quinta-feira, março 08, 2007

Dia Internacional da Mulher

Se és mulher...
E pudeste frequentar uma escola com turmas mistas;
E tens direito a trabalhar onde quiseres, sem seres rejeitada por seres mulher;
E não és discriminada no emprego;
E pudeste escolher o homem que amas;
E tens direito à tua sexualidade;
E podes vestir-te conforme queres, sem qualquer preconceito religioso ou de qualquer outro tipo;
E podes sair à rua sempre que queres;
E podes votar;
E podes pensar, exprimir e agir livremente...
Agradece.

Hoje é o dia para lembrar todas aquelas mulheres que lutaram por um ideal de justiça, a emancipação da mulher. Agradece, porque vives num país moderno onde a igualdade entre mulheres e homens é uma realidade. Agradece porque vives numa era fantástica para as mulheres... E continua a lutar sempre que restar um resquício de injustiça à face da Terra.

Dia 8 de Março: Dia Internacional da Mulher!

16 comentários:

peace_love disse...

Triste é que nem sempre foi assim..e ainda hoje há desigualdades!

Astray disse...

Desigualdades vão existir sempre, pois o Homem e a Mulher são seres física e psicologicamente diferentes (não me venham cá dizer que é tudo ou devia ser tudo igual para todos, porque obviamente isso é inconcebível), agora o que não deveria haver é injustiças!

Olga disse...

Não temos nada que agradecer é um direito nosso! Só temos é de lamentar por ainda não ter este direito.

Bj.

Anónimo disse...

Concordo com o astray, haverá sempre diferençasentre o homem e amulher, porque têm uma estretura tanto fisca como psicológica diferentes.
Não deverá acontecer no entanto diferenças de tratamento como é obvio, apenas a aceitção que para algum tipo de trabalho o homem é mais indicado, como para outro a mulher é mais indicada, apessar da grande maioria das ocupações serem "unisexo"

Pedro Pisco disse...

Permitam-me uma modesta opinião...
Penso que o Dia Internacional da Mulher é um presente envenenado para todas as mulheres e, em sequência ultima, para o evoluir da humanidade, onde se pretende igualdade de direitos e obirgações, entre sexos.
Quem decidiu a instituição deste dia, terá sido um organismo constituído em assembleia e, como todas as assembleias oficiais, com representação relevante no mundo, esta será também constituída maioritáriamente por homens!
Assim, o Dia Internacional da Mulher, foi um presente oferecido às mulheres por...homens!
A melhor forma de definir, propagar e incentivar a desigualdade ainda existente nas sociedades, entre homem e mulher, é a criação deste tipo de "dias". Dar um "dia especial" à mulher, é assumir a sua fragilidade e a sua desigualdade, não, combatê-las.
Assim, mulheres, fechem os vossos sorrisos, acabam com os histerísmos por este dia que vos é dedicado. Estão apenas a ser carimbadas como desiguais.
Dias especiais, atribuem-se a minorias. Das maiorias são todos os outros.
Dia internacional da Mulher - Puro veneno que mina a luta por uma verdadeira igualdade entre sexos.

A única forma que a mulher tem para combater estas desigualdades, é evidenciar-se e conquistar terreno, fazendo-se valer das duas próprias caracetrísticas, inteligência, força anímica e trabalho!

Dias especiais só servem para acentuar diferenças que se querem combater.

Abraço.

mac disse...

Pena é que em tantos países esta realidade ainda não aconteça.

Anónimo disse...

nao concordo contigo pedro!!!dizes que dias "Dias especiais só servem para acentuar diferenças que se querem combater"
entao e o dia da mãe,do pai,da criança,da agua,da arvore,do trabalhador...e tantos outros tambem sao dias que marcam minorias???...pensa la bem???mais um pouquinho???
não...o dia da mulher é como que uma homenagem às mulher e a tudo o que as envolve...que seria dos homens sem as mulheres??que seria da humanidade sem as mulheres...e suas caracteristicas não inferiores mas diferentes,unicas e fantasticas!

Anónimo disse...

eu sei um pouco suspeita pa falar tao bem...mas...é bom ser mulher memso que as vezes se nos coloquem obstaculos discriminatorias!
conquistando terreno usando as nossas próprias características, inteligência, força e trabalho!
porque fazemos tao bem ou melhor tanta coisa...

Pedro Pisco disse...

Catarina,
O Dia da mãe, não é comparável ao Dia da Mulher.
Homenagear uma mãe, a árvore ou as crianças, em nada discrimina o alvo da homenagem.
Homenagear a mulher porquê, quando ela se quer igual ao homem?
Diferenciar uma mãe ou um pai, não os desiguala nem os minoriza em relação a quem não é mãe nem pai.
Homenagear a mulher quando não existe "um dia do homem", isso sim, é acentuar uma diferença que se pretende que desapareça.

Abraço.

Anónimo disse...

pois...mas nem sempre tivemos os mesmos direitos, nem sempre pudemos fazem muitas coisas que hoje fazemos...dai a homenagem e necessidade de haver um dia que marque o inicio de uma nova etapa para nos mulheres...:D
percebeste agora o meu ponto de vista??

Pedro Pisco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Pisco disse...

Catarina,

Sempre entendi o teu ponto de vista.
Simplemente, como não acredito na bondade intrínseca do Ser Humano, a partir do momento em que este atinge um nível de raciocínio suficientemente desenvolvido para que perca a sua nata inocência, temo que as coisas não sejam encaradas dessa maneira, por muita, muita gente.
O homem tem determinadas caracterísiticas que fizeram com que, na maior parte da história, sempre, de forma "natural" dominasse.
As mulheres têm que promover as suas próprias características para que passem a ser consideradas de forma natural, como iguais.
Não é pela força e, como tal, não é pela criação deste tipo de artificialismos.
Reparáste se onde vives, nesse dia, haviam flores à venda, "especiais" para oferecer às mulheres?
Aqui em Lisboa, onde vivo, só se via mulheres na rua, com uma flor na mão...
Claro... Os gajos, ofereceram todos às mulheres, flores, símbolo de beleza, mas também de fragilidade, delicadeza, efemeridade...
I rest my case....

Abraço.

Beko the Great disse...

Pedro: "Os gajos, ofereceram todos às mulheres, flores, símbolo de beleza, mas também de fragilidade, delicadeza, efemeridade..." Começando pela última palavra: Efemeridade... Não é a vida de todo o ser humano (homem ou mulher) efémera?
Delicadeza, fragilidade... As mulheres são, até pelas suas características físicas, mais delicadas, mais frágeis, mas queria salientar que muitas delas têm muito mais força psicológica que muitos homens...Por outro lado, não será um dever de nós, homens, protegermos as nossas mulheres? É por isso que este dia existe, para lembrar aos homens que existe vida para além da viril masculinidade. Mas serve sobretudo para lembrar que as mulheres lutaram muito para conseguirem os direitos que obtiveram... Ao contrário dos homens, que por se acharem superiores, nunca tiveram de lutar por nada.

Mulheres:"Beleza, sim... Delicadeza, sim... Coragem, também!"

Anónimo disse...

ok...é a tua opinião!!
mas...nao acho que oferecer às mulheres flores como símbolo de beleza, fragilidade, delicadeza, efemeridade...seja mau nem que marque de forma negativa as diferenças entre sexos!!!somos diferentes sim...isso é indiscutivelmente uma realidade!esses jestos para sao um reconhecimento dos homens!
e subscrevo totalmente o tiago quando diz que "... serve sobretudo para lembrar que as mulheres lutaram muito para conseguirem os direitos que obtiveram... Ao contrário dos homens, que por se acharem superiores, nunca tiveram de lutar por nada"

kiss

Pedro Pisco disse...

Ok, meus amigos, Tiago e Catarina.
Também não sou assim tão irredutivel, apesar de ser conhecido pelo meu mau feitio.
Digamos que ambos temos razão.
Vocês salientam os aspectos menos negativos da questão, eu, os mais negativos...
Serve assim?
Eheheh.
Grande abraço aos dois.

Anónimo disse...

so agora vi a tua resposta pedro e...tudo bem tambem nao sou irredutivel mas...apenas respeito a tua opinião!

kiss