terça-feira, julho 24, 2007

Uma Igreja de Pecado

Ao contrário do que possa parecer, fui educado de uma forma cristã. Fui baptizado, fiz a primeira comunhão, fiz a profissão de fé e fui crismado. Ainda me lembro perfeitamente das palavras do bispo quando fui crismado. "Agora estão cheios do Espírito Santo". Bem, fiquei mesmo cheio! Não propriamente do Espírito Santo em si, que não tem nada a ver com a minha frustração, mas com a Igreja, instituição secular.

Uma igreja que me fez colocar, imagine-se, a hipótese do sacerdócio quando tinha uns 11 anitos. Não porque me fascinassem os paramentos ou as rezas, mas porque me fascinava a mensagem de Deus, de Cristo. "Dá a outra face", "Perdoa os teus inimigos", "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" ou "o reino dos céus é dos pobres, ricos de espírito e não dos ricos, que são pobres de espírito". Lembro-me perfeitamente do que o padre da paróquia onde fui baptizado faz questão de salientar todos os Natais "Cristo não nasceu num berço de ouro, num palácio, entre os ricos, mas numa manjedoura, entre a vaca e o burro, no seio dos mais pobres" (Infelizmente, enquanto ele dizia isso, 50% das pessoas comentavam o vestido da outra metade, 25% comentava os sapatos, 20% estava no corte e costura, 4,5% abria a boca de sono e os outros 0,5% era eu).

Mas encoberta nesta imagem valiosa de justiça, fraternidade, solidariedade, amor, perdão e paz, ergueu-se ao longo de vinte séculos, a Igreja, a Santa Igreja. Uma Igreja que instituiu tradições e preconceitos, que em vez de perdoar e conciliar, perseguiu, torturou e queimou; Uma Igreja que educa os "bons e velhos princípios", mas que é dogmática e vê o Diabo no desenvolvimento científico e na evolução tecnológica; Uma Igreja que deveria procurar a paz, mas preferiu e prefere a guerra aos infiéis; Uma Igreja que devia combater a pobreza mas que detêm uma fortuna inigualável; Uma Igreja que renuncia à luxúria, mas quantos não foram os Papas que acolheram na sua corte prostitutas e geraram filhos ilegítimos? E é agora, nos tempos modernos, essa mesma Igreja, com mais de um milhar de milhões de habitantes, que proíbe o preservativo e abomina o aborto, que continua cega nos seus velhos e dogmáticos princípios, ignorando as drogas e a SIDA.
E a hierarquia? Não defendia Cristo que éramos todos irmãos e comíamos do mesmo pão, comungando o mesmo vinho? Que acima dos homens só Deus? Então, porquê um Papa, cento e tal cardeais, uma catraifada de bispos, resmas de padres e legiões de leigos? Porquê esta distinção? Porque anda o padre da minha paróquia a contar os tostões para fazer uma nova igreja enquanto o Papa se dá ao luxo de pedir para trocar o paramento por um ligeiríssimo erro de costura? Porque é que os missionários alimentam os pobres por esse mundo fora com sacos de arroz e farinha enquanto se banqueteia a corte do Vaticano?
Como diz Saramago "Deus fez o homem à sua imagem e semelhança e depois o homem fez Deus à sua imagem e semelhança", e eu acrescentaria: no pior sentido. Deus não é necessariamente um Deus bondoso e misericordioso. Pode ser, em certas alturas dá jeito, mas noutras dá jeito que Deus seja um porco capitalista, duro e implacável. Dá jeito, a igreja enche os bolsos, cortam-se umas cabeças pensadoras e há aquele cheirinho místico a carne assada!
Tempos houve, e não muito distantes, em que parecia que algo ia mudar na Igreja. Lembram-se de João Paulo II? Como não nos podemos lembrar! São cada vez mais as saudades dum Papa que proclamou, mesmo condicionado pelas seculares tradições da Igreja, uma fé verdadeiramente cristã. Talvez tenha sido o primeiro Papa bondoso que não morreu de morte súbita (sabendo nós o que significa morte súbita nos meandros do Vaticano).

Hoje sinto que com o cardeal Ratzinger (é absurdo chamarmos Bento a uma aberração daquelas) a Igreja regrediu pelo menos 200 anos e voltou às velhinhas "boas" tradições. Felizmente, com a variedade de informação disponível, só quem quer ser mesmo ignorante é que continua a seguir estes valores completamente inadequados à sociedade actual. Infelizmente, há cada vez menos pessoas a ler a Bíblia e a perceber a sua verdadeira mensagem. Talvez nem nunca a cheguemos a entender bem, mas é de certo antagónica a esta Igreja de Pecado!

15 comentários:

Docente disse...

"faz o que eu digo...nao faças o que eu faço"

mac disse...

Sempre fui de opinião que a Religião é 1 coisa a Igreja outra bem diferente. E olha que também fui baptizada, fiz a 1ªcomunhão, andei na catequese e fiz a profissão de fé. E também me passou pela cabeça na minha adolescência ser missionária (a coragem e altruísmo dos missionários deixava-me perpelexa). Infelizmente a Igreja foi edificada pelo Homem, e o Homem deixa podre tudo aquilo em que toca.

Tiago disse...

Para este post era mesmo a música do boss Ac "Que Deus". Acho que e das musicas melhores dele. Eu pessoalmente, tb fui baptizado, fiz primeira comunhão e profissão de fé, mas depois deixei-me disso. Neste momento já não acredito em nada da igreja. Só vou à missa se me obrigarem mesmo mesmo mesmo. Normalmente em casamentos e baptizados se puder dou o meu lugar as pessoas mais velhas e venho cá para fora [e tu nisto dás-me razão: a parte do comer e que e boa]. Sinceramente estou farto das teorias idiotas do "Clero" e seus seguidores.

Ptt.

Anónimo disse...

Põe-te a pau, que não tarda a aparecer por aí o teu anónimo de estimação, a chamar-te nomes feios!

alfabeta disse...

Acredito em Deus e Jesus mas não em religiões.

Anónimo disse...

- Quando vi o título pensei q ias escrever sobre os crimes de índole sexual cometidos por membros da Igreja.
- Também a mim sempre fez confusão os bispos ostentarem o título de "Dom" numa religião onde se proclama q todos os homens são todos iguais (Enfim... citando Orwell: "...todos iguais, mas alguns são mais iguais q os outros.)
- Quando a Joseph Ratzinger, de facto nunca será fácil ser-se papa depois de um Karol Wojtyla, sobretudo quando se tem uma fisionomia q faz lembrar uma personagem de um filme de terror! (Q nos tempos q correm essa coisa do carisma tb é relevante para se ser papa!)
- No q concerne a matar em nome da/a coberto da religião, sempre assim foi e sempre assim será (embora nos falem de um livro sagrado onde se lê "Não matarás!"). E não são só os extremistas islâmicos: Bush acaba sempre os seus discursos com o inevitável "So help us God!"

Anónimo disse...

Eu também fui baptizada, fiz a 1ª comunhão, a profissão de fé e o crisma e não acredito lá muito em Deus e a culpa é da Igreja.
Agora percebo porque dizem que a Igreja é dos homens, porque eles é que fazem as leis e a doutrina. Sempre me fez confusão os padres pedirem ao povo fundos para isto e para aquilo e nas próprias igrejas existem peças valiosas que vendidas dá para matar a fome a muito gente.
Não acredito nesse Deus que inventaram para justificar guerras e leis, mas acredito na força do Universo e da Natureza.
bjs
julie

Savonarola disse...

De acordo, inteiramente! A Igreja católica - dentro da qual fui baptizado e crismado, por força mais das tradições do que das convicções - transformou-se, com este Papa, num símbolo de reaccionarismo absolutamente contrário às conclusões resultantes do saudoso Concílio Vaticano II. Um concílio onde se procurou adaptar a Igreja às exigências do final do século XX. Onde isso vai...
Actualmente, o Vaticano isola-se numa doutrina que afastará, sem dúvida, milhões de católicos do seu seio. E... Ainda bem!
Um abraço anarquista

Anónimo disse...

Man desde já os meus parabéns pela excelente banda sonora do blog :) Dimmu Borgir é brutal!!! O teu blog é bem pensado e interessante. Visita-lo-ei mais vezes. Abraço

Rafeiro Perfumado disse...

Grande estudo, Tiago. Apesar de também ter tido uma educação católica, desde muito cedo coloquei a religião em causa, e tudo por causa dum simples "pormenor". Na chamada sexta-feira santa, a tal em que não se pode comer carne, descobri que quem pagasse um imposto, a "bula", estaria isento dessa obrigação. A minha religião católica morreu nesse dia...

Anónimo disse...

Oi!É engraçado conhecer essa faceta tua. Nunca me passou pela cabeça que tivesses tido uma educação tão católica ( talvez pk nunca pensei na maneira como foste educado), de qualquer maneira, foi um excelente post, eu partilho a tua opinião e vi tudo de uma forma diferente, quando me falaram dumas conspirações da Igreja,eu fui baptizada, mas quanto á catequese só fui duas vezes, acredito em Deus e tenho fé, mas acho que a maioria das pessoas más estão relacionadas com a Igreja, não é á toa que o Papa Ratzinger usa sapatos PRADA, acho que para uma pessoa se tornar um membro da Igreja devia ser tão difícil como se tornar médico.Enfim.Fica bem, xau,bjs,
Sara.

Pata Negra disse...

Tiago, em 72,73,74,75,76 fui seminarista. Que raio de anos eu havia de escolher para o ser! O que eu perdi e o que ganhei! Aprecio a singeleza do teu texto! Comento-o apenas para um reparo:tenho um amigo e familiar missionário jesuíta em Moçambique, que nunca arredou pé, desde 62. Parece-me exagerada a frase em que confundes missionários com a nossa Igreja de Roma,casamentos, e profissões de fé!
E já agora que estou com as mãos na massa, esse João Paulo II não era o santo que o querem fazer, foi pouco mais que um instrumento
político da guerra fria! Também ele se sentou nos tronos de ouro do Vaticano!
Deus é grande e eu estou quase convencido que sou de facto ateu!
Um abraço!

Anónimo disse...

Pá, que hei de dizer... Adorei o post fds... Acho que não devo escrever aqui, num pequeno comentário, qual a minha opinião sobre o assunto pois tu provávelmente já a conheçes.
Também andei na catequese (até à primeira comunhão, depois "bazei"...) e também me fui dando conta da divina palhaçada que nos tentam impor...
Btw, acabou de dar na RTP 2 um docomentário intitulado "Friends of God", que demonstra como é deprimente a cristandade (nemadamente nos nossos "estimados" EUA). Desde Missas cristãs fanáticas (e aínda falamos dos muçulmanos... nem sei quais os piores...), até Drive Ins para rezas (à semelhança dos Mac Drives da MC Donnalds, onde podemos pedir comida sem sair do carro, agora pode se parar o carro num lugar semelhante para rezar em conjunto com uma senhora... A música "Personal Jesus" nunca teve tanto significado como agora...). Se puderes arranjar maneira de ver este doc., vê pois tem tanto de deprimente como de cómico.
Talvez quando puder aprofunde o tema e faça mais um post sobre a religião.
Fica bem, keep it up.

Anónimo disse...

Dizemos que os islamicos são os assasinos e atrasados , mas não foram eles que fizeram cruzadas , criam as indulgencias e a inquisição , o index e os altos da fé.

É por isso que digo que papas deviam ser homens como Lutero e Calvino e não o Rat (rato)

Anónimo disse...

http://prixviagrageneriquefrance.net/ viagra prix
http://commanderviagragenerique.net/ viagra
http://viagracomprargenericoespana.net/ comprar viagra
http://acquistareviagragenericoitalia.net/ viagra