quarta-feira, março 21, 2007

4 Anos... e a guerra continua...

Faz por estes dias 4 anos do início da guerra no Iraque. Tudo começou por ser uma operação que demoraria dias, depois alargou-se por meses, anos e, não há agora um fim à vista.

O pretexto? Descobrir as armas de destruição maciça. Encontraram-nas? Obviamente que não podiam encontrar o que não existia! Outro objectivo: Capturar Bin Laden. Aonde pára o homem? Ninguém sabe, ou não quer saber. Até dá jeito não o encontrar, porque só enquanto não aparecer podemos fazer a guerra com o propósito de o encontrar.

Há medida que estes objectivos falhavam a ocupação no Iraque passou a ter outros pretensos propósitos, entre os quais a libertação do povo do país e a queda de Saddam Hussein e do seu regime ditatorial. O homem? Encontraram-no. Com a melhor arma que existe (o capital, pois está claro!) conseguiram pagar o "resgate" do homem. Depois foi fácil, trataram-no abaixo de cão, fizeram dele réu numa encenação de julgamento. A pena essa não foi encenada, e nem ensaio teve. A corda sufocou-o, trespassou-lhe a carótida e adios, adios, auf wiedersen tirano. Quanto ao povo, se estava mal pior ficou. Se não eram livres, livres não são. Se paz não tinham, guerra têm. E já lá vão quase 60 mil mortos civis (20 vezes mais vítimas que no 11 de Setembro). Mesmo para os invasores a guerra não tem sido boa (Mais de 3200 vítimas militares)

A morte continua, o cenário que se vive é devastador. Pelo resto do mundo, nomeadamente, ocidental, fecha-se os olhos aos diários atentados contra a humanidade cometidos na terra onde se deu o amanhecer das civilizações. Mulheres, crianças, homens no auge da vida dizimados por bombas e balas enquanto os engravatados se riem: "Eh! Eh! Mais meia dúzia de barris de petróleo".Sim! Não esqueçamos o Sol que faz girar toda esta hipócrita tramóia: o ouro negro, em suma, o vil metal, o capital.

Pergunto: Bush, Blair, Sócrates e todos os outros têm coração? Sabem o sentido da vida humana? Ao referir 60 mil falamos de um número. Podiam ser 80, 90 mil, que diferença faria? Mas estamo-nos a esquecer que esses 60 mil são pessoas: Têm uma vida, um passado, sonhos, ambições e podiam ter um futuro, senão fossem as desumanas e cruéis conspirações engendradas pelos senhores do mundo.

E a vergonha! Sim, a humilhação que sinto como português de ter sido tudo planeado na cimeira das Lages, em solo português. Pois se São Miguel é a Ilha dos Amores, o Pico tornar-se-á na Ilha dos Horrores. Como pode em tão belas paisagens ser engendrado um plano tão maquiavélico? Provavelmente, só mais uma hipocrisia à qual os engravatados poderão responder.

VIOLÊNCIA! SANGUE! DESTRUIÇÃO! MORTE! BASTA!

Sanguinários, bárbaros povos do mundo ocidental dai um pouco de paz a quem não merece a guerra! Mostrai um pouco de civilização perante quem criou a civilização!

10 comentários:

Pedro Pisco disse...

Eu tenho uma teoria...
O Bush filho, sempre gostou, desde criança, de brincar aos índios e aos cowboys e, quando chegou à liderança dos EUA, viu aí, a oportunidade única de continuar a brincadeira em grande escala, substituindo os soldadinhos de chumbo por carne e sangue.
Quando às armas de destruição em massa, bem... eles só não as encontraram porque não esperaram que a comunicação social andase tão por perto, não lhes dando a oportunidade de as "plantar".
Quanto ao Bin Laden, enfim....com toda a tecnologia existente, só não encontraram o barbudo porque não quiseram. Como dizes, é um pretexto para continuar...
Quanto à cimeira das Lages, será uma mancha muito difícil de apagar da nossa história, durante os próximos séculos, quando a história se encarregar de julgar tudo isto.
Só tenho pena que em Portugal, como sempre, se "vire" a história a favor da honra e espectacularidade falsas de um povo, num nacionalismo exacerbado, como sempre fixeram, desde que nos querem convencer de que somos um povo de heróris conquistadores, nunca referindo os milhares que matámos, escravizámos e barbarizámos, em nome desse heroísmo...

Abraço.

Rafeiro Perfumado disse...

DO que mais gostei nesta palhaçada foi o Collin Powel nas Nações Unidas a descrever como os iraquianos tinham laboratórios de armas quimicas montados em camiões. Conseguem imaginar, os cientistas a misturarem os componentes a alta velocidade, numa estrada esburacada?

alfabeta disse...

Quem tinha mão naquele povo era mesmo o que foi para a fôrca, pq verdade seja dita, aquele povo só vê violência á frente.

peace_love disse...

Só espero que o Iraque se torne uma dor de cabeça cada vez maior para os states! Um dia destes os americanos fartam-se de ir para lá morrer e o sôr Bush fica agarrado!

mac disse...

A guerra do Iraque sempre serviu para os interesses de Bush, Dick Cheney e seus comparsas. Afinal, eles são donos de poços de petróleo, e havendo guerra e o preço do ouro negro a subir, é ver os lucros astronómicos que estes gajos têm tido.

Quanto ao Saddam, se ele realmente tinha o dinheiro que diziam, seria para ele muito fácil, fazer uma cirurgia plástica e sair do país. Portanto das 2 uma: ou ele realmente fez isso, e quem foi enforcado foi um dos sócias que ele tinha; ou essa história do dinheiro era mentira, e a partir daí poderemos especular quantas mentiras mais nos contaram...

Quanto a 1 futura democracia no Iraque, acho que nestes países da Arábia, dado o caldo de culturas aí existente, e cada um deles querendo chegar ao poder, acho que a única solução é mesmo a ditadura. penso que a democracia não funciona muito bem nestes países.

Tiago disse...

Olha, tu podias era fazer um post era a explicar a diferença entre o ponto de interrogação (?) e o ponto de exclamação (!). É que o Sr. Bush, o Sr. Blair e o senhor Burroso perdão, Barroso não sabem.

É que a frase "Existem armas de destruição massiça?" é diferente de "Existem armas de destruição massiça!", e nada me tira da cabeça que foi na famosa cimeira das lajes que eles trocaram a pontuação do relatório.

São os políticos que o nosso mundo tem.

Anónimo disse...

Realmente esta historia do Iraque ja xateia... tnts mortes porq uns cromos decidem jogar ao risco com o mundo xD..enfim... o q bush devia sofrer era metade do q estas pessoas sofrem todos os dia, e dps kia ver como reagiTanto sofrimento por petroleo se nao e por uma coisa e por outra arranjam sempre uma desculpa pa guerra, parecem os animais ate esses são mais inteligentes que eles, parece que se divertem a verem as pessoas sofrer e a morrer. As estas criaturas nem se pode chamar seres humanos mas sim demónios em forma de gente.

Anónimo disse...

Realmente esta historia do Iraque ja xateia... tnts mortes porq uns cromos decidem jogar ao risco com o mundo xD..enfim... o q bush devia sofrer era metade do q estas pessoas sofrem todos os dia, e dps kia ver como reagiam.Tanto sofrimento por petroleo se nao e por uma coisa e por outra arranjam sempre uma desculpa pa guerra, parecem os animais ate esses são mais inteligentes que eles, parece que se divertem a verem as pessoas sofrer e a morrer. As estas criaturas nem se pode chamar seres humanos mas sim demónios em forma de gente.

Astray disse...

Eu acho que o Bin Laden está a fazer uma parceria com o governo dos States e no fim ele vai ficar com uma parte do lucro que vier do petróleo!

Anónimo disse...

É caso para perguntar: Para quando a invasão dos Estados Unidos? Afinal, eles têm tudo que os leva a invadir outros Países. E esta hein?