segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Liberdade!?

A liberdade pode ser um pássaro que voa.
Mas não é mais fácil voar a favor do vento?
Então ao voarmos a favor não somos livres porque voamos com o vento,
Ao voarmos contra gastamos muito mais forças e o que ganhamos?
Oh! O doce sabor da liberdade...
Sim! Ter asas e voar contra a corrente!
Fugir dos tiros, contornar os obstáculos...

Mas eu não sou livre?
Então que são os obstáculos?
Pedras, postes, árvores,
Tudo me proibe de ir para ali ou para acolá
Tudo se ergue para me fazer recuar
E mais uma vez a questão:
Lutar contra a maré?
Ou desistir? Voltar para trás?
Para o caminho que já conhecemos?

Seguirei em frente!
Seguirei até que as forças me faltem...
Contornarei todos os obstáculos que me aparecerem à frente.
Para onde vou? Não sei...
Nem sei se vou para lado algum,
Se há objectivo a alcançar.
Vivo o dia e passo cada obstáculo, pensando já no seguinte...
E continuarei assim...
Lutando contra a corrente,
Seguirei até que um dia me faltem as forças...
E aí? Voltarei para trás?

NÃO! Perderei o fôlego, perderei asas, cairei...
Mas morrerei em liberdade,
Feliz por ter tido uma vida contra o vento,
Por ter lutado contra o mais fácil,
Em favor do mais justo!
Morrerei feliz... Porque fui sempre livre!

7 comentários:

Anónimo disse...

grand post... Deviamos ser todos livres de voar contra o vento...
e já agora cagar em cima da cabeça do Mr. Bush. ;)

Anónimo disse...

Wow...a liberdade e mesmo algo que muitas vezes não possuímos mas que desejamos...preciosa...por ela já foram travadas grandes batalhas, por ela sucumbiram muitos guerreiros e guerreiras, RESISTENTES REVOLUCIONÁRIOS!Espero que, tal como para nós o cravo vermelho simboliza a liberdade, um dia alguma flor, algum ser vivo simbolize o mesmo para os milhões de pessoas que tanto precisam dela...e que a clamam repetidamente!
Que a tua expressão mais pura Tiago...seja para estas pessoas uma luz...no horizonte!

Kisses.

;)

peace_love disse...

A veia poética do Tiago em acção!

Rafeiro Perfumado disse...

Bom texto, Tiago, a fazer lembrar o "não sei por onde vou, sei que não vou por aí".

Um grande RAUF para ti!

sapiens disse...

Este comentário vai ter duas partes:
a primeira, relativa ao teu post, a segunda, sobre uma coisa muita louca que deixaste no (des) evolução!

1.
realmente, apesar de sermos (pseudo) livres, não podemos fazer aquilo que queremos ou aquilo que escolhemos para nós. Porquê? Porque há sempre pessoas que não querem, que não deixam... por exemplo, alguns pais! que insistem brutalmente para que um filho siga um determinado curso ou faça uma determinada carreira... pais que, apesar de certamente quererem o melhor, estão a "cortar-lhe as asas", impedindo-os de voar...
mas não são só os paizinhos...

Por outro lado, temos que ter em conta que a nossa liberdade acaba quando começa o nariz de vizinho...
e, por isso, não podemos andar por aí a fazer o que nos der na real veneta!

sem dúvida que o teu poema mostra bem o desejo de liberdade, da escolha dos teus próprios caminhos. espero que nunca ninguém te prenda numa gaiola!...


2.
pela primeira vez na minha curta vida, estou mesmo contente de não ter havido a possibilidade de escolher física no 12ª! (a minha escola é rota e só deu a escolher entre bio e psico)
mas a tua teoria tem uma coisa que não me convence: para haver mais calorzinho quando estão só duas pessoas, não era melhor bafejar? o ar saía com maior velocidade da boca e também mais quente, aumentava a velocidade de colisão entre as partículas... et voilà, quentinhooo!!!

o teste de Física, era fácil?

-.-
lol!


bjo*
fica bem
=)

sapiens disse...

hum... e se a viagem de elevador fosse só entre o 1º e o 2º andar?? xD

aí a temperatura não tinha tempo para subir! quer dizer, provavelmente nem daria tempo para nada! =P

hum... e não são só do domínio de biologia! é... "cultura geral"! lool!

eu queria física... mas a minha escola não oferecia... aliás, não oferece quase nada! §#@#££€&&

>>>resposta ao teu comentário xD

ah, eu mudei o meu chip. logo, muita coisa mudou na minha vida! ainda bem que se tornou mais... interessante! xD xD

Anónimo disse...

eu sou livre!!!
e orgulho m de ter conkistado a minha liberdade e nao foi a custa de nng!!



nao tens nada haver cm isso mas prontx aptceu m xD