quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Uma verdade inconveniente

Por estes dias, Al Gore, o ex-futuro presidente dos EUA encontra-se em Portugal para conferenciar sobre o seu livro e documentário "An inconvenient truth", que fala sobre as alterações climáticas do homem que têm provocado o aquecimento global.

Ora, esta verdade inconveniente, de que as emissões de gases para a atmosfera provocam o efeito de estufa e o aumento acentuado da temperatura, já era conhecida desde os anos 70. Só que na altura eram uns senhores barbudos de óculos, também chamados cientistas ou ambientalistas, que diziam: "ou reduzimos drasticamente a emissão de CO2 ou então o planeta terra e a humanidade vê-se em maus lençóis". Nesse tempo, os engravatados, vulgos políticos e senhores do capital do mundo, não levaram nada a sério os avisos daqueles a que chamavam hippies e não fizeram nada para mudar a situação.

Só muito mais tarde, concretamente em 1992, no Rio de Janeiro, os lideres mundiais começaram a dar a relevante importância à questão, e só em 1997 foi assinado o Protocolo de Kyoto, no qual os países se comprometiam a reduzir substancialmente as emissões de CO2. Acontece que, mesmo nessa altura, os EUA, maior emissor mundial, maior potência, país com mais responsabilidades (por isso devia dar o exemplo!) não assinaram e ainda há pouco tempo se orgulhavam de serem o único país a não participar em tamanha anedota :"Nós os maiores do mundo podemos fazer o que queremos". Pois não podem! E sofreram um revés há bastante pouco tempo quando o furacão Katrina (evidente consequência das alterações climáticas) lhes destruiu Nova Orleans mas acima de tudo porque viram seriamente ameaçadas as plataformas de petróleo do Golfo do México e Novo México (Morrer um milhão de pretos não é nada... Agora perder um milhão de barris do "preto" já é outra conversa!).

Mas agora pergunto: Se já sabem disto há tanto tempo, porque é que só há dez anos começamos a fazer algo para mudar a situação? Desde os anos 70 que podíamos estar a desenvolver veículos e formas de energia mais ecológicos, mas não...

O poder capital falou mais alto! O poder do lucro fácil, o poder do petróleo. Todos esses interesses se sobrepuseram àqueles que são os verdadeiros interesses do planeta Terra e da Humanidade e por isso agora estamos aflitos e numa corrida frenética contra o tempo. Agora que estamos a sofrer já os efeitos do aquecimento global, agora quando já serão precisos 100 anos sem emissões para voltarmos a uma temperatura normal!

Agora, mais de 35 anos depois dos primeiros sinais, vêm aí Al Gore surpreender os estúpidos dos americanos com aquilo que o resto do mundo há muito sabia, isto do aquecimento global é coisa séria. Esta é a verdade inconveniente. E não só é inconveniente para os senhores do poder que foram negligente, também é inconveniente para todos os seres vivos do planeta terra que começam a sofrer as consequências do aquecimento global. Por isso, temos de agir rapidamente! "Pensar global, agir local". Começar com pequenas coisinhas. Grão a grão enche a galinha o papo e talvez assim consigamos levar água ao moinho. Talvez assim os meus netos possam ter um futuro...


Site "Un Inconvenient Truth"
. Recomendo vivamente que visitem.

9 comentários:

Astray disse...

Esses americanos metem mesmo nojo, com os seus SUVs de alta celindrada e as casinhas de madeira a 80 Km do local de trabalho...Podiam pelo menos fazer um esforço pelo meio ambiente, mas nada.
Mas talvez isto de agora em diante mude...

sapiens disse...

que morram todos bem sufocadinhos nas suas emissões de gases poluentes!!! até me ria! hão-de andar com máscaras para filtrar o ar e essas tretas todas... vai ser delicioso de ser visto... ou então não, porque o mau-comportamento deles vai-se repercutir também para estes lados. e aí é que está o cerne da questão: se só se prejudicassem a eles, era uma coisa. mas como envolvem terceiros, sem culpa nenhuma do desrespeito americano pela camada de ozono... isso torna-se muuuito mau. PERIGOSO!!

espero não ser viva para comtemplar a auto-destruição do "Homem"...

beijinhooo**

bom post, não só com retórica mas, sobretudo, com conteúdo!

nem parece de um 'maluquinho' da física!!!

xD =P

.

Pedro Pisco disse...

Caros amigos,
Isto que se diz do ambiente, está tudo muito certo, no entanto, existem atitudes que camuflam outras. É preciso estar atento e sobretudo, não fazer como a maioria dos portugueses...É preciso constantemente LEMBRAR...
o meu principal comentário, passe a publicidade até porque não pretendo grandes protagonismos e o blog aqui do Tiago é muito melhor que o meu, o verdadeiro comentário que faço, está aqui: http://melnalingua.blogspot.com/2007/02/um-assassino-do-mundo-em-lisboa.html

Abraço a todos os leitores e em especial ao Tiago.

peace_love disse...

Como tudo na vida, só se dá importância quando se está a sofrer as consequências..

Anónimo disse...

Bem...depois de tudo o que disseste Tiago...o que poderei eu mais acrescentar?!...
Simplesmente acredito que a verdadeira consciência ambientalista deveria ser implementada no nosso país, começando-se, concretamente, pelos estabelecimentos de ensino que são os verdadeiros responsáveis pelo incremento da proactividade, por parte da comunidade escolar e de nós, jovens!!!

;)

Kisses.

É pá, e agora só mais uma coisa:

De que nos valerá a economia (e que conceito este...tão abrangente!) quando o planeta e a raça humana for dizimada de vez?

É caso pra dizer que seria mesmo a morte do artista!!!

Anónimo disse...

eles pensavam pensam e sempre pensarao assim...duvido muito que abram mao das suas produções por causa desta ameaça mesmo quando tem mostras evidentes das suas consequencias e note-se ainda sao bem leves...o pior anda pode estar pra vir!!é incrivel quando ate o pais com maior produção da europa(alemana) cede....e aqueles egoistas hipocritas e inconsequentes nao compreendem...desculpem mas isto revolta-me...eles acham-se donos e senhores de tudo, pensam que conrolam tudo (e ate controlam qq coisinha...o mal é esse) enfim...vao continuar a vir mais katrina`s e rita`s e eles continuarao de olhos fechados à realidade...é assim o americano! fazem tudo para salvar o mundo...dizem que devemos agradecer-lhes por isso...tentam manipular o povo americano e querem tambem levar-nos com eles...
...olha eu sou anti-americanisse
vefiro-me à agua suja do capitalismo norte-americano (coca-cola), fast-food, musica e afins...

mac disse...

Já se sabe que é tudo uma questão de interesses: das empresas petrolíferas, dos fabricantes de carros...é só ver os Hummers e os Cryslers...

Anónimo disse...

Aqui na minha snta terrinha (ilha Terceira Açores) existe uma base americana.
É engraçado reparar no contraste entre pessoas pacatas, onde a base da sua sibrevivencia é a agricultura, e os extravagantes americanos.
A maior parte deles nem se deu ao trabalho de tentar aprender o portygues, compreendendo apenas o que se passa nos seus miseros km de terra.

PS- o barulho dos aviões de guerrra dos americanos também é bastante incómodo, perguntome ainda a vantagem desta basa aqui para a ilha

Anónimo disse...

o tema do aquecimento global so veio agora a tona nao só por os efeitos se andarem a notar cada vez mais , mas sim por ser um genero de novo "ouro negro" , desde qe al gore chamou a atençao para este tema ( recebendo fortunas por cada uma das suas famosas palestras pelo "bem do planeta" , ou da sua carteira)é qe as pessoas ouviram e se alertaram , pois tal como disseste ng quis ouvir os hippies barbudos , agora o alarmismo a volta do assunto é tanto que se criou um novo tipo de consumismo , o eco consumismo que é neste momento um mercado com enormes prespectivas para o futuro pois as pessoas hoje em dia querem comprar um prius para dizerem que estao a fazer a sua parte enquanto a seguir o conduzem para ir comprar um novo ar condicionado .
O problema da sociedade de hoje é qe as pessoas deixaram de ver o que realmente necessitam e só conseguem ver com os olhos da publicidade. e as empresas estao a aproveitar o alarmismo para criar novas necessidades "ecologicas" quando muitas vezes no fundo ainda fazem pior ao ambiente qe as normais . a soluçao nao passa por novos produtos ecologicos a soluçao passa por saber quais os produtos qe realmente precisamos e trata los com respeito e nao como lixo pois esses produtos sao um bocadinho de nos , um bocadinho do planeta e sao para se persevar.