sábado, maio 27, 2006

Porque chora o mundo!

Porque choras, ó mundo?
"Choro de muita tristeza
Estou podre e imundo
De miséria e pobreza!"

Ó mundo porque és pobre?
"Eu tenho até muito para dar
Tudo é rico, o que me cobre
Mas ninguém quer é partilhar"

Porque é que ninguém partilha?
"Ganância, ódio e sede de poder
Controlam a minha única maravilha
E tudo o que é bom fica a perder!"

Quem é a maravilha?
Quem fica a perder?
"O Homem é maravilha!
O Homem é derrotado
Ninguém conseguiu perceber
Que este caminho é errado"

Que caminho é mau, ó Deus!
Não foi o que fizeste para nós?
"O caminho, filhos meus,
não vo-lo fiz, apenas indiquei
mas parece que ainda nenhum de voz
escutou o que ensinei"

O que não aprendemos?
Que Nos quiseste ensinar?
"O que o Meu filho vos disse
E não quisestes escutar"

"Deixai tudo para trás
Riquezas, ódios e futilidades
Lutai apenas pela paz
Contra todas as contrariedades!"

Ó Deus, porque choras?
Porque choras, ó mundo?
Iremos limpar sem demoras
O que é mau e imundo!

2 comentários:

Anónimo disse...

é pá...agora é que o livro de Português me fazia jeito...é que tá-me a faltar a cultura geral...e não tenho a certeza do autor desse poema...mas tem muito que se lhe diga!
1ª conclusão (e óbvia): o mundo tá podre...não só no sentido literal mas, como também no sentido metafórico, todos sabemos que tamos a derreter literalmente!

2ª conclusão: temos muita riqueza (olhem para o petróleo que ao desaparecer tão depressa, provoca guerras, conflitos e...ainda por cima aumenta os preços do combustível!!! ;) ) Partilhar...esse tão interessante e já em desuso conceito faz-me pensar: existirá ainda este verbo? Da última vez que verifiquei servia de retroversão de quota da população activa por espaço de tempo, que esteve com a televisão ligada num certo e determinado canal (os nossos caros "shares" ) e...será que, mesmo estes partilham? Têm visto do directorzinho da SIC a almoçar amigavelmente com o Moniz, ultimamente? Nem é preciso chegar a tanto...para saber que eles se roem para tar no topo!!!
"Ganância, ódio e sede de poder" - são sentimentos comuns a uma considerável percentagem da população mundial...e infelizmente, uma tanta percentagem consegue o que quer, lá entramos nós com a CORRUPÇÃO outra vez!!!

Como podem ver, é um ciclo vicioso em que as pessoas tão de tal forma sedadas e viciadas (+ uma "addiction" (vício)para a matéria de Inglês sobre os vícios: a corrupção!!
...........

Beko the Great disse...

eu sei k parece muito bom, mas fui eu k o escrevi... lol... n havia livro d portugues k te safasse