer um "Zapping" (os meus "zappings" costumam passar predominantemente pela 2: e pelos canais TV Cabo, mas ok...) e ver o Castelo Branco...
É incrível relacionar a mentalidade do português com o sr. C.B.: Os portugas muito "machões" dizem: "Ai o castelo branco, p*ta de paneleiro, gay-maricas de merd* n sei quê" mas gostam muito de o ver a fazer cenas paneleirescas na televisão: "Ai tá a dar a quinta das atrocidades!! Deixa estar para vermos o castelo branco!"
Eu não sou religioso... Mas acho que teria sido melhor a TVI ter ficado um canal religioso. Era menos assustador.
Fica bem.

mac disse...

Valha-nos os jornais, que ainda são os que nos mantêm informados, a 2: e alguma TV por cabo.

Fábio Ferreira disse...

Mas olhem que essas audiências não têm qualquer tipo de valor. A maior parte refere-se a cafés/restaurantes/outros estabelecimentos públicos que insistem em injectar esse tipo de porcarias aos seus clientes.

Tiago disse...

Concordo com tudo o que disseste, mas acho que estás enganado numa pequena coisa. Não são só 4 horas dedicadas á juventude. Repara só, de manhã são 2 horas de MCA repetição do ano passado. À tarde são mais 1h30 de repetição do dia anterior e 15 min novo de mca. depois do jornal sensacional há mais 1 hora de mca, dos quais 15 min são repetição dos 15 min da tarde. Se fizeres as contas isto dá mais ou menos 5 horas de mca dos quais só uma é que não é repetição, e que todos os parolinhos vêem como se fosse a primeira vez (atenção, eu só vi isto agora porque andava a investigar para escrever no meu blog, mas já que tenho oportunidade escrevo aqui). Isto realmente é indecente. Se emitissem 5 horas por dia inéditos ainda se compreendia, agora assim . é uma vergonha... Para não falar dos inspectores maximos e das outras porcarias de ficção nacional que tb grande parte da juventude vê...

peace_love disse...

Concordo,ainda o que se aproveita é a 2: e alguns programas da rtp1. A SIC e a TVI têm uns raros bons programas que passam de madrugada...Felizmente tou de férias e posso ver "Dr House" e "Donas de casa desesperadas".

Anónimo disse...

É que nem os jornais! Basta olhar para o mítico 24 horas. (Quem teve a lata de chamar jornal àquilo?!)

Diana disse...

ai..ai..gostei do apelo! mudem de canal.. a mim a tvi já me abala pouco pq vejo pouca tv e nao ponho os pés na tvi.. mas já reparei q outros canais parecem seguir a mesma linha, nomeadamente a sic. E q tal desligar a tv e ler um bom livrinho ou sair para espairecer? morte aos shares =D

Anónimo disse...

Here are some links that I believe will be interested

Anónimo disse...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»

Anónimo disse...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»