segunda-feira, julho 10, 2006

Fire Strikes Back

Pois é, neste malfadado país basta vir uma temperatura perto dos 35ºc e... o rastilho acende-se. Impressionante como ano após ano, a história se repete. Claro que eu não vou falar das causas deste fenómeno, pois penso que falta de meios, falta de coordenação, e coisa e tal, já estamos todos fartos de ouvir falar. Vou sim falar como reage este país aos incêndios...
Começando pelas populações... É curioso ver, sempre que há um incêndio que ameaça as populações, pessoas (geralmente) mulheres esvairadas e histéricas proclamando "É o inferno!" "É o fim!". Só dá vontade de perguntar: Já visitou o inferno? Parece ter o total conhecimento de causa... Já agora, diga-se que quem anuncia o apocalipse assim, só porque lhe vão morrer uma dúzia de galinhas e vai ficar sem uns metritos de terreno devia ser enviado para o manicómio mais perto, ou então, mais soft e muito menos ofensivo, deveria ter acompanhamento da assistência social... Diga-se que provavelmente essas galinhas e esses metritos de terreno provavelmente só arderam porque os tais 25 m de distância de segurança não foram respeitados.
Depois a imprensa... O comportamento é o de "Vejam, a TVI esteve com as vítimas na sua hora de sofrimento e agonia"... Ui, que reconfortante para as vítimas, até é para duvidar se a agonia era do incêndio ou da boca da Manuela Moura Guedes. Depois há aquela palavra que eles adoram usar e abusar: Dantesco! Não sei porquê Dantesco, afinal na Divina Comédia (de Dante) , também o Purgatório e o Paraíso são visitados. Claro, lá ouve um espertinho que achou graça à palavra (até porque rima com grotesco) e pronto temos a palavra oficial dos incêndios. Hmm... outra coisa que eu acho mesmo brutal na televisão são expressões como "Incêndios 2005", parece que é assim, tipo Campeonato do Mundo 2006 ou Atenas 2004, enfim enaltece-se logo o acontecimento.
Depois o governo... Este só actua depois das férias... desculpem... trabalho político! em Bora Bora... Esperem eu disse actua? Claro que não actua porque só fala... E perante 4 câmaras de TV , mais umas não sei quantas máquinas fotográficas e umas dezenas de micros diz frases sábias como "Precisamos de meios aéreos (claro, maquinaria russa da década de 60)" depois, demite-se o Sr. Coordenador dos Bombeiros, o Director da Protecção Geral, e claro, como tudo neste país, fica tudo em águas de bacalhau!
Enfim, não há palavras e já agora, depois de lamentadas as mortes de 5 Chilenos e um bombeiro de Gonçalo, há que desejar boa sorte aos nossos bombeiros para os Incêndios 2006. Parece que é a única competição que Portugal ganha sempre...

P.S.: Já abriu a época nacional de incêndios, aí está outra expressão de fazer rir, quase parece: "não deitem fogo, mas se deitarem deitem nesta altura que arde melhor". Outra ainda melhor são os alertas que passam na TV: Distritos X,Y,Z com alerta vermelho (grande risco de incêndio), apesar de serem boas indicações para a população, os incendiários agradecem saber que deflagrará mais depressa em distrito X, que em distrito Z!

6 comentários:

Tiago disse...

Bem eu concordo contigo. Só há uma coisa em que te contradizes. Não gostas das expressões incêndios 2005 ou 2006 mas logoa seguir dizes, passo a citar "há que desejar boa sorte aos nossos bombeiros para os Incêndios 2006. E realmente, as televisões já metem nojo. Outra coisa de que não falaste foi do Sr. António Costa que interrompeu a sua viagem a Marrocos para vir prestar condolências á família do Bombeiro que morreu... E ir ajudar a apagar o incêndio, ele e o parlamento todo... Ia ser giro. Era a primeira vez que se ia ver um político a TENTAR fazer algo de útil...

Tiago disse...

O próximo tema de que tem que falar é o racismo, nomeadamente de certas pessoas que nós sabemos

Anónimo disse...

pois...Los incendios...
Bem sabes que há todo um submundo de dinheiros metidos no lume... e enquanto assim for.... lá passeiam os politicos de heliportugal!!!!

Um abraço camarada!
Paulo Santos

Anónimo disse...

Bem a epoca dos incendios começa bem, ja leva 6 mortes ou mais...sim senhora!!de ano para ano aumentam os numeros dos incendios no nosso país...tipo acho que nos outros paises n se obtem um numero tao elevado de incendios como em Portugal, e isto a que se deve?? Talvez a falta de cuidado dos portugueses em relação as suas propriedades.
Se isto continua assim não sei onde este país vai parar...fika bm beijinhux

Anónimo disse...

Great site lots of usefull infomation here.
»

Anónimo disse...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»