segunda-feira, julho 09, 2007

ET's

Oooo... eles andam aí! Uma das frases mais conhecidas e mais interessantes que nos faz logo lembrar esses seres verdinhos que um dia vão conspirar e destruir o nosso planeta riscando a nossa civilização do mapa do Universo.
Mas, o que haverá de verdade?
Que provas factuais e concretas temos da existência destes seres?
O que nos leva a acreditar que possa existir vida extra-terrestre?
Será plausível pensarmos que seres de outro planeta nos possam vir exterminar?

Os relatos de extra-terrestres não são recentes e têm já uma longa história, no entanto, têm sido substancialmente mais frequentes nos últimos 100 anos, altura em que a temática chegou ao grande ecrã. Será que por aparecerem no cinema, os ET's começaram a ficar sem vergonha de fazer mais raptos, mais incursões pela Terra? Hmm... Não me parece. A esmagadora maioria desses relatos são inconsistentes e são facilmente explicados pelos psicólogos como meras alucinações. A partir do momento que as pessoas vêm num filme um ET, mais fácil será alucinar com ele.

No entanto, mesmo aqueles relatos credíveis, assustadores, que nos deixam uma semana sem dormir, não são provas, não podem ser mesmo que queiramos provas consistentes e plausíveis. E os OVNI's? Aqueles discos voadores que são fotografados por um punhado de gente e que ninguém consegue explicar? E as luzes estranhas de noite? Que ora são clarão intenso, ofuscante, ora se desvanecem na brisa da noite? E as cearas de trigo com aqueles círculos, "Sinais" misteriosos que aparecem numa noite? E um cavalo que aparece apenas em ossos duma noite para a outra e é deixada uma mancha de óleo no chão, sendo que precisamente seis anos depois aparece um cavalo "desenhado" numa dessas cearas?
Assustador... Ui! Essas peles de galinha... Vá lá, eu sei que vão conseguir ler isto até ao fim, isto ainda nem a meio vai! Mas serão todas estas coincidências, provas concretas da vida extra-terrestre? Em muitos casos, na minha opinião, são. Mas podem não ser. Podemos descartar qualquer uma destas hipóteses porque, de facto, sabemos que não foi mão humana, mas não sabemos ao certo qual foi a mão!

Aqui entra o velho debate entre os "crentes" e os cépticos. Aos crentes basta desaparecer-lhes um porta-chaves e acreditam que foi obra de ET's. Aos cépticos, pode aterrar-lhe um disco voador de 30 metros de diâmetro que tem de ter uma explicação lógica... pode sempre ser uma velha maquinaria da União Soviética. Mas quem tem razão? Provavelmente ninguém, ou têm os dois!
Não podemos atribuir todos os fenómenos sobrenaturais aos ET's (até porque tem de sobrar alguma coisa para a Nossa Senhora e os pastorinhos venderem o "Santo Terço") mas também há factos aos quais não podemos fugir. No meio de milhares de milhões de galáxias com milhares de milhões de estrelas, cada uma com um sistema planetário, qual é a probabilidade de só ter surgido vida no nosso planeta? Um bocadinho de sorte a mais em sermos únicos num Universo tão vasto...

Agora tomando como ponto acente que existe vida extra-terrestre (Do meu ponto de vista, não acreditar em vida extra-terrestre é como acreditar na história de Adão e Eva). Como será a vida extra-terrestre? Poderá existir vida inteligente para além da Terra? Extremamente provável, mas na maioria dos planetas com vida, fícar-nos-emos pela vida não inteligente. Andróides? Uma velha questão. A nós homens, a evolução favoreceu-nos por sermos andróides, mas será que noutros planetas, com condições completamente diferentes, ser andróide e bípede nos favorecia? Uma questão por responder mas com várias hipóteses possíveis. Uma coisa é certa, não têm necessáriamente de ser verdes e depilados e terem os olhos esbugalhados.

Agora, a questão que interessa ao comum terráqueo: Há a hipótese de sermos invadidos por ET's e de uma civilização de outro planeta nos dizimar? Segundo as investigações mais recentes, não existe vida nas estrelas mais próximas de nós. Mas estamos a falar de quê? 100, 200 anos-luz? O que é isso num Universo tão vasto? E para além disso? Podem eles vir cá e atacar-nos? A nós humanos é impossível tecnologia para viajar sequer para Alpha Centauri (a estrela mais próxima do Sistema Solar) , mas... Evoluindo nós, o que evoluímos em 1000 anos, quão avançada será a tecnologia de uma civilização uns meros 2 milhões à nossa frente? (Não esqueçamos que o Universo tem 13 700 milhões de anos!). Podem muito bem até aniquilar-nos à distância numa fracção de segundo... Mas podem também estar a controlar a nossa mente e o nosso planeta... Seria mais proveitoso para eles! Nós até podemos ser bonequinhos de um jogo de computador intergaláctico...

Nós podemos ser aquilo que a nossa imaginação nos disser que somos! E os ET's... Se existem ou não, pouco interessa! Talvez esta questão tão complexa, não interesse, quando a mente humana é ainda mais complexa... Que interessa um ou outro rapto extraterrestre quando o homem é o animal mais perigoso... Provavelmente, nunca chegaremos a ser invadidos, pois vamos acabar connosco antes!

13 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

"eles andam aí"... curioso, sempre utilizei essa expressão para me referir aos "tomates"!

Tiago disse...



a expressão não e "eles andam aí" mas sim "eles andem aí". lol

Eu sinceramente acredito que poderá haver vida algures por aí. Não acredito é que tudo o que de estranho acontece seja por obra e graça de seres verdes pequeninos e com um olho, tal como não acredito que dentro da suposta área 51 existe vida extraterrestre e andam a estudar as tecnologias deles. Bem olha sabes o que te digo. Nunca os vi, mas que os há lá isso há.

alfabeta disse...

Sim , o homem é o animal mais perigoso, eu acredito que existam outras formas de vida para além da nossa, o universo é imenso, porque razão só teremos que existir nós?bjs

Anónimo disse...

Enfim, eles andem mesmo aí, fujem fujem xD
Mas eu tenho duas teorias:
Na 1ª, os ET's que queriam destruir a terra utilizaram um plano a longo prazo: Largaram cá o George Bush (pai) e deixaram-no fazer o resto.
Na 2ª, os mesmos ET's chegaram cá, viram que o trabalho de destruir o planeta já estava meio feito e confiaram em nós para acabar isso, visto que eles não iriam fazer muito mais.

Astray disse...

Eu acredito nas provas e acho que se nos quisessem aniquilar já o teriam feito certamente.
Pessoalmente acho que nós somos um projecto de ciências de um aluno alien qualquer chamado DEUS!

Anónimo disse...

Opa nem sei o que dizer, gostei mesmo muito do post.
A princípio pareceu-me que ias negar a possiblidade da existência de vida extraterrestre, o que seria um pouco irracional, mas depois de ler percebi a tua ideia, semelhante à minha.

"No meio de milhares de milhões de galáxias com milhares de milhões de estrelas, cada uma com um sistema planetário, qual é a probabilidade de só ter surgido vida no nosso planeta? Um bocadinho de sorte a mais em sermos únicos num Universo tão vasto..."

Num Universo tão vasto como o nosso, o que nos garante que o acaso que fez com que a vida existisse neste planeta não tenha ocorrido num outro local? O misterioso fenómeno que é a vida, por contrariar a tendência para a entropia do universo, é algo raro e dessa forma muito pouco provável. Porém, conforme podes comprovar olhando ao espelho, é uma possiblidade.

Além do mais, há toda uma ignorância à volta desta temática, as pessoas pensam que vida extraterrestre é o "ET", o "Alien"; os "bonequinhos verdes\cinzentos", os "insectos gigantes" ou qualquer outro ser com aparência humanóide (não compreendi porque usaste o termo "andróide" pois esse refere-se a robots humanóides, mas não ligues, o post rula na mesma e a ideia percebe-se) ou animal, o que é óbviamente estúpido. Um extraterrestre pode muito bem ser uma simples bactéria num planeta árido ou gélido e um ecossistema de um qualquer outro planeta pode muito bem reduzir-se a meros fungos, ou a meros seres inéditos na terra que não pertenceriam a nenhum sistema de classificação usado na terra.

Há também a possiblididade da existência de vida não baseada nos mesmos compostos(orgânicos), como o carbono e o hidrogénio, pertencentes em todos os seres vivos da terra. Num outro planeta, o carbono poderia ser substituido por outro material (na ciência fala-se de silício como uma possibilidade, dada a sua proximidade com o carbono), dando origem a estruturas vivas que aos nossos olhos pareceriam mortas.

Afinal de contas o que é a vida? Esta é uma pergunta que tem assombrado os cientistas - o que pode ser considerado como vivo? Ora, aos nossos olhos, é óbvio que um macaco é um ser vivo e que uma pedra não o é. Mas e um vírus? Será uma forma de vida? E quantas mais as "coisas" que poderão estar vivas sem o sabermos?

Quer existam quer não, e se Einstein estiver correcto e nada puder viajar mais rápido que a luz, então nunca poderemos ser invadidos por "Et's", dado que demorariam milhões de anos a chegar cá, e dentro de 300 anos o Homem já deve ter fodido o planeta todo ao ponto de finalmente se extinguir. Talvez uma civilização possa então chegar ao nosso planeta e aprender com os nossos erros, rir se de nós...

Muitos parabéns pelo post, keep going.

Ácido Cloridrix HCL disse...

Ora Viva!!! Um Convite.... Prossegue a votação para as 7 Desgraças do Mundo (a combater e erradicar),,,, até ao momento a se destacarem aleatoriamente: Corrupção, Pedofilia, Fome e Pobreza, Descriminação Social (sexual, racial, etc.), Guerra, Poder (de países ricos), Violência (doméstica e generalizada), Drogas e Tráfico, Fanatismos (religiosos, etc.), Aquecimento Global (e destruição do planeta, poluição, etc.), Terrorismo.
Gostaríamos de ter o teu voto, opinião,,,, em http://sexohumorprazer.blogspot.com/2007/07/7-desgraas-do-mundo-combater-e.html, obrigado, HCL

Bernardo Banana disse...

Também não percebo tanta vergonha por parte da comunidade alienígena! Apareçam e acabem com este mistério de uma vez por todas! Qual é a vossa?

A todos os ET´s que me estejam a ler, faço um apelo: Dêem-me um sinal, enviem-me 500.000.000 euros e depositem-mos numa conta off-shore. Obrigado.

mac disse...

Quanto aos OVNI's acho que sejam testes a aviões militares americanos ultra-secretos e ainda não divulgados. Quanto à existência de ET's seria muita presunção nossa pensar que estaríamos sozinhos no Universo.
Quanto ao nosso medo de sermos aniquilados, reflete o que faríamos se nos deparássemos com vida extraterrestre. Se fosse vida inteligente, ficaríamos muito sossegadinhos no nosso cantinho, utilizando todas as vias diplomáticas, só para evitar sermos atacados. Se fossem menos inteligentes que nós, aniquilaríamos a sua espécie e roubaríamos os seus recursos (se fazemos isso na Terra, porque não no espaço?).
Mas digo como o "Calvin & Hobbes": a prova de que são inteligentes é que ainda não nos tentaram contactar.

Anónimo disse...

Nao sei porque mas sempre tive medo deles e fascinio ao mesmo tempo (esquecito ah?) mas gostei da tua ultima frase! E tens muita razao no que dissest!Bjx

Anónimo disse...

esquisito enganei-me o meu portugues andam muito mal...deve ser de escrever com muitos "x" bjx (lá estou eu)

Anónimo disse...

É de escreveres com "x" é. Experimenta deixar esse vício e verás como passa.

AM disse...

É curioso este assunto, não sei se o podemos considerar seres de outro planeta só pelo simples facto de serem verdes,podemos precaver que os toxicodependentes ficam roxos,e vivem no mesmo planeta que nós!

Isto é um tema subjectivo (que se passa na consciência), contanto que a maior parte das vezes nos baseamos em filmes de ficçao cientifica, como aquele filme clássico do steven spielberg "O Et"
Cuitado a criatura pareceu dar inpiraçao aquela bonecada quando eu era novos os "teletubies"!

Não existem provas cocretas da sua exitência! Como eu nunca os vi, nem em fotos porques hoje em dia temos o photoshop(onde também da para fazer com que Durão Barroso se conste um homem)e habitual que se leve a considerar um enorme disparate por parte das pessoas!

Ora bem Tiago, em realação as histórias credíveis, assustadores, que nos deixam uma semana sem dormir, são somente bem assentes para poderem ser reconhecidos, por ter vivenciado algum fora do comum!

Supostamente aos ovnis,a maior parte das vezes que se acontecem(por mera coincidência)nos EUA, ora país que gosta de estar sempre em vanguarda em ..
Venham lá com convicçao de me tentar garantir que não foram as bases militares que fabricaram essa matéria voadora secreta!

Quais sinais "misteriosos que aparecem numa noite? E um cavalo que aparece apenas em ossos duma noite para a outra e é deixada uma mancha de óleo no chão, sendo que precisamente seis anos depois aparece um cavalo "desenhado" numa dessas cearas?"

Aquilo e tudo inventado por seres humanos para subirem na vida, sendo o meu ponto de vista!
Nos dias de hoje eu nem sei se acredito na exitência de Adão e Eva,em ET´s, Ovnis e Sinais, se me algum dia me surgir talvez acredite!