sábado, julho 15, 2006

Anti Cultura das Massas

Desde o início do século XX começaram os fenómenos das grandes multidões. Os Jogos Olímpicos, os discursos políticos, as manifestações, tudo eram fenómenos que juntavam milhares e milhares de pessoas. Criou-se então "A cultura das massas".

A cultura das massas não é mais do que o poder exercido pela força de muitas pessoas unidas por uma causa comum. Claro que isto assim dito, até parece poético, mas não é. É bem grave.
Walter Lippman disse um dia "Quando todos pensam igual é porque ninguém pensa muito", e é isto que acontece quando estamos a falar de massas. Todos agem igual, mas não quer dizer que estejam muito convictos no que fazem, pelo contrário, agem porque os outros agem assim. Isto vê-se por exemplo na roupa: se é moda andar de laranja, ando de laranja, mesmo que prefira o azul claro; nos carros: já repararam a quantidade de Renault's Clio que se viam por aí há 2 anos?; Na televisão: Vou ver novela Y, porque senão não vou poder falar com as minhas colegas de emprego.

Isto é a verdade, mesmo que não se apercebam é a verdade!
O pior disto tudo é que as pessoas não reflectem, pensam que é correcto agir assim só porque viram o outro a agir assim. Pode-se pois dizer que o maior defeito das massas é ser anti-racional. Ora negar a capacidade racional do Homem é torná-lo desumano, animal. Ora vejamos os meninos e meninas de 14 anos que todas as santas 18h ligam a TV para ver os Morangos. Não será como um instinto tanto ou mais irracional que o cão que corre atrás do pau? E aquelas pessoas que todos os verões migram em direcção ao Algarve? Até que ponto não se assemelham às aves que migram para as terras mais quentes no Inverno? Pois é Platão um dia disse "o homem é um animal social" Eu só acrescentaria que a sociedade torna o homem num animal.
Outro defeito das massas é que as maiorias nem sempre têm razão. Um exemplo flagrante é a televisão. A TVI é quem lidera as audiências, mas é sabido de todos que a 2:, mesmo a SIC e a RTP, têm conteúdos muito mais interessantes e cultos que a estação do sr. Moniz.

Ora, reflictamos agora. Em democracia são as maiorias que decidem. Até que ponto a racionalidade das maiorias que elegem os nossos representantes não está comprometida? Até que ponto não são as massas manipuladas, refira-se, democraticamente, quando se realizam as eleições? Deixo apenas as perguntas... As respostas virão a seu tempo.
Aquilo que eu sei é que num regime totalitário, um manda em todos e ninguém tem opinião, numa democracia todos podem ter opinião, mas as massas formam as opiniões das pessoas, proibindo-as, ao fim e ao cabo, da sua tão proclamada liberdade. E é com mais uma frase sábia, também de Platão, que termino:

"Não devemos de forma alguma preocupar-nos com o que diz a maioria, mas apenas com a opinião dos que têm conhecimento do justo e do injusto, e com a própria verdade"

13 comentários:

Tiago disse...

Beko, tu deves andar noutro planeta. As massas não se cultivam. O arroz cultiva-se as massas não. São fabricadas. Bem mas como tu és um caso á parte se quiseres cultivar massas usa massa nacional, porque o qué é nacional é bom. E viva o cântico PDCVPC.

Anónimo disse...

quando bem elaboradas as massas podem até ser deliciosas....


Disses te tudo! oportuno, actual e bem elaborado o post!

parabens!

um abraço

Paulo santos

Anónimo disse...

E o pior de tudo é quando eu quero ir comprar roupa e só encontro roupa "bué da fashion"! E porque? Porque fazem roupa para essas tais massas que vestem o que querem que eles vistam!

rules disse...

Tens toda a razão... TUDO DE BOM :)

Anónimo disse...

Merda de sociedade. Não tarda nada e somos uns robots sem personalidade!
A começar pela juventude que "ás santas 18 horas" (adorei a expressão lol, é que é lhes mesmo uma hora sagrada) em que começa a repetição do episodio de ontem dos morangos com azeite, seguido do episódio de hoje e das campanhas de marketing relativas a pseudo-bandas como por exemplo os D'ZRT.
Querem todos seguir os seus "modelos" os seus "ídolos", pondo de parte a sua personalidade que os tornava únicos!
Tou farto desta merda!
Grande post. Keep up with the good work ;).

http://scapegoat.blogs.sapo.pt

peace_love disse...

No dia em que as pessoas se deixarem de agir de acordo com o que os outros pensam e começarem a pensar pelas próprias cabeças, o mundo tornar-se-á um sitio melhor.

Tiago disse...

Beko, tu falas falas, mas no fundo sempre que pegas no sax, não passas sem tocar para mim tanto me faz, e agora vens dizer mal dos dzr't e dos morangos com pimenta que vez todos os dias. Sinceramente. Para não falar do teu "mau" gosto por futebol (FCP). Tocas numa banda que consegue chamar 10 pessoas aos concertos. E vens tu aqui falar de cultura de massas.

Anónimo disse...

Opa. Lá está. Nunca o ouvi tocar. Mas se calhar a musica dele é mlhor k DZRT. Mas mesmo assim tem menos publico k eles.

Com tantas bnndas de jeito a lutarem, usando talento, pela sobrevivencia, e aparecem os DZRT k sem saber cantar e plagiando musicas obtem sucesso. é triste.
Por isso ele bem k pod falar massas.

Anónimo disse...

Opa. Lá está. Nunca o ouvi tocar. Mas se calhar a musica dele é mlhor k DZRT. Mas mesmo assim tem menos publico k eles.

Com tantas bnndas de jeito a lutarem, usando talento, pela sobrevivencia, e aparecem os DZRT k sem saber cantar e plagiando musicas obtem sucesso. é triste.
Por isso ele bem k pod falar massas.

Anónimo disse...

Achei o teu post muito pertinente pá, acho que tens razão na maior parte das coisas que disseste. ás vezes vejo-me a questionar se o 25 de abril terá valido mesmo a pena...de qualquer das formas lanço uma outra questão, aliás um problema gravíssimo: aqueles que se identificam mais com a sociedade alternativa não estarão agora a ser invadidos. é que até agora a sociedade plástica vigorou. mas vejo fortes indícios de uma adopção dos hábitos e culturas das sociedades alternativas, assim como o gosto musical, a maneira neo-hippie de vestir(que até agora era olhada de canto), o próprio surf, que encontra-se agora vulgarizado por catraios que nem sabem o que é um take-off. vejo o meu modo de vida a ser prostituído sem o meu consentimento, e vulgarizado nos ecrâs de televisão aos olhos de pessoas sem personalidade nenhuma. é um desrespeito por todos aqueles que não querem ser mais uma ovelha neste gigantesco rebanho de estúpidas ovelhas...

Anónimo disse...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

Anónimo disse...

é graças a essas massas que as outras culturas não são respeitadas. porque se tu és diferente, passas a ser olhado de lado como se fosse uma coisa muito má seres diferente.

Morangos Com Açúcar, há 4 anos a desenvolver a hipocrísia em Portugal.

Anónimo disse...

pois...eu comeceu a ver morangos quando entrei para a faculdade à 2 anos!porque o pessoal todo via...bem foi mais por curiosidade...gostei e continuei a ver...na altura era giro!agora curei-me...xau

(uma prova que morangos na é só de pitas...ou PiTaHHh)