terça-feira, março 06, 2007

O "Special One"

Hoje o Porto defronta o Chelsea em jogo a contar para a segunda-mão dos Oitavos-de-Final da Liga dos Campeões. Mas mais que um mero jogo de futebol, é um reencontro entre José Mourinho e a sua antiga equipa. E é sobre esse mesmo senhor, o "Special One", que eu vos falo hoje.
Um treinador relativamente jovem com um currículo notável recheado de inúmeros títulos. Um homem que levou à glória o futebol português, em particular o FC Porto. Por isso, hoje é idolatrado por muitos, pelo seu feitio, um tanto ou quanto peculiar, odiado por muitos.
Uma coisa que me faz confusão nas pessoas que agora o idolatram, é que muitas dessas pessoas o odiavam fulminantemente enquanto era treinador do FC Porto. "O Mourinho!? Ah! Aquilo é tudo só sorte!", "É um mal-encarado de primeira", "Um mal-educado", "Presunção e água benta cada um toma o que quer". Ganhou a taça UEFA e a Champions e, nem com estes pesados argumentos tais sujeitos se calaram. Foi para o Chelsea, para Inglaterra, para o estrangeiro e eis que... "Salvé Mourinho, grande treinador, o melhor do mundo"... E não ganhou nenhma competição internacional! E tal lavagem ao cérebro conseguiu ser tão grande que muitos desses vão estar hoje a torcer pela equipa mais portuguesa de Inglaterra, ainda que contra uma equipa realmente portuguesa.
Eu pessoalmente, não gosto muito de José Mourinho, não o acho assim tão especial, mas também não tenho nada contra o seu feitio, ainda para mais, porque penso que é uma inteligente estratégia e imagem de marketing, talvez consiga ter mais contra algumas opções tácticas... Mesmo assim, por umas ou outras razões, Mourinho será sempre um grande treinador e contra isso não há argumentos!

4 comentários:

Astray disse...

Definir o porto como uma equipa realmente portuguesa...

talvez português do Brasil...

The one you know disse...

é especial e não é pouco. Quem é que se pode dar ao luxo de dizer ao patrão que se o despedirem fica milionário, por isso têm que o gramar!!!

Pedro Pisco disse...

Tudo isso é verdade.
Quanto ao Porto ser português ou brasileiro, não vejo grande diferença entre jogar com um jogador brasileiro, ou com onze...
o cerne da questão é o memo. Como tal, podemos dizer o mesmo de mais grande clubes nacionais.
No meio disto tudo só tenho pena que o meu Porto tenha perdido...
...Mas perdeu com dignidade!

Abraço.

peace_love disse...

E mais uma vez o Mourinho provou que é um bom treinador!