quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Crónicas da Bélgica

Pessoal, voltei a Portugal! A Bélgica era boa, mas tive de vir. Devo dizer que as belgas, afinal, não são tão feias como as pintam (o que não contraria, no entanto, aquilo que eu disse em relação a uma certa portuguesa), nem a Bélgica é um país assim tão mais desenvolvido que o nosso.
A grande nota positiva para os belgas vai para o ambientalismo. Usam muito mais os transportes públicos que nós e bicicletas, nem se fala. Basta referir que ao pé da estação de comboio de Bruges havia um parque de estacionamento só com bicicletas, onde sem exagero, estavam para cima de dois milhares! Em relação a isto, dizer também que o trânsito na rua consegue ser comparável ao de Oliveira do Hospital!
Por outro lado, os belgas têm a mais aquilo que os portugueses têm a menos: orgulho próprio. Só um povo com grande orgulho conseguia ter a lata para tornar ex-libris o Maneken Pis, ou em português , "puto que mija". O grande busilis da questão não está no facto de ser uma bonita ou feia estátua, mas sinceramente estava à espera de um menino um pouquinho maior que 50 cm. Aqui em Portugal também há putos a mijar na estrada, na rua, em qualquer lugar, a qualquer hora, e não é por isso que fazem postais, porta-chaves, dedais, saca-rolhas, t-shirts e tudo o mais em homenagem. Ainda para mais quando a Grand Plaza enche muito mais a vista!
O último ponto é em relação a Amesterdão, cidade à qual dei um saltinho no Domingo. Se estão à espera de encontrar uma cidade onde cheire a ganza que tolhe, vão encontrar. Drogas leves de todo o feitio, vão encontrar. Prostituição oferecida, variada e à escolha!? Dez vezes mais do que estão à espera! Devo dizer, em relação a isto que não gostei do que vi... mas foi importante ter visto.
Enfim, viajar faz sempre bem! Se eu pudesse passava a vida a viajar, e espero poder voltar à Bélgica e à Holanda para ver tudo com mais calma.

7 comentários:

Tiago disse...

Bem, acho que vou ser o primeiro.

Segundo o que li, a viagem correu bem. Fiquei contente por saber que te divertiste muito em amesterdão, e que experimentaste tudo o que descreves...senão não era tanta a vontade de lá voltar com mais calma... Quanto ao parque de bicicletas, aquilo, eram as bicicletas apreendidas pelapolícia por estarem mal estacionadas. Naquelas ninguém toca...

Porta-te bem, e vê lá se curas a ressaca de amesterdão...lol

Para quem for ler este comentário que não conheça o dono do blog, isto que eu disse é a brincar, ele não é rapaz destas coisas....

Daniel C. disse...

Seja bem regressado!

Em relação às bicicletas para eles é fácil é tudo planinho, qd voltei para Portugal pensei o mesmo, mas depois de ver as colinas da invicta desisti da ideia, eheh...
O maneken pis, é um grande barrete, escondido numa viela, transformar aquilo em icone nacional é realmente uma prova de amor próprio, só nós é que precisamos da maior árvore de Natal da europa para ter um pouco de auto estima.

De resto andei estes dias a roer-me de inveja por saber que um lusitano andava a ver essas paragens onde estive tão bem!

Abraço

peace_love disse...

São culturas diferentes..um dia ainda hei-de ir lá!

Astray disse...

Benvindo de volta!

Também queria andar de bicicleta mas na zona onde vivo acho que é mais seguro colocar-me a frente de uma carrinha em excesso de velocidade conduzida por um bêbado!

E digo desde já que acho que a principal diferenca entre portugual e paises como a bélgica e a holanda é a diferença de mentalidades (sendo essa diferença de mentalidades resultante das substancias que se inalam lá por esses lados)

Rafeiro Perfumado disse...

Estás-te a esquecer do monumento ao pirilau que temos no cimo do PE VII...

Anónimo disse...

TU não falas mal do meu segundo pais pa Da holanda td bem mas não da bélgica.
O MANENEKEN PIS e so a prova ke la ha poucos preconceitos e muit originalidade. vamos fazer uma estatua, vai ser de ke do REI? Não DO puto k ta mijar

E não mencionaste tres grandes qualidades:

1 cerveja
2 Chocolate
3 Tem radio xelente
STUDIO BRUSSEL RULES

disse...

Lá está! Eu estou sempre a defender que se devia andar muito mais de bicicleta, patins etc no nosso país! Quando me dá na cabeça e vou dar uma volta de "bike" ou de patins em linha fico sempre com a sensação que as pessoas ficam a olhar para mim como se fosse uma coisa muito anormal!