terça-feira, maio 30, 2006

Anti-frases (só as típicamente portuguesas)

Já há algum tempo que não escrevo nada sobre cenas que ninguém repara e até podem parecer estúpidas de tal modo que decidi fazer este post. Ora vamos lá ver quais são as frases tipicamente portuguesas... Pensem...
1ª "Se calhar" - é a resposta típica da indefinição portuguesa, do fatalismo a que estamos entregues, olha pode ser que calhe, mas se não calhar não há crise;
2ª "Logo se vê" - o puro "deixa andar". O guardar tudo para a última... Querem atitude mais portuguesa?
3ª "Não me apetece" - Portugal - o país dos apetites;
4ª "Estamos em crise" - sim por mais que não queiramos, não se ouve outra cena na TV (uma questão de possível abordagem futura...
5ª "Se Deus Quiser" ou "Deus Queira" - É a crença de que venha alguém fazer algo por nós. É só Ele querer e tudo será bom;

E pronto por hoje é tudo, deixem as vossas lusas frases nos anticomentários...

3 comentários:

Anónimo disse...

Acrescento o "Vamos andando", um dox expoentes máximos do fatalismo e da saudade portugueses... Tamos em krise, por ixo dizemos "Vamos andando, contando os tostões..." E dpx kerem o paix a andar pa frente, bem n é d certeza km estes provincianismos k vamx lá... Nem culturalmente, nem socialmente nem sequer economicamente (a economia n se compadece com "anti-frases" destas)... Um qualquer historiador diria, em termos politicamente correctos: "Bem, isto é a herança d alguns tiques salazaristas..."! Mas o problema está em tdas as pexoas (entr as kuais infelizmente, por vezes, me incluo) k n conseguem dizer a verdade nua e crua... Neste caso, o "Vamos andando", é um eufemismo pa "Tou mal"... Mas ixo n s pode dizer, é socialment incorrecto, como diria exe ícone da "coltura" cascalense aka Paula Bobone... Estamos num regime oficialmente democrático há + de 30 anos, e no entanto ainda n tomámos consciência do k é a liberdade d expressão: na minha opinião, extas "anti-frases" não são mais do que atentados à liberdade d expressão, pk a elas está inerente o politicament correcto e n o k realmente keremos dizer... Enfim, é por estas e por outras k kuando akabar o 12º kero ir extudar po estrangeiro, pk n sou masoquista... E dpx keixam-se da fuga de cérebros...

Bem, já me estiquei nas minhas "meditações metafísicas" (desculpa descartes... Volta, estás perdoado...)

Tiago disse...

Uma coisa que eu tb acho engraçado nos portugueses é, quando alguém está no hospital muito mal, se se safa "Foi Graças a Deus". Se bate a bota foi "Negligência médica". Também tá na moda

Anónimo disse...

Pois é...frases verdadeiramente típicas dos tugas...bem, claro que até irritam, mas...pensando bem...já repararam que devemos ser o povo mais optimista de todos?
Por exemplo, eu pergunto a 10 pessoas se tá tudo bem e cerca de 9, respondem-me: "Vai-se andando" ou "Tá tudo" ou "Tudo"!!! Bem...começo a pensar se não confiam em mim para expôr os seus eventuais problemas...é que perguntar isto a um amigo...que parece desanimado e ele responder q tá tudo bem...bem, está mas é tudo mal! Será que não sou digna da sua confiança? às vezes pergunto-me isto...mas quase sempre deduzo que o problema está na mentalidade e na forma de expressão dos sentimentos de cada um...por isso, o melhor é mesmo deixar andar! Relax, tá tudo na maior! ;)