domingo, julho 29, 2007

Anti-café

Um gajo como eu que critica praticamente tudo não pode deixar de criticar algo tão simples, mundano, quotidiano, mas ao mesmo tempo intrincado na sociedade portuguesa como o café...
Sinceramente não sei se a cafeína é boa ou má, se dá energia ou dá o sono, se aquece o estômago, se é bom ou mau para este ou aquele cancro, se nos dá a diarreia ou a prisão de ventre. Aliás estou-me pouco importando para isso. A cafeína para mim é só mais uma substância que, como tantas outras, é boa em certas quantidades e má em demasia. Mas não é disso que vou falar hoje, vou-me focar mais no "café como vício social".
O café é talvez o vício mais intrincado na nossa sociedade. Praticamente todas as pessoas com mais de 15 anos já beberam café na sua vida e não duvido que mais de 50% da população adulta o use (e abuse!) todos os dias para aumentar o rendimento e a concentração.
Mas o que tornará o café tão atraente assim? Mata a sede? Não. Mata a fome? Não! Dá energia? Ah! Desculpas! Vá! Lembrem-se lá da vossa primeira vez... a beber café, claro! Terá sido sozinho ou acompanhado?
Acompanhado, claro! O café não só é um vício social, como é mais ainda um vício socializante! Digam lá. Quando querem desabafar ou falar simplesmente com um amigo o que é que fazem? "Bem, queres ir ali tomar um café comigo?" Quando o pessoal se encontra todo, onde costuma ser? No café! Ora, o tomar do café tornou-se pretexto para mil e uma coisas, mas é sem dúvida nenhuma o pretexto nº1 quando se tratam de situações sociais! Eu acho até que o pretexto se está a implementar tanto que funciona quase como que uma obrigação, ou seja, as pessoas precisam de ir tomar café para se encontrar!
Então para que serve o café? Para rigorosamente nada!? NÃO! Para a coisa que os adoráveis seres humanos mais gostam de fazer... Socializar! Ah! E para os estabelecimentos cafés terem lucros estrondosos! Bem... mas isso... acho que já é outra conversa!

9 comentários:

Anónimo disse...

Oi! Yupi primeira! Não liguem ao entusiasmo, é do café.... Pois olha eu tenho 15 anos( já faço parte da tua estatística) e quando era mais pequena até bebia um bocadinho de café, assim de 6 em seis meses...que os meus pais são muito responsáveis.Mas agora já nem bebo café, e nem gosto do café dos cafés. Quanto ao papel da sociedade em relação ao café,concordo plenamente contigo, porque até eu que não bebo café, me reconheci na frase: " Vamos tomar um café?",( embora só tenha dito essa frases duas vezes), adiante, boa escolha de música,xau,bjs,
Sara.

Anónimo disse...

Ei Tiago , és de Oliveira do Hospital ,eu ca sou de Oliveria do Conde , passa por la para tomarmos um café!

Anónimo disse...

Se era pa ter piada falhou. Redondamente.

Só acho estranho que sejas "anti-tudo" menos Anti-paneleiros ou anti-comunismo..

Enfim gajos como tu sei eu o tratamento que lhes dava.

mac disse...

Eu tomo café para acordar de manhã ou então porque depois do almoço me faz falta algo. Socializar? Nem por isso...Quer de manhãzinha, quer depois do almoço, não falem comigo...

Savonarola disse...

Gostei da análise sobre o café, tanto mais que eu próprio sou um bebedor de café inveterado, de há anos! Se não tiver começado aos 15 anos, pelo menos acho que aos 18 já tomava uns bons cafés. À portuguesa. Do bom, bem acompanhado, ou... sozinho.
Agora, não me venham falar dessas zurrapas à americana que se bebem por uma caneca, sem pegar na asa. Água suja do imperialismo, é o que é! (Perdoem-me os aficionados...)
Um abraço anarquista

mac disse...

PS: vai ao meu blog...há lá 1 votação que se calhar vais achar interessante.

Anónimo disse...

Bora ai ao café!?

Aline Cedrac disse...

Já se bebia um cafézinho...já já...é k não tenho dormido nada...o sono é pouco...e o café a mim dá-me uma moca...que nem a marijuana pura dá! xD

Keep it up!=)

(I love you...*.*)

Ester

Docente disse...

ora e eu que todos os dias la tomo o cafezito de manha antes do trb tb ja tinha reparado na relação café/socialização...so que nao tinha dito nada... nao gosto de me gabar! LOL

eu nao sou anti-café
e, mas sim anti MAU café, que muitas vezes é servido a preços exorbitantes em mts estabelecimentos ( pa nao dizer cafés porque afinal nao quero ser redundante!)