sexta-feira, julho 13, 2007

Popstars!

Recordo com revivalismo e nostalgia aquele single dos Aqua: Barbie Girl, esse mesmo que, estarão, salvo algum problema, a ouvir nas colunas do vosso PC...
Sim! É música pop. E é de isso que vou falar hoje... Não tanto o género músical pop, mas aquelas músicas que são pop (de populares), toda a gente as entoa, cantarola ou assobia por essas ruas.
Vou começar pelo novo sucesso dos Da Weasel. "Uh Uh! Yeah Yeah! Faz, faz, bébé!"... Pá! Mas que é isto? Sim... escusam de vir para aí 10 milhões de pessoas a berrar-me ao ouvido! Claro que sabem o que é isto! Quem nunca ouviu isto? Sim, Dialectos de Ternura... Mas o que é isto!? De longe, das piores músicas da doninha. Pá! Uma perfeita bosta, uma autêntica pimbalhada... Um dos piores refrões da história da música portuguesa (Sim! Até a Cabritinha do Quim Barreiros tem um refrão melhor!). Mas quem nunca ouviu, ou cantarolou isto?
É o segredo, meus amigos, o segredo da música Pop. Um, dois, três, quatro acordes no máximo, uma linha melódica do mais básico (pode ler-se também infantil) e um refrão tão pobre em espírito e vocabulário, mas que, no entanto, entra no ouvido logo à primeira vez!
A música pop é universal, qualquer um entende (convinhamos que este Uh! Uh! Yeah! Yeah! é digno de um chimpanzé!), daí que chegue tanta desta música, das mais diferentes proveniências, ao nosso país... Recordo-me agora duns celebérrimos O-zone. Esses mesmos do videoclip a cantar no avião qualquer coisa como " Vrei sa pleci dar nu ma, nu ma iei, Nu ma, nu ma iei, nu ma, nu ma, nu ma iei." E eu volto a perguntar: que é isto? Isto é romeno! Qualquer coisa como "queres ir, mas não, não me levas contigo!" Pá! Até a Mónica Sintra era mais original. Mas vendeu ou não vendeu platinas e platinas em Portugal e por esse mundo fora? Porquê? Não interessa o que a letra diz, mas sim a sonoridade que tem... Este Nu ma numa iei entra no ouvido de uma forma que até gajos como eu começam a cantarolar!
Felizmente, outra característica da música pop é a efemeridade. Tão depressa arrasam Top's como são arrasados... Em relação a isto, quem melhor que as Las Ketchup como exemplo? Sim! Essas que abanavam o cuzinho e faziam umas cenas muito engraçadas com as mãozinhas! (lol! relembro agora um trauma de infância quando andava a fazer as figurinhas tristes de andar com as minhas amigas a imitar estas Popstars) Mas adiante... As Las Ketchup passaram quase dois meses seguidinhos no nº1 de vendas nacional. Lembro-me que fizeram um concerto na passagem de ano em Albufeira. A TV deu cobertura e saíu (como seria previsível) o maior fiasco possível. Desde aí, alguém ouviu falar nelas? Alguém se lembra sequer de outra música que não o Asereje!? E mais uma vez... Uma letra paupérrima, mas que entra no ouvido e se entranha pelas artérias a dentro.
Como eu disse, estas Popstars são efémeras... É a única esperança que eu ainda tenho em Rhiana, Pussycat Dolls, Beyoncé, Gwen Stefani, Jennifer Lopéz e muitas outras... É que desapareçam do panorama musical (e como diriam os meus ídolos Dimmu Borgir) ONCE AND FOR ALL!!!

13 comentários:

Anónimo disse...

Se alguem desse tempo a ouvir as letras de musica dessas ultimas popstars ke tu referiste, mais depressa desapareciam do mapa.

Fábio Ferreira disse...

Tantas memórias desenterradas... O que é que é feito dessa gente toda de que falas aí?

Anónimo disse...

A ultima vez ke vi as las ketchup foi na eurovisão

Anónimo disse...

Mas ó Tiago estas músicas agora fazem parte da nossa cultura, porque com tantos Morangos e Floribellas, as criancinhas já não fazem tantas actividades para estimular a sua criatividade como faziam dantes, por isso os seus cerebrozinhos não aguentam com letras da pesada, ou seja algo com mais de 20 palavras. E é claro k a letra do numa numa é dos romenos, mas o mérito é nosso, pk s n passassem os Morangos lá, achas k faziam uma letra destas? Bom o comentário já está grande, mas km lê o teu blog aguenta com letras da pesada, bjs.

Francis disse...

Desculpa o atraso mas estive out!

O quê? Os O-Zone eram romenos? e eu que pensanva que eram os Anjos a cantar e comer Bledines ao mesmo tempo!!!

Lembro-me dos outros. as Ketchup... comiam-se! :-)

Excelente. Voltarei :-)
Um abraço!

alfabeta disse...

Esta musica recorda- me velhos tempos,bjs

AM disse...

Muito bem visto tiago, a verdade da música POP e que existem enormes(n sei se seria a palavra correcta para qualificar) problemas como caso de já não se poder considerar uma música por exemplo!O genero POP torna-se hoje em dia algo desagradável;feito com muita rapidez para se poder chegar ao sucesso(ou para simplesmente a continuar);o assunto acaba por ser algo sem sentido,sem mensagem; a "cantora" tem de ser bem constituida fisicamentea,sim porque possivelmente a Simara do Big Brother tambem se tornava numa cantora pop conhecida,se não fosse obesa..
Exemplos de POP mau! Há mesmo muito, tanto a nacional com a internacional!
O que me aparece logo a cabeça e a inconfundível Paris Hilton com o seu sigle "Stars are Blind"já tem algum tempo,mas coitada e realmente hilariante,não acham!?
Mas andou a rondar o HLP na MTV durante várias semanas! Já sabíamos todos que ela era uma modelo famosa (razão pela qual ja tinha referido para tornar-se num estrela POP),mas oferecer-nos este presente! Não tavamos a espera desta má surpresa..

É por isto que sou mais dado ao genero Rock, sendo sem duvida alguma algo completamente diferente ao POP, onde está presente a rebeldia, a critíca ao assunto que e referido e as mensagens que leva as pessoas a pensar!

Anónimo disse...

Como o Andriano disse , para ser cantora nestes dias so precisa de corpo , mas também tem de saber uns passos de dança , porque hoje em dia ja não se canta na musica pop , é so dança , basta ver o exemplo da j-lo quando esteve ca!

O pior é ke ha certos artistas armados ke sabem cantar ou dançar mas não valem nada , disso temos exemplo dos DZRT , os 4 Taste ou mais internacional a Paris Hilton.

Na minha opinião , o hip hop e o rock são os melhores estilos musicais por como ja disseram demonstram rebeldia e ao mesmo tempo criticam o sistema

Aposto que num futuro proximo , serão relembrados valete , sam the kid , boss ac , xutos e pontapes entre MUITOS , mas ninguem vai se lembrar da crhistina aguliera , h-lo ou rihana.

Ps: Peço desculpa por alguns erros , e ke escrivi bastante a pressa

Anónimo disse...

outra coisa , espero que estejam preparados para a nova popstar da sic. Lembrei-me disso pk a floribela e essa chiquikita que vem ai podiam ser considradas tb popstars|

sapiens disse...

no outro dia disseram-me: ouves o ellington? ele é uma merda, não vale nada! quase que arranquei cabelos!

por isso, acredita, estou por tudo. LOL irónico

peace_love disse...

Essas que tu mencionaste no fim, parecem-me todas iguais..de aspecto e a cantar..sempre a mesma merda, até enjoa..

Anónimo disse...

METAL FUCKING RULEZ!!!

Anónimo disse...

Não vejo onde está o problema dos estilos musicais. A verdade é que a má musica se vende muito melhor do que a maioria das "boas" musicas. Por exemplo, a musica clássica vende pouco, mas não deixa de ser estupenda e não vi por aí nenhuma alminha a defender o esquema.

Não me venham com os idolos Dimmu Borgir.... não faço puto de ideia do que se passou com eles, mas a partir do 3º album deram para aparvalhar, mas nem tudo é mau, pelo menos agora consigo decifrar as letras, só é pena terem deixado de lado as boas composições que faziam. O mesmo recado se podia deixar aos cradle. É pena a não continuídade dos covenant. Tirando isso. Da weasel já foi melhor é verdade, mas é sp bom ter coisas ligeiras por aí.... Até porque, esmifrar 50 notas não garante uma melhor composição que 2 ou 3 notas com nexo, ou com sonoridade. Segundo essa lógica de complexidade, a maioria dos grupos mais "pesados" devia voltar à escola e aprender qq coisa.