sábado, fevereiro 24, 2007

20 anos...

Fez ontem 20 anos que esta voz se silenciou. A voz calou-se mas a sua memória permanecerá para sempre presente em várias gerações de músicos, de outros artistas, de políticos, de pessoas comuns.
As músicas de Zeca Afonso traziam uma brisa de esperança, na qual, sem dúvida, muitos se apoiaram para nunca desistir, para continuar a acreditar que um dia o sonho poderia ser real.
Passados vinte anos, ainda está bem presente na cabeça de todos os portugueses, aquilo que foi Zeca Afonso, o espírito da revolução, talvez a própria essência da liberdade, ele mesmo era um espírito livre.
Para que a voz dele não se cale, lembro-o hoje, assim como todos os dias em que "A morte sair à rua" mas, com tristeza e dúvida, cada vez mais me questiono: Será que em Grândola, vila morena, ainda é o povo quem mais ordena?

7 comentários:

sapiens disse...

era só mesmo para que o meu blog não ficasse triste por nunca ser desactualizado!

xD
________
realmente, o zeca afonso merece a homenagem. não tanto pela qualidade das músicas [-.-], mas sim pela coragem que teve ao introduzir mensagens de apoio e de liberdade por entre as letras que cantava...

é daqueles que eu não digo: morreu, é o maior! yeah yeah yeah... foi um daqueles que soube aproveitar a vida para o ser. e com muita pinta! xD

beijinhooo***

sapiens disse...

onde diz "desactualizado" deve ler-se ACTUALIZADO.

estas coisas falham-me, não sei porque-.-
xD

encalho no tempo e pimbas, saem-me destas
xD

Rafeiro Perfumado disse...

Em Grândola não sei, no resto do país o povo nem cheira o poder...

Astray disse...

Que falta nos fazem hoje em dia personalidades como o Zeca!

peace_love disse...

"Será que em Grândola, vila morena, ainda é o povo quem mais ordena?"

Claro que sim! Fala uma agora montijense que fez a escola do 5º ao 12º na vila morena!!!

Anónimo disse...

Bm eu n sou grande apreciadora de Zeca Afonso isso sao mais os cotas do estado novo, mas algumas musikas sao fixex. As musikas dele revolcionaram o estado novo, atraves das suas metaforas ele criticava o regime salazarista, encorajava a populaçao para manter a cabeça erguida e para lutar pela liberdade...k mais posso disser, so que este homem este nobre homem e merecedor de todas as homenagens, ficara para sempre na mente dos portugueses como um homem de coragem que lutou com letras e notas contra a ditadura.

mac disse...

Esse sonho do Zeca Afonso, nunca se concretizou, e "o povo é quem mais ordena" foi sempre uma utopia. Ao ouvir a canção "Grandola vila morena", sinto 1 emoção e sei que essa revolução do povo ainda está por fazer...