sexta-feira, outubro 13, 2006

Sexta-feira 13

Olhando para o nosso calendário não é difícil perceber que hoje é sexta-feira 13 e mesmo que não saibamos a quantas andamos, há sempre algum melga mais supersticioso a lembrar-nos disso.
Hoje convém ter mais cuidado a atravessar a rua, pois a probabilidade de ser atropelado é 4 vezes superior, não se deve passar perto de obras, pois qualquer parte solta tem mais tendência a cair, e se for uma obra realmente portuguesa tende a ser a casa toda. Hoje já deixámos as torradas queimar e quando chegamos a casa damos conta que deixámos a torneira do lavatório ligada e há uma inundação em casa. Hoje muitos de nós vão bater contra um poste e outros tantos vão sair desdentados do dentista. Enfim, hoje o azar anda aí e não vai escapar a ninguém!
Tretas! Tudo isto são tretas! Aliás, a maior parte senão todas as superstições são tretas, coisas sem fundamento nenhum. Eu por acaso até ando atento a isso e geralmente nunca acontece nada de azarado por estes dias, nem a mim nem aos outros, claro que vai havendo sempre esta ou aquela coisita, mas essas coisitas também acontecem nos outros dias. Agora o que faz as pessoas acreditar na maldição da sexta-feira 13 são as coincidências. Se numa Quarta-feira 15 queimei as torradas foi porque estava distraído, se foi numa sexta-feira 13... foi azar! Se num outro qualquer dia do ano errei uma pergunta estúpida num teste foi distração, numa sexta-feira 13... foi azar!
Esta do "foi azar" até dá jeito, e nomeadamente, a muitos portugueses que adoram desresponsabilizar-se, assim quando algo corre mal foi por que era Sexta-feira 13, não por esquecimento ou irresponsabilidade da pessoa, ora essa! "Eu irresponsável!? Foi azar..."
E ainda há aquelas pessoas que não são opurtunistas, mas são obececadas, aquele tipo de pessoas que fazem questão de entrar sempre com o pé direito (eu quando me lembro entro com o esquerdo... para ser do contra!), ou que ficam logo todas histéricas se se abre um guarda-chuva dentro de casa, ou que se assustam sempre que vêem um gato preto... a isto é que eu chamo racismo!
Mas pronto deixando esses covardes e infelizes de lado, há que lembrar o grande paradoxo do dia... A sexta-feira 13 com um jackpot de 80 milhões de euros no Euromilhões, se alguém ganhar não sei o que se vai dizer, mas "filho de satanás" assentava-lhe bem... Aos restantes 99,999999% que não ganharam resta-lhes o consolo... Foi azar de sexta feira 13! O que eu duvido mesmo é que os desesperados tugas deixem de jogar no seu concurso da sorte só por ser dia de mau agoiro...

Enfim, mas como diria uma grande amiga minha "a sorte somos nós que a procuramos"... Portanto procurem não atropelarem os gatos pretos, porque aí há azar... para o gato!

6 comentários:

peace_love disse...

eu nem me lembrava que é sexta 13..ui..hoje nem saio de casa, não vá alguma desgraça acontecer.
lol
muito bom o post e concordo contigo.

Anónimo disse...

e novidades?

Ana Filipa disse...

Concordo contigo...
Eu não sou lá muito surpersticiosa, o 'azar' (azar mesmo) pode acontecer em qualquer dia do ano, até porque o 'azar' deve ter mais que fazer para andar a espreitar calendários.

Continua com os bons posts e... obrigado por passares no meu blog :)

Marco Aurélio disse...

Thiago

Já expliquei em outra postagem que não existe mística com os números. O número 13 é tido como sinal de infortúnio e as vezes como sinal de bom agouro. Como símbolo de desgraça, acredito que tenha explicação na última ceia de Cristo, já que eram 13 eram os convivas, e que Jesus tenha morrido numa sexta-feira.

Um abraço

Marco Aurélio

Ana de Sousa disse...

Sim por acaso concordo com o que o Marco disse no seu comentário.

Bem para mim felizmente a sexta feira 13 trouxe boas notícias.
No fundo não nos podemos guiar por superstições exacerbadas.

Um bom fim de semana para ti*

Anónimo disse...

Ya, isso tudo, falta acrescentar ainda k no meu caso é precisamente neste dia q as melhores coisas acontecem...por isso e como eu acredito k cada um faz a sua própria sorte, quem é q pod chamar azarento a este dia?

Mtos jinhos

P.s - Óptimo post mais uma vex Tiago! Extremamente bem estruturado! Keep on!